Por Minha Receita
Os cortes de carne de churrasco são os protagonistas de todo evento com amigos e cerveja. Para garantir uma boa variedade no cardápio, as carnes mais comuns incluem a picanha e o coração de alcatra, mas a combinação de carnes premium, como o bife ancho (entrecote), com cervejas artesanais pode transformar o churrasco em casa em uma ocasião inesquecível. Para investir em combinações que surpreendam seus convidados, confira a lista a seguir!
1. Picanha Maturatta
A picanha é o corte mais emblemático do churrasco brasileiro. Sua capa de gordura, quando bem assada, confere suculência e sabor marcante à carne. Você pode fazer a Picanha Recheada com Provolone e servir a carne de churrasco com uma cerveja IPA (India Pale Ale) bem gelada, para acompanhar. A bebida tem um amargor característico, que equilibra bem a suculência da picanha, limpando o paladar entre uma mordida e outra.
Veja também: Como cortar picanha do jeito certo?
2. Costela Janelinha Maturatta
A costela bovina é um corte de carne robusto, próprio para ser assado lentamente na churrasqueira. Na linha Maturatta, a carne vem em um tamanho reduzido e prático, mas garante um resultado delicioso que desmancha na boca. Isso acontece devido a presença de pequenas “janelas” de gordura entre os ossos desse corte especial. Apostar em uma Porter ou Stout é ideal para acompanhar a carne de churrasco. Essas cervejas escuras, com notas de café e chocolate, complementam a intensidade da costela.
Saiba mais: 12 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes
3. Coração de Alcatra Maturatta
O coração de alcatra é uma parte específica da alcatra, conhecida por sua maciez e sabor intenso. O corte é a parte central e mais nobre da peça da alcatra, por isso, é considerado uma carne premium. Para acompanhar, invista na cerveja Brown Ale, que tem notas de caramelo, nozes, chocolate, além de um leve amargor de tosta, capaz de realçar o sabor marcante dessa carne de churrasco saborosa.
4. Bife Ancho Maturatta (Entrecote)
O entrecote, também conhecido como bife ancho, é um corte extremamente marmorizado, que tem uma carne macia e saborosa. Ele vem da parte dianteira do boi e fica localizado próximo à costela. É conhecido por ser suculento, com uma textura firme e macia, o que garante um sabor mais intenso ao churrasco. Para preparar, a dica é fazer o Ancho Bovino com Crosta de Gorgonzola e servir com uma cerveja encorpada, como a Weiss. Essa opção artesanal apresenta 50% de malte de trigo, tem a cor clara e opaca, com sabor e aroma frutados, que lembram banana e cravo.
Veja mais: Petiscos para cerveja: a pedida ideal para cada estilo
5. Maminha Maturatta
A maminha é conhecida por ser uma carne de churrasco macia, de sabor suave. É o corte ideal para aqueles que preferem uma opção menos gordurosa, mas ainda assim suculenta. Para acompanhar, experimente com uma Pilsner, que é leve e refrescante, mas não sobrepõe ao sabor delicado da maminha.
6. Fraldinha Maturatta
A fraldinha é um corte muito saboroso, com fibras mais longas, que precisa de cuidado na hora do preparo para não ressecar. Na linha Maturatta, o corte passa por um processo enzimático de maturação que libera uma enzima natural que age sobre a fibra da carne, tornando-a mais macia. Se você quiser inovar, pode fazer um Pirulito de Fraldinha com Pasta de Gorgonzola. Para complementar, uma Witbier, com suas notas cítricas e um toque de coentro, harmoniza perfeitamente com a suculência e o sabor profundo da carne de churrasco.
Confira também: Como cortar fraldinha para churrasco?
7. Cupim Maturatta
O cupim é um corte popular no Brasil, apreciado especialmente em churrascos de longa duração, onde o cozimento lento traz uma textura incrivelmente macia. O preparo pode ser feito com a carne enrolada no papel alumínio ou papel celofane para fazer um vapor de calor. Na receita de Cupim com Queijo, a carne de churrasco é assada até o ponto ideal e recheada com uma mistura de queijos muçarela e provolone. Uma Barley Wine, com seu perfil maltado e teor alcoólico elevado, casa bem com a gordura e a textura do cupim.
Saiba mais: Como fazer cupim na churrasqueira?
8. Short Rib Maturatta
O short ribs é um corte premium retirado da costela do bovino. A carne tem um bom marmoreio e combina com cervejas encorpadas, como a APA, que é lupulada e amarga, semelhante a IPA, porém, menos intensa.
9. Ponta de Peito Maturatta
Chamado também de brisket, o peito bovino é um corte versátil e ideal para quem busca um toque de requinte no churrasco. A carne acompanha muito bem cervejas escuras, como a Bock, caracterizada por notas de caramelo e toffee, mas também vai bem com artesanais leves como a Larger, que não disputam com o sabor do corte. Uma carne de churrasco macia e saborosa para servir com molho barbecue!
10. Contrafilé Maturatta
O contrafilé é outro corte popular que pode ser preparado de várias maneiras no churrasco gourmet. Ele é um corte bovino mais longo, situado no dorso do boi. Possui uma capa de gordura externa, que dá sabor e suculência. Para complementar, as cervejas da família Lager são refrescantes e podem cortar o aspecto gorduroso da carne de churrasco na boca.