Por Minha Receita
A saborosa carne moída é super versátil e pode ser servida de várias formas: como proteína de uma almoço simples durante a semana, para preparar deliciosas almôndegas de carne caseiras ou então turbinar aquele suculento molho à bolonhesa para a lasanha e macarronadas. O preparo da carne moída é simples, mas existem alguns truques que vão te ajudar a fazer uma carne soltinha e saborosa com muito mais facilidade. Veja a seguir!
Veja também: Como fazer carne moída refogada: confira dicas práticas
Dica 1) Escolha a corte ideal para o preparo da carne moída
Buscando servir a melhor carne moída, a dica é apostar no Patinho Friboi: uma carne conhecida por sua textura firme e sabor suave. A gordura do corte pode ser retirada, resultando em uma peça perfeita para ser moída.
Veja mais: Qual melhor carne moída: acém ou patinho?
Dica 2) Tire a carne moída do congelador para deixar em temperatura ambiente
Uma das dicas mais importantes para o preparo de uma carne moída soltinha é tirar da geladeira e descongelar a porção que vai ser utilizada. Essa etapa do preparo auxilia na hora do cozimento: se a carne ainda estiver congelada, acaba soltando muita água e cozinha nos próprios líquidos, perdendo a camada douradinha de caramelização que deixa a carne moída mais saborosa.
Dica 3) Utilize a panela correta para o preparo da carne moída soltinha
Na hora de escolher a panela para preparar a carne moída, a dica é optar por um recipiente maior para não correr o risco de empelotar. Isso porque, quando a panela é muito pequena, a carne fica sem espaço para se desmanchar completamente.
Dica 4) A temperatura do cozimento faz a diferença
Além de descongelar e escolher a panela correta para o preparo da carne moída soltinha, outra dica indispensável é se atentar à temperatura do fogo. A panela deve estar sempre bem quente para evitar a liberação excessiva de líquidos da carne.
Dica 5) Não pule etapas do preparo da carne moída soltinha
A dica para o preparo perfeito da carne moída é soltar e selar a carne até que ela fique com uma camada douradinha antes de acrescentar os temperos. Confira os passos:
Passo 1) Solte a carne moída com uma colher e sele completamente até ficar dourada;
Passo 2) Reserve a carne em outro recipiente e refogue os ingredientes aromáticos (cebola, alho e temperos da sua preferência) na mesma panela, com azeite ou margarina, aproveitando para raspar o fundo;
Passo 3) Volte a carne para a panela com os temperos e termine de cozinhar até que ela absorva todos os temperos. Se precisar, adicione um pouco de água.
Dica 6) Como fazer para a carne moída não empelotar?
Outra dica para evitar que a carne moída fique empelotada é nunca parar de mexer. Durante o preparo, aproveite para desmanchar os gruminhos com a colher, deixando sua carne moída bem soltinha e apetitosa.
Dica 7) Como fazer para secar a água da carne moída?
Para secar água da carne moída, o segredo é seguir a dica da temperatura. Manter a panela bem quente evita que a carne solte muita água. Você também pode apostar no truque do pão: basta colocar um pedaço de pão por cima da carne moída, que ele fará o trabalho de absorver o excesso de água.
Dica 8) Como melhorar o gosto da carne moída?
Para deixar a carne moída mais saborosa, a sugestão é apostar nos seus temperos favoritos. Você pode adicionar um pouco de limão e salsinha para dar frescor e ainda optar pela adição do extrato de tomate, que vai deixar a carne mais suculenta e colorida. Orégano, manjericão e até mesmo pedacinhos de bacon frito são ideais para deixar a carne moída saborosa.
E aí?! Curtiu as dicas? Aproveite para colocar em prática agora mesmo!