Por Minha Receita
A picanha suína é um dos mais nobres cortes de carne de porco. Além da suculência e maciez, é um corte versátil que permite ser preparado de muitas maneiras: picanha suína na churrasqueira, picanha suína no forno e até mesmo na airfryer são algumas das opções de preparo. Sua suculência conquista o paladar e combina bem com diversos acompanhamentos para carne de porco, por isso, a picanha suína está presente no churrasco gourmet, em ocasiões especiais e no almoço de domingo.
Quer aprender mais sobre como preparar este corte? Preparamos um compilado com as melhores dicas para você surpreender na cozinha!
Como temperar a picanha suína
Existem diversas possibilidades quando o assunto é tempero para carne de porco, mas a picanha suína combina perfeitamente com toques de alho, pimenta-do-reino preta, pimenta rosa, pimenta calabresa, páprica picante, defumada ou doce.
A Picanha Suína sem Tempero Seara é macia e suculenta, perfeita para receitas do dia a dia. Ela te dá a possibilidade de escolher o seu tempero favorito e deixar o prato com sua própria identidade culinária. Para deixar a carne temperada na medida certa e ainda mais saborosa, você pode optar por uma marinada.
Veja como marinar carne de porco:
Como preparar a picanha suína no forno, na churrasqueira ou na airfryer
A picanha suína é um corte conhecido por sua versatilidade. Você pode prepará-la como preferir: na churrasqueira, na panela de pressão, na airfryer ou fazer a picanha suína no forno.
Como fazer picanha suína no forno:
Para o um preparo no forno sem complicações, você pode optar por temperos secos e marinados que vão elevar o sabor e deixar sua refeição ainda mais deliciosa. Antes de assar, faça cortes superficiais na superfície da gordura da carne e sele em uma frigideira. Isso vai ajudar a deixar sua picanha suína mais suculenta. Usar o papel laminado na hora de assar mantém a umidade da carne e evita queimaduras.
Você ainda pode incrementar sua receita de picanha suína no forno adicionando alguns legumes dentro da assadeira, como batatas, cenouras, cebolas e tomates. O tempo de cozimento desse corte varia de acordo com o grau desejado, geralmente, a carne deve ficar de 40 minutos a 1 hora dentro do forno.
A picanha suína também é uma ótima opção para um churrasco de final semana entre os amigos, em dias de jogo de futebol ou com a família. Para isso, escolha a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet, ela já vem preparada com o tempero ideal para essa ocasião: marinada com o tempero de alho e especiarias, deixa o corte mais macio e suculento.
Como fazer picanha suína na churrasqueira:
1 – Coloque a peça com a capa de gordura virada para baixo na grelha da churrasqueira e espere dourar;
2 – Vire a picanha suína temperada e sele o outro lado
3 – Corte a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet em fatias grossas e volte novamente para a grelha, até que a carne fique ao ponto: levemente rosada por dentro;
4 – Retire da grelha e deixe descansar por 5 minutos.
Como fazer picanha suína na panela de pressão:
Preparar a picanha suína na panela de pressão, é simples e rápido, uma opção ideal para quem quer um almoço ou jantar saboroso com carne suína sem perder muito tempo na cozinha. Tempere como preferir, coloque na panela de pressão com 2 xícaras de água ou de caldo de carne e posicione a picanha. Deixe na pressão por 30 minutos, depois, desligue o fogo, deixe a carne descansar por 5 minutos e está pronta para servir! Você ainda pode complementar seu prato com uma saladinha do seu agrado!
Como fazer picanha na airfryer:
Entre todas as possibilidades de receitas maravilhosas que a Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet proporciona, ela ainda pode ser preparada na airfryer. Não tem muito segredo, o modo de preparo é bem parecido com o da picanha suína na churrasqueira.
1 – Basta temperar do jeito que você preferir e fazer riscos diagonais na parte da gordura para intensificar a suculência;
2 – Coloque a peça na fritadeira com a gordura voltada para baixo durante 10 minutos a 200ºC, vire e repita o processo do outro lado;
3 – Depois, diminua a temperatura para 180º e programe mais 10 minutos para que a picanha suína termine de assar e crie uma crosta dourada.
Com sua proteína pronta, sirva um arroz de coco queimado que é de dar água na boca e vai surpreender qualquer um!
O corte e o ponto perfeito da picanha suína
A picanha suína é uma carne saborosa e suculenta localizada na região traseira do porco, logo acima da alcatra. Para começar, você deve escolher uma peça de boa qualidade, como a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet. Ela já vem temperada e deixa muito mais simples a produção do seu churrasco. Decidir o ponto da carne é um momento crucial. Veja as dicas para acertar no ponto da picanha suína e fazer um churrasco de respeito!
Na hora do corte, o ideal é colocar faca na diagonal e fazer tiras perpendiculares de pelo menos dois dedos de espessura. Quando for servir, a faca deve ir na direção contrária da fibra da carne, deixando seus pedaços mais macios e suculentos.
Muitas possibilidades de receitas com picanha suína e acompanhamentos
Depois de pronta, sirva a picanha suína com os acompanhamentos de sua preferência. Existem vários acompanhamentos para churrasco deliciosos, como arroz à grega bem soltinho, vinagrete (ou molho à campanha, como preferir chamar), feijão tropeiro, pão de alho e farofa de bacon!
O sabor único desta proteína possibilita a preparação de várias receitas com picanha suína para fazer no fim de semana. Que tal preparar um Risoto de Tomates e Aspargos para acompanhar a Picanha Suína ao Alho Congelada da Linha Seara Gourmet? Além de ser um prato lindo, é um prato sofisticado, perfeito para jantares românticos.