Por Minha Receita
O brisket é uma carne que faz muito sucesso nos Estados Unidos e, recentemente, começou a ser incorporado cada vez mais nos churrascos brasileiros. Também chamado de peito bovino, este corte possui um sabor extremamente marcante e está presente em diversos pratos tradicionais, como o pastrami.
O preparo do brisket defumado é marcado por um longo processo até que a carne chegue ao ponto suculento e saboroso que faz dela tão famosa. Apesar de estar ganhando muitos fãs pelo mundo, nem todo mundo sabe exatamente o que é brisket. Confira tudo o que você precisa saber sobre o peito bovino e como prepará-lo da melhor forma possível!
Brisket: o que é essa carne bovina?
O brisket nada mais é do que o peito bovino. Esse corte está presente na parte dianteira do corpo do boi, perto do pescoço e da paleta. Por ser uma região onde o animal precisa suportar uma grande força, trata-se de uma carne bastante musculosa. Por isso, o corte concentra uma boa quantidade de fibras, o que o torna bem mais firme e rígido que outras carnes. O nome “brisket” é mais utilizado nos Estados Unidos, onde essa carne é muito consumida. No Brasil, ele é mais conhecido pelo nome de peito bovino. A carne é famosa principalmente no Texas, sendo um dos principais componentes do churrasco americano.
Veja também: Cortes de carne bovina: guia completo para churrasqueiros
O preparo do brisket requer paciência
Como o brisket é muito rígido e firme, é preciso ter cuidado na hora de prepará-lo. Caso o cozimento não seja feito do jeito certo, há uma grande chance da carne ficar muito dura. A melhor forma de preparar o peito bovino é através do processo “low and slow”, que consiste no uso de temperatura baixa e cozimento lento. O brisket deve passar algumas horas cozinhando até que chegue no ponto perfeito de maciez e sabor.
Como fazer brisket? Tudo começa na escolha da carne
Na hora de comprar o brisket, é importante sempre priorizar os cortes mais espessos. Quanto maior ele for, mais fácil fica para controlar sua temperatura. Além disso, prefira pedaços bem uniformes. Peças que possuem uma parte mais fina e outra mais grossa podem acabar tendo um cozimento desigual e, como o brisket fica muito tempo no fogo, é importante evitar ao máximo que isso aconteça. A Ponta de Peito Maturatta é uma carne de alta qualidade e muito versátil para ser usada nos mais diferentes tipos de preparo, seja na churrasqueira ou no forno.
Como fazer brisket na churrasqueira?
O brisket defumado no churrasco é um grande sucesso e também é o principal uso dessa carne tão saborosa. Porém, trata-se de um processo lento e demorado que requer paciência. O passo a passo de como fazer brisket na churrasqueira começa no tempero. Você pode temperar a carne como desejar, utilizando sal, pimenta-do-reino, páprica e outros condimentos.
O ideal é enrolar o brisket em plástico filme e deixá-lo descansando na geladeira por 12 horas. Porém, caso isso não seja possível, o resultado também será saboroso. Depois, é hora de colocar o peito bovino na churrasqueira. O primeiro truque é cozinhar sempre em temperatura baixa. Para fazer brisket defumado, outro truque é não colocá-lo diretamente em contato com o fogo. A carne deve ser assada de forma indireta para garantir que será defumada.
Veja também: Qual é o momento ideal para virar a carne na churrasqueira?
Como fazer brisket defumado?
O último truque é soltar algumas lascas de madeira sobre a brasa. Dessa forma, a fumaça liberada vai deixar o brisket defumado com um sabor ainda mais marcante e apetitoso. No total, o peito bovino deve ser assado por 6 a 8 horas. A carne estará pronta quando estiver desfiando na mão de tão macia. Após retirá-la da churrasqueira, deixe descansar por cerca de 15 minutos e, então, já pode servir.
Saiba mais: Como acertar os pontos de carne no churrasco
Outras dicas de como fazer brisket!
Se você é fã de peito bovino, não precisa esperar para fazê-lo no churrasco; tem como fazer brisket de outras maneiras. Para assar no forno, basta cozinhar o Peito Friboi Reserva em baixa temperatura (120ºC) por 6 a 8 horas. Uma dica é adicionar um pouco de caldo ou cerveja para dar mais umidade e cobrir a carne com papel alumínio. Além disso, também tem como fazer brisket na panela de pressão, deixando-o no fogo alto por cerca de 1 hora. Essa é uma opção mais rápida e prática.
Ideias de receitas com brisket
Tradicionalmente, o brisket defumado é uma carne mais comum no churrasco. Porém, ele também pode estar presente em várias receitas. O Pastrami é uma carne feita tradicionalmente com o peito bovino. Ele pode ser o protagonista de diversos pratos, como um saboroso Sanduíche de Pastrami ou até mesmo na pizza de pastrami.
Já o Peito Bovino Desfiado na Moranga é uma opção deliciosa e diferente para servir em um almoço de domingo. A Baked Potato Recheada com Peito Bovino é um lanche fácil de ser preparado e que agrada os mais diferentes paladares. Vale ressaltar que o molho barbecue é um dos que mais combinam com o brisket defumado. Ele pode acompanhar essa carne tanto no churrasco quanto em outras receitas, como o Assado de Peito Bovino com Barbecue e Legumes.
Confira também: Desvendamos quais são os segredos para fazer um bom churrasco