Por Minha Receita
Preparar bifes suculentos é sempre uma ótima opção para uma refeição leve, simples e suculenta durante a semana. Mas, você sabe sabe qual é a melhor carne para bife? Separamos as melhores opções pensando em qualidade, maciez e suculência! Confira, escolha sua favorita e prepare um almoço rápido suculento.
1) Contrafilé
Retirado do lombo do boi, o Contrafilé Reserva Friboi é um dos cortes mais apreciados pelo paladar brasileio. É uma carne magra, que possui uma camada de gordura ideal para garantir a suculência do bife. O contrafilé é a pedida perfeita para preparar bifes na chapa para um almoço simples no dia a dia, além de churrascos suculentos com os amigos no fim de semana!
Para aproveitar todo o sabor do Contrafilé Reserva Friboi, a dica é apostar em receita suculenta, como o clássico Bife à Parmegiana com uma deliciosa crosta de ervas ou temperada com vinho tinto para trazer muito mais sabor e suculência! O Contra Filé à Oswaldo Aranha, também é uma ótima opção de preparo.
2) Picanha
Considerado um dos cortes mais suculentos do boi, a picanha é, com certeza, o corte mais famoso nas cozinhas brasileiras e o preferido de todo mundo! A Picanha Friboi é super macia e, além disso, possui um toque de gordura que a torna deliciosa, irresistível ao paladar. Sua marmorização natural – isto é, a gordura entremeada nas fibras – torna seu sabor e suculência incomparáveis. Por isso, é a carne ideal para ser preparada em um churrasco no fim de semana ou em bifes grelhados suculentos para o almoço ou jantar.
Preparar uma picanha suculenta é muito fácil, e a dica é seguir algumas a receita de Picanha na Manteiga com Vinagrete de Laranja, com acompanhamentos suculentos para o almoço ou a de Picanha com Mandioca na Margarina, que fica desmanchando na boca!
3) Filé Mignon
Além de ser um dos cortes bovinos mais magros, o Filé Mignon Friboi é uma das melhores carnes para fazer bife! Considerado um corte bovino nobre, o filé é particularmente suculento e possui um sabor incrível, com baixa quantidade de gordura. O corte é proveniente da parte traseira do animal, por isso apresenta toda essa maicez.
A dica para aproveitar toda a suculência da carne é servir ao ponto para mal passada, assim, preservando a maciez e os sucos! Além disso, é importante prestar atenção na espessura da carne: dois dedos de altura é o ideal para que ela permaneça suculenta no preparo.
Com o Filé Mignon Friboi, você preparar deliciosos Escalopes de Filé Mignon com Bacon Crocante para um jantar saboroso ou o clássico Filé ao Molho Madeira para um almoço prático.
4) Coração de Alcatra
O Coração de Alcatra Friboi é muito valorizado por sua textura macia, sabor e suculência. Ele possui uma fina camada de gordura e é muito utilizada em receitas do dia a dia! O sabor é acentuado e possui fibras curtas, que deixam a carne super macia, e, por isso, é ideal para ser uma carne para bife.
Você pode preparar uma deliciosa Alcatra com Molho de Cachaça, ou com Manteiga e Ervas para um prato bem saboroso e aromático. Além disso, pode apostar no Coração de Alcatra Friboi servirdo com uma deliciosa farofa de feijão fradinho ou em um incrível beirute.
5) Coxão Mole
Obtido a partir da região da coxa do animal, e, assim como a picanha, o Coxão Mole Friboi é considerado um dos cortes mais macios e suculentos do boi. A carne possui fibras curtas e uma textura suculenta, e por isso, é uma ótima carne para bife, e fica perfeita quando feita em tiras. Geralmente, o preparo é grelhado, assado ou cozido no forno.
Para desgustar o Coxão Mole Friboi da melhor forma, você pode apostar na receita de Coxão Mole com Salada de Pera e Molho de Maionese ou Coxão Mole em Bifes com Vinagrete de Palmito!
Confira também: 5 ideias de molho que podem deixar um simples bife muito mais gostoso
Publicado em 25 de junho de 2024
Atualizado em 3 de julho de 2024