Por Minha Receita
O coxão mole, conhecido também como chã de dentro, chã, coxão de dentro, polpa ou polpão, é um corte de carne bovina que é destaque, principalmente por sua suculência e versatilidade. O bife de coxão mole pode ser usado em diversas receitas fáceis para quem mora sozinho e geralmente é preparado grelhado, assado ou cozido ao forno e é frequentemente usado em pratos assados e grelhados do dia a dia. Quer saber mais sobre esse corte bovino e como prepará-lo? A seguir, confira as principais características da carne coxão mole, suas diferenças em relação ao coxão duro e patinho, a maciez em comparação ao coxão duro e muito mais!
Qual a diferença entre coxão mole e coxão duro?
O coxão duro e o coxão mole são cortes provenientes da parte traseira do boi, conhecida por suas fibras musculares mais densas. A principal diferença entre esses dois cortes está na quantidade de fibras brancas da carne, ricas em elastina e colágeno, e gordura intramuscular.
Enquanto o coxão duro possui maior presença de fibras, a carne coxão mole apresenta uma textura mais macia devido à menor quantidade desse tecido. A diferença se reflete ainda mais no sabor e na maciez de cada corte. Uma carne de qualidade como o Coxão Mole Reserva Friboi também faz a diferença. Esse corte tem um sabor delicado, baixo teor de gordura e é muito suculento.
Qual carne é mais macia? Coxão duro ou coxão mole?
A maciez da carne é uma característica crucial na escolha de um corte para determinado prato. Nesse contexto, o coxão mole destaca-se por sua textura mais macia em comparação ao coxão duro. Isso se deve à menor quantidade de fibras musculares e tecido conjuntivo presente na carne coxão mole. Para garantir a maciez desejada, é recomendado prepará-lo com técnicas para grelhar carne que valorizem sua suculência, como marinadas para temperar e cozimento lento.
Qual a diferença entre patinho e coxão mole?
O patinho e o coxão mole são cortes diferentes, apesar das duas carnes serem magras e muito saborosas. Enquanto a carne coxão mole é retirada da parte traseira da perna do boi, o patinho provém da parte dianteira. Os dois cortes são conhecidos por sua versatilidade na cozinha, mas o coxão mole, por sua natureza mais macia, pode ser mais indicado para pratos que exigem uma textura suculenta.
Qual é melhor: patinho ou coxão mole?
O patinho e o coxão mole são cortes de carne bovina que possuem características distintas, atendendo a preferências e usos culinários diferentes. O patinho, localizado na parte dianteira do boi, é conhecido por sua textura mais tenra e sabor suave, sendo ideal para preparos que demandam cozimento mais rápido, como grelhados e frituras. Já o coxão mole, proveniente da parte traseira, destaca-se pela suculência e marmoreio, sendo uma excelente escolha para pratos que requerem longos períodos de cozimento, como assados e cozidos. A escolha entre os dois depende, portanto, do método de preparo desejado e das preferências individuais de sabor e textura.
Coxão mole é bom para churrasco?
Apesar de ser carne usada para fazer ensopados e picadinhos, o bife de coxão mole pode ser uma excelente escolha para o churrasco em casa. A atenção deve ser apenas quanto ao modo de preparo! Como o coxão mole é uma carne mais macia, é aconselhável utilizar métodos que preservem suas características, como grelhar a carne do jeito certo na churrasqueira, utilizando o fogo médio. Fazer marinadas à base de ervas também pode realçar ainda mais o sabor dessa carne durante o churrasco, proporcionando uma experiência única. Aproveite o Coxão Mole Reserva Friboi para testar todas as dicas!
Como fazer coxão mole na panela de pressão?
Ingredientes:
- 1 kg de Coxão Mole Reserva Friboi em bifes
- 2 cebolas médias, picadas
- 3 dentes de alho, picados
- 2 tomates maduros, picados
- 2 colheres de sopa de óleo
- Sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de água
Modo de preparo:
- Aqueça o óleo na panela de pressão. Refogue cebola e alho até dourarem.
- Adicione os bifes de coxão mole e doure-os.
- Coloque os tomates na panela. Adicione sal, pimenta e outros temperos de sua escolha.
- Despeje a xícara de água na panela. Feche a panela de pressão e cozinhe por cerca de 20-30 minutos após atingir a pressão.
- Abra a panela após liberar a pressão naturalmente. Verifique se a carne está macia.
- Ajuste os temperos, se necessário. Se o caldo estiver muito líquido, deixe ferver por alguns minutos com a panela aberta.
- Sirva os bifes de coxão mole com acompanhamento de sua preferência.