Por Minha Receita
Você sabe como fazer picanha suina no forno? Sem os cuidados ideais, a picanha suína assada pode ficar seca e sem sabor devido ao cozimento incorreto. Por isso, existem alguns truques que ajudam – e muito – no preparo desse corte suíno no forno. Para te ajudar a acertar o ponto da picanha suína assada, sem deixá-la esturricada, preparamos algumas dicas. Confira!
1. Opte por uma peça de picanha suína naturalmente macia e suculenta
4 dicas para fazer picanha suína no forno suculenta
Confira dicas imperdíveis para melhor preparo
Apesar de ser um dos cortes suínos mais saborosos, escolher uma peça de picanha suína de qualidade faz toda a diferença na hora do preparo. Os cortes suínos da Seara oferece 3 possibilidades supersaborosas:
- Picanha Suína Seara Temperada Assa Fácil: uma opção prática e rápida de preparar, que já vem temperada com ervas finas e pode ir do freezer diretamente para o forno;
- Picanha Suína Seara Temperada Congelada: outra opção saborosa que conta com um delicioso tempero e fica pronta em minutos;
- Picanha Suína Seara Congelada sem tempero: uma ótima alternativa para quem gosta de dar um toque pessoal e quiser temperar a picanha assada à sua maneira.
- Picanha Suína Resfriada Temperada Seara: uma carne macia, suculenta e com tempero caseiro, ideal para o dia a dia.
Escolheu a melhor opção para a sua receita? Então confira os próximos passos!
2. Para elevar a suculência da picanha suína assada, faça pequenos riscos diagonais na capa de gordura da peça
Quem tem o costume de fazer receitas de picanha suína nas refeições do dia a dia, sabe que a carne conta com uma capa de gordura na parte superior do corte, responsável por proporcionar a suculência na hora do cozimento. Para intensificar esse processo, a dica é fazer pequenos riscos diagonais com a ajuda de uma faca bem afiada. Para isso, você deve posicionar a picanha suína com a capa de gordura virada para cima e riscar delicadamente, fazendo cortes superficiais ao longo do comprimento da gordura. Lembre-se de retirar os cortes congelados do freezer com alguns minutos de antecedência, exceto a Picanha Suína Seara Temperada Assa Fácil, que por vir na embalagem Assa Fácil, não precisa ser descongelada.
3. Tempere a picanha suína com sal, pimenta-do-reino, marinadas ou especiarias picantes
Se você optar pela Picanha Suína Seara Congelada sem tempero, há duas formas de temperar a carne. A primeira, mais simples, é optar por temperos que ajudam a realçar o sabor do corte, como sal e pimenta-do-reino preta.
Outra opção é marinar a carne suína com vinho e ervas frescas, como alecrim e tomilho, por pelo menos 30 minutos na geladeira e levar ao forno em seguida. Além disso, também é possível temperar carne de porco com especiarias picantes para dar mais sabor ao corte. A picanha suína combina superbem com um toque de alho, sal, pimenta-do-reino preta, pimenta rosa, pimenta calabresa, páprica picante, defumada ou doce.
4. Picanha suina assada deve ser dourada por fora e levemente rosada por dentro
Algumas pessoas acreditam que a carne de porco assada deve ser esturricada, mas isso é um mito! Para preservar a suculência e o sabor desses cortes, como a Picanha Suína Temperada Congelada Assa Fácil, é muito importante atentar-se ao ponto correto. A picanha suína assada, em especial, deve ficar uma “crosta” dourada por fora e o interior levemente rosado. Essas características ajudam a identificar que a carne está macia e suculenta, perfeita para servir à mesa.
Dica extra: Para deixar o corte ultra macio, sele a picanha suína em uma frigideira quente antes de levá-la ao forno. Isso vai ajudar a preservar o líquido da carne, garantindo ainda mais suculência.
No vídeo abaixo, nós ensinamos como preparar a picanha suína para assar com um passo a passo bem simples para não restar nenhum dúvida. Vale a pena conferir!
Gostou das dicas? Aproveite o sabor da picanha suína assada para incrementar as refeições do dia a dia. Você pode prepará-la no almoço ou no jantar com purê de batatas, abóbora assada, fatias de abacaxi grelhado e acompanhamentos diversos.