Por Minha Receita
Você sabe como fazer panceta no forno? Essa carne de porco deliciosa, conhecida também como barriga suína, pode ser preparada de diferentes maneiras: panceta frita, panceta assada, panceta na panela de pressão e até panceta na churrasqueira. Para fazer uma deliciosa e suculenta panceta assada no forno, que é um dos modos de preparo mais apreciados, o ideal é que a peça asse lentamente e termine o seu preparo na frigideira ou na grade mais alta do forno, com o grill. Assim, você consegue criar uma casquinha crocante e super saborosa, conhecida como panceta a pururuca. A seguir, nós separamos 5 dicas para esse tipo de preparo. Dá uma olhada:
Dica 1) Para fazer panceta no forno, comece acertando na escolha da carne
A primeira dica para fazer uma panceta no forno bem saborosa é escolher a carne ideal para a sua receita. Os cortes de carne de porco temperados, por exemplo, são uma ótima opção para quem deseja tornar o dia a dia mais fácil, como a Barriga Suína Resfriada Temperada Seara. Ela vem na porção ideal para fazer um almoço rápido e fácil ou um jantar prático e delicioso e vem temperada com um tempero caseiro, sem precisar descongelar antes de levar ao forno.
Outra opção é a Barriga Aperitivo Seara, que também vem temperada e pode ser o petisco da sexta-feira à noite, durante o happy hour. Já a Panceta Suína em tiras Resfriada Seara Gourmet, permite que você dê um toque pessoal escolhendo o seu próprio tempero e já vem resfriada e porcionada, oferecendo uma carne macia para o cardápio da semana.
Dica 2) Experimente também a Panceta Suína de Linhagem Europeia e a Panceta Suína com Lemon Pepper Seara Gourmet
Para ter uma experiência diferente no fim de semana ou servir um almoço ou jantar especial, a Panceta Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet é uma carne de porco selecionada, que tem mais gordura entremeada nas fibras. Isso intensifica o sabor, a maciez e a suculência da panceta, tornando o corte ideal para os momentos e ocasiões especiais. Já os cortes suínos da linha de churrasco gourmet da Seara, contam com a Panceta Suína com Lemon Pepper Seara Gourmet, uma peça marinada no tempero lemon pepper, que deixa a carne mais macia e suculenta. Ideal para o churrasco de domingo!
Dica 3) Como fazer panceta assada: siga o passo a passo para não errar no preparo
O segredo da panceta assada no forno é assá-la por pelo menos 2 horas e meia em fogo médio para que ela fique no ponto certo, isto é, com uma textura macia e o interior suculento.
Passo 1 – Se você optar por panceta suína sem tempero, prepare uma marinada com sal, pimenta-do-reino, alho picado, mostarda em pó, alecrim e vinho branco e deixe a carne marinando de um dia para o outro na geladeira (ou por pelo menos 30 minutos antes do preparo);
Passo 2 – Para fazer a panceta no forno, coloque carne com o couro virado para cima em uma assadeira e cubra com papel alumínio (deixando a parte brilhosa virada para dentro);
Passo 3 – Leve ao forno por aproximadamente 2 horas e meia a 180ºC;
Passo 4 – Suba a panceta suína para a grade mais alta, tire o papel alumínio e ligue a função grill, deixando assar por mais 30 minutos, até o couro pururucar.
Dica 4) Panceta no forno a pururuca: conheça outras maneiras de deixar a carne com o couro crocante
Para deixar a panceta no forno com o couro crocante e douradinho, a ponto de torresmo, existem outras opções mais rápidas que a função grill do forno. Uma delas é finalizar o preparo regando o couro da panceta suína com óleo quente, até pururucar por completo. Você também pode colocar a carne em uma frigideira com banha de porco líquida, como se fosse preparar uma panceta frita, deixando apenas o couro em contato com a banha.
Dica 5) O que servir com panceta assada no forno?
Como tudo fica melhor com bons acompanhamentos para carne de porco, que tal pensar nas guarnições que combinam melhor com o prato? A panceta no forno, em especial, fica ainda mais saborosa ao lado de batatas coradas crocantes, que podem ser temperadas com azeite e alecrim e preparadas no forno. Basta se inspirar na receita de Barriga Suína Assada com Batatas, Flor de Alho e Geleia de Pimenta e complementar o cardápio com outras ideias.
Já para ocasiões especiais, como um almoço de domingo com a família toda, a receita de Panceta com Pimentões e Cebolas Assadas com Pinolis e Molho Pesto tem o preparo mais elaborado, que surpreende em termos de sabor. Para um jantar romântico em casa, sirva a panceta suína assada com um risoto de limão Siciliano ou macarrão orecchiette, uma massa típica do sul da Itália, que pode ser servida com molhos cítricos e apimentados.