Por Minha Receita
Manter a carne de churrasco suculenta desde o momento de assar até a hora de servir pode ser um desafio, mas um bom churrasco gourmet é feito por carnes extremamente saborosas. Por isso, as dicas indispensáveis para manter a suculência da carne são muito importantes e vão desde o momento certo de colocar a carne na churrasqueira até o tempo de preparo. Isso, claro, aliado a bons cortes de carne bovina para churrasco, como as opções da linha Maturatta Friboi, que incluem picanha, costela, fraldinha, bife ancho e mais. Confira!
Dica 1) Sele a carne para evitar a perda dos sucos
Quando você sela a carne do churrasco em casa, ela cria uma crosta que ajuda a manter sua suculência, deixando o sabor mais realçado. Para fazer isso, basta deixar a grelha bem quente e não acrescentar nenhum tempero – principalmente o sal grosso, que tira a umidade.
Além disso, utilize sempre o braseiro alto! Quando a grelha estiver bem quente, disponha os pedaços de carne e não mexa. De início, ela deve grudar, mas vai se soltar naturalmente. Depois de alguns minutos, já está pronta para virar e selar do outro lado.
Veja também: Churrasco: o sal deve ser usado antes ou depois das carnes irem para brasa?
Dica 2) Evite colocar muitos bifes de carne para churrasco na grelha
Para preparar mais de um bife, é importante prestar atenção na quantidade colocada na grelha da churrasqueira. Isso porque se você colocar mais do que o necessário, pode acabar diminuindo a temperatura do aparelho, principalmente se for uma churrasqueira elétrica. O momento certo de colocar a carne para assar é quando o braseiro estiver quente e a carne fizer um barulho ao entrar em contato com a grelha.
Dica 3) Use uma pinça de churrasco para não furar a carne
Na hora de manusear as peças, a dica principal para manter a suculência da carne é utilizar a pinça. Assim, você evita furar a carne com o garfo e preserva seus sucos, o que eleva a suculência das carnes de churrasco.
Dica 4) Acertar o ponto da carne é muito importante para manter a suculência
Quando você sela a carne, apenas a parte de fora recebe o calor, por isso, o interior da peça ainda vai estar bem mal passado. Então, depois de selar, é hora de finalizar. Para isso, preste atenção na textura da carne e na temperatura interna: quando ela estiver macia ao toque, mas avermelhada por dentro, significa que está mal passada (entre 52ºC e 55ºC). Quanto mais rígida ao toque, mais passada a carne ficará!
Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco
Dica 5) Deixe a carne para churrasco descansar antes de servir
Depois de seguir todos os passos, é hora de servir. Mas fique atento: uma dica muito importante é deixar a carne descansar um pouco antes de cortar. Quando a carne está muito quente, os líquidos acabam tendo mais facilidade de escorrer, deixando a peça menos suculenta. Por isso, aguarde 5 minutos, fatie no sentido contrário às fibras e sirva!
E aí?! Gostou das sugestões? Aqui no Minha Receita você encontra mais 10 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes. Confira!