Na receita de risoto, o arroz mais utilizado é aquele que possui maior quantidade de amido. Pode ser arbóreo, carnaroli ou vialone nano.
Para liberar todo o amido do arroz, cozinhe o risoto de forma contínua, em fogo baixo, mexendo sempre.
Depois de refogar o arroz, o vinho de boa qualidade é o que trará acidez para o prato. A medida certa é quase cobrir os grãos com a bebida, deixando cozinhar até que o álcool evapore por completo.
O caldo do risoto pode ser feito com carcaça de frango, legumes e até frutos do mar, dependendo do sabor da sua receita. O importante é fazer um bom caldo caseiro.
O ponto do risoto chama-se ‘all’onda’. O nome vem do efeito que os grãos de arroz apresentam ao final do preparo, quando puxa-se a colher e o risoto está cremoso suficientemente para formar uma onda.
A receita de risoto pode ter o sabor que você quiser. Vale usar Camarões descascados 30/50 Seara, cubos de frango ou filé mignon suíno, alho-poró, cogumelos, queijos, limão e Bacon em Cubos Seara Gourmet
A manteiga é o ingrediente que dá sabor e brilho ao risoto. Para fazer a mantecatura, misture bem os grãos do arroz com pedaços de manteiga fria até que a receita fique homogênea, cremosa e uniforme.