Por Minha Receita
Fazer um bom churrasco tem seus mistérios! O segredo para garantir que a carne do churrasco esteja sempre deliciosa, por exemplo, é saber como temperá-la corretamente. Por isso, contar com as dicas dos pais, que são mestres churrasqueiros, é ótimo para aprender muitas técnicas infalíveis. Essa aqui com certeza vai te deixar com água na boca!
Quer ver? Confira como temperar carne para churrasco e nunca mais fazer carne sem gosto seguindo essas dicas:
Use sal grosso ou sal de parrilla para temperar carnes para churrasco
A simplicidade pode ser surpreendentemente eficaz na hora de temperar o churrasco em casa. Ao utilizar apenas sal grosso ou sal de parrilla, você realça o sabor natural da carne, garantindo um resultado suculento e saboroso. Veja como fazer:
1. Linha Maturatta Friboi é referência
Primeiro, escolha uma carne de boa qualidade, que vai performar bem na churrasqueira. Cortes como picanha, maminha e costela são ótimos para churrasco. A linha Maturatta Friboi é referência de qualidade e sabor e possui peças maturadas.
2. Adicione uma camada de sal uniforme sobre a carne
- Sal grosso: Espalhe uma camada uniforme de sal grosso sobre a carne, cobrindo toda a superfície. Não precisa exagerar; coloque apenas o suficiente para criar uma camada visível.
- Sal de parrilla: Este sal é mais fino que o grosso, mas mais grosso que o sal de cozinha. Aplique da mesma forma, espalhando uniformemente sobre a carne.
Veja também: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?
3. Grelhe a carne na grelha quente e asse até dar o ponto
Coloque a carne na grelha quente e asse no ponto desejado. Não precisa retirar o excesso de sal antes de grelhar; ele vai derreter e se misturar aos sucos da carne, criando uma crosta saborosa.
Para garantir um sabor diferente, faça uma marinada de mostarda e mel
Para aqueles que gostam de sabores mais intensos e variados, uma marinada é a escolha perfeita. Você pode fazer uma receita simples e deliciosa utilizando azeite, alho picado, mostarda Dijon, mel e pimenta. Confira a seguir:
- 1 xícara de azeite de oliva
- 1/2 xícara de vinagre balsâmico
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de chá de mel
- Ervas frescas a gosto (alecrim, tomilho, orégano)
- Sal e pimenta a gosto
1. Misture todos os ingredientes em uma tigela
Coloque o azeite, o vinagre balsâmico, o alho, a mostarda Dijon e o mel. Adicione as ervas frescas, o sal e a pimenta. Misture bem até formar um líquido homogêneo.
2. Deixe a carne pegar sabor por pelo menos 2 horas
Coloque a carne em um saco plástico grande ou em um recipiente com tampa, despeje a marinada e veja se todos os lados da carne estão bem cobertos. Feche o saco ou cubra o recipiente e deixe marinar na geladeira por no mínimo 2 horas. Se você não estiver com pressa, espere a carne pegar sabor de um dia para o outro.
3. Grelhe a carne até dar o ponto
Retire a carne da marinada e deixe escorrer o excesso. Depois, coloque a carne na grelha quente e asse até o ponto desejado. A marinada vai caramelizar levemente, criando uma camada de sabor incrível!
Saiba mais: Depois que meu pai me ensinou essa dica de churrasco eu nunca mais errei o ponto da carne!