Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Molho para peixe: 5 sugestões para peixe frito, assado, cozido

Sugestões de molho para incrementar seu prato com peixe

Por Minha Receita

4/5 - (6 votos)

Peixe é sempre uma ótima opção de proteína para uma refeição saudável, leve e muito saborosa. Para incrementar suas receitas para almoço ou jantar, nada melhor do que um bom molho para peixe adicionando mais sabor e cremosidade ao prato. O molho de maracujá e o de alcaparras são opções tradicionais de molho para peixe, mas não são as únicas. Por aqui você vai encontrar sugestões de molho para peixe frito, assado e cozido. Confira  5 opções de molho para comer com peixe! 

1 – Molho de maracujá para peixe: um toque de acidez que harmoniza com salmão

Se você gosta de sabores mais ácidos e adocicados, vai adorar essa sugestão: o molho de maracujá para peixe é simples de fazer e fica uma delícia. Você pode prepará-lo com 1 maracujá maduro, ½ xícara de suco de maracujá concentrado + 1 colher de sopa, 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga gelada em cubos, 1 colher de chá de amido de milho e sal. A dica aqui é colocar uma pitada de açúcar para quebrar um pouco a acidez da fruta. 

Como fazer molho de maracujá: junte os ingredientes em uma panelinha, exceto a manteiga gelada, e misture bem com um fouet. Depois leve ao fogo alto até ferver e, em seguida, diminua ao mínimo e cozinhe por 4 minutos ou até engrossar. Por fim, desligue o fogo, junte os cubos de manteiga um a um para emulsificar e misture com o fouet. 

Ficou com água na boca? A nossa sugestão de receita para usar o molho de maracujá é um delicioso Salmão ao Molho de Maracujá ou acrescentar o molho para peixe em uma Tilápia Grelhada com Purê de Batata e Brócolis

2 – Molho tártaro para peixe: o tradicional que combina muito bem com peixe frito

O molho tártaro é um clássico que não poderia ficar de fora. Ele é conhecido por sua versatilidade, combinando muito bem com peixe assado, cozido e grelhado. Mas, especialmente, uma das opções mais gostosas de molho para comer com peixe frito. De sabor marcante, levemente ácido, o molho tártaro é feito a base de maionese com alcaparras e pepino. Que tal adicionar um pouco de molho tártaro em uma receita de sanduíche artesanal de iscas de peixe?

Como fazer molho tártaro: você vai precisar de 1 xícara de picles ou pepinos picados bem pequenos, 1 xícara de maionese pronta ou caseira, 1 colher de chá de mostarda escura, 1 colher de chá de limão, 2 colheres de sopa de cebola, 1 colher de sopa de cebolinha picada, 1 colher de chá de açúcar e pimenta do reino a gosto. Misture todos os ingredientes em uma tigela e leve à geladeira por 30 minutos para resfriar antes de servir. 

3 – Molho de alcaparras para peixe: acidez que deixa qualquer preparo mais gostoso

Já vimos que sabores intensos combinam muito bem com peixes, então, a alcaparra é mais um ingrediente que você pode usar para criar um molho para peixe assado ou grelhado. Esse tempero de sabor salgado e azedinho dá um toque especial a diversos tipos de peixe, em especial, o salmão, que é um dos preferidos dos brasileiros, como na nossa receita de  Lombo de Salmão Assado com Tapenade de Alcaparras, Castanhas de Caju e Azeitonas com Batatas ao Murro. Além do lombo de salmão, também vale a pena fazer o molho de alcaparras para acompanhar o Filé de Tilápia Seara. 

Como fazer molho de alcaparras: é preciso apenas ¼ de xícara de chá de azeite, ¼ de xícara (chá) de manteiga, 2 colheres de alcaparras, salsinha e pimenta do reino a gosto. Coloque todos os ingredientes em um mini processador ou liquidificador e bata até ganhar uma consistência homogênea. Em seguida, pode servir ou guardar em um pote de vidro na geladeira por até uma semana. O molho de alcaparras também é um bom acompanhamento para saladas. 

4- Molho de camarão para peixe: uma combinação de sabores de dar água na boca

O molho de camarão é o acompanhamento perfeito para peixe assado ou grelhado, afinal, unir o sabor do camarão com o do peixe é irresistível. Além de ser delicioso, a receita é bem fácil de ser feita. Você pode preparar com tomate, cebola e coentro, ou apostar no sabor do leite de coco que também harmoniza muito bem. Uma ótima opção para acompanhar um delicioso prato de Filé de Tilápia Grelhado

Como fazer molho de camarão: refogue os temperos de sua preferência em uma panela, depois adicione o Camarão Descascado Seara e deixe refogar até dourar. 

5 – Molho branco para peixe: opção que garante mais cremosidade ao prato

O molho branco tão utilizado na nossa culinária também é uma ótima opção de molho para acompanhar peixe. Em preparos fritos, cozidos ou assados, o molho branco fornece uma cremosidade especial ao prato. Feito com farinha de trigo, manteiga, leite, cebola, sal e pimenta do reino. O molho branco para peixe é rápido e prático de preparar, apenas fique de olho para ele não empelotar e mexa sem parar. Experimente essa combinação na receita de lombo de Salmão Assado com Molho Branco e Aspargos.

Como fazer molho branco: você vai precisar de 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 e 1⁄2 colher (sopa) de farinha de trigo, ½ litro de leite frio, 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto, 1/2 de xícara (chá) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino. Em uma panela, no fogo baixo derreta a manteiga, depois acrescente a  farinha de trigo e mexa bem. Aos poucos, despeje o leite frio e continue mexendo. Deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre até engrossar. Em seguida, tempere com a noz moscada, o sal e a pimenta. Adicione o creme de leite, o queijo ralado e desligue o fogo. Está pronto! 

Agora que você já tem 5 ideias de molho para peixe, só falta escolher o seu preferido e colocar em prática! 

Os comentários estão desativados.

4/5 - (6 votos)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

Na imagem, há três taças de vidro contendo ceviche, dispostas sobre um prato azul. O ceviche é composto por cubos de peixe branco marinados, temperados com cebola roxa, pimenta vermelha e ervas verdes. Cada taça é decorada com uma fatia de pimenta vermelha e uma folha de coentro. Ao lado das taças, no prato azul, há três garfos pequenos. O fundo da imagem mostra uma superfície de madeira clara, com um canto de uma tábua de cortar madeira e alguns brotos de plantas à esquerda
16.Oct

Dicas de Cozinha

4 receitas de ceviche para reproduzir em casa 

A peça de frango empanada com cobertura crocante caramelizada está cortada ao meio, com cebolinha picada por cima e servida em um prato branco.
16.Oct

Aves

Jantar rápido: receitas para fugir da vontade de pedir um delivery

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.