Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como montar tábua de frios simples

Petiscos fáceis para dividir com os amigos!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A tábua de frios simples pode ser servida em diversas ocasiões, como uma noite de vinho entre amigos, um brunch de domingo ou como entrada para um jantar ou ceia. Para aprender como montar tábua de frios simples, o segredo está na diversidade dos itens e na organização! Além dos frios tradicionais, como presunto, mortadela defumada, queijos para tabua de frios, salame e salaminho, você pode apostar em frutas da estação, um tipo de geleia, um patê de frango, torradas e pães. A petisqueira de frios também pode ser uma alternativa para criar algo simples com uma bela apresentação. Confira a seguir como montar os petiscos de forma simples e barata com uma boa variedade de ingredientes!

Tábua de frios simples pode ter lombo canadense, presunto, mortadela e outras opções

A primeira coisa que você precisa fazer para montar uma mesa de frios é selecionar uma porção de frios bem apetitosa. O ideal é escolher aqueles que agradam a maioria, como salames, presuntos e mortadela. Se tratando de uma tábua de frios com frutas, você pode usar os mais comuns e algumas opções mais sofisticadas para inovar, como:

Itens para incrementar a tábua de frios simples: queijos, pães, biscoitos, geleia e nuts

Os queijos estão presentes em muitas tábuas para frios, como a mini tábua de frios chique. Eles agregam sabor e complementam o happy hour com os amigos ou uma noite romântica acompanhada com um bom vinho. Na tábua de frios simples, a seleção deve ser servida com baguetes cortadas em fatias e o tradicional biscoito grissini, temperado com queijo ralado e orégano. Esses itens abrem a possibilidade dos convidados se servirem usando uma geleia de fruta ou geleia de bacon caseira.

O patê de frango simples ou patê de salsicha feitos em casa também são saborosos e interessantes para passar nas fatias de baguete ou mergulhar os palitinhos salgados. Para incrementar a tábua de frios com frutas, use morangos, uvas verdes ou roxas e uvas passas desidratadas, além de kiwi e melão (para combinar com o presunto). 

Como montar tábua de frios: organize os itens em uma tábua de madeira ou petisqueira

Na hora da montagem, você pode optar por uma tábua de madeira para pratos rasos e largos, petisqueiras de frios e itens avulsos, como espetinhos e talheres para pastas, patês e manteigas. A dica é organizar os aperitivos combinando cores, texturas e tamanhos similares.

Como fazer tábua de frios: leve em consideração a quantidade de pessoas

Saber como calcular tábua de frios por pessoa é muito importante para ter uma noite de sucesso. Dessa forma, você garante que ninguém fique sem experimentar cada opção servida e consegue aumentar a variedade de itens. Caso o encontro seja mais intimista – isto é, apenas para você e alguns amigos próximos – use uma mini tábua de frios.

Os cálculos são simples: leve em consideração que cada convidado consome, em média, 150 gramas de frios. Se a tábua de madeira para frios tiver uma variedade maior de componentes, calcule cerca de 100 gramas de frios para cada pessoa. O mesmo cálculo vale para os queijos. Os outros aperitivos podem ser comprados em maior quantidade e repostos conforme forem acabando.

Experimente algumas combinações para uma mesa de frios mais completa

Os petiscos fáceis e simples com frios deixam a sua tábua de madeira ainda mais completa. Existem uma série de combinações de salame, peito de peru, mortadela defumada e outros frios com bruschettas e torradas crocantes que resultam em receitas saborosas. Confira algumas receitas para testar:

Para garantir alguns pontos a mais na apresentação, veja também como dobrar frios perfeitamente:

Publicada em 27 de junho de 2022.

Atualizada em 28 de dezembro de 2022.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Gourmet Lanches Levíssimo Seara

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.