Por Minha Receita
O vinho pode complementar muitos sabores de risoto, criando uma sensação agradável no paladar a partir dessa mistura, como a harmonização do risoto de cogumelos com o vinho Pinot Noir e a receita de risoto de calabresa com o vinho Merlot.
Para fazer boas harmonizações, a regra é simples: basta combinar risotos de frios, carnes e linguiças, com vinhos tintos e frutados, e risotos leves com vinhos brancos e rosés.
Veja mais dicas a seguir!
Risoto de funghi com vinho Pinot Noir é uma combinação suave
A receita de Risoto de Funghi é uma ótima pedida para um jantar romântico, momento em que pratos sofisticados caem bem. O sabor terroso dos cogumelos harmoniza principalmente com vinhos de uvas delicadas, como o Pinot Noir. A bebida tem taninos suaves e aromas frutados que complementam muito bem esse tipo de risoto. E se você quiser fazer um risoto 100% vegetal, pode usar a Margarina Doriana Plant Butter com Sal, que não contém leite nem lactose em sua composição. Confira abaixo!
Confira também: Como harmonizar frios e bebidas?
Risoto de linguiça calabresa e vinho Merlot são complementares
Por ser feito com um ingrediente de sabor marcante, como a Linguiça tipo Calabresa Seara, o Risoto de Calabresa combina com vinhos de taninos firmes, como o vinho Merlot. A bebida tem um aroma delicado, que remete a frutas frescas, e pode ser substituída por outras opções tão saborosas quanto essa, como Cabernet Franc, Malbec ou Syrah. Veja a seguir:
Saiba mais: Receita de risoto: 20 sugestões suculentas para os amantes do prato
Sirva o risoto de frango simples com o vinho Chardonnay
Esse é um prato leve que combina com vinhos brancos, como os da uva Chardonnay. Para complementar o Risoto de Frango Simples, que é feito com o Peito de Frango Desfiado Seara Prepara Fácil, a dica é apostar em uma bebida bem encorpada, como essa, que é a escolha perfeita. O Chardonnay não é um vinho super aromático, mas tem muuuuuito sabor!
Saiba mais: Receitas de risoto e vinhos: como combinar
Harmonize o risoto de alho-poró com Sauvignon Blanc
Que tal fazer uma receita de Risoto de Alho-Poró para servir um jantar a dois, junto com o vinho Sauvignon Blanc? Esse vinho branco tem notas herbáceas e um final refrescante no paladar, que complementa bem os risotos leves. Para dar mais cremosidade ao prato, invista na Margarina Doriana com Sal durante o preparo.
Risoto de frutos do mar com vinho Rosé é a combinação perfeita
O Risoto Cítrico de Frutos do Mar é o típico risoto para ocasiões especiais, que combina perfeitamente com o vinho Rosé. A bebida é refrescante, leve e altamente frutada, com toques de morango, laranja, pêssego, rosas e pimenta. Para preparar esse risoto de frutos do mar, combine 100g de Camarões descascados 80/100 Seara, anéis de lula e mexilhões descascados.
Complemente o risoto de filé mignon com a uva Pinot Grigio
O risoto de carne é um dos pratos preferidos da culinária italiana, feito com cortes bovinos saborosos, como o Filé Mignon Reserva Friboi cortado em iscas. Seu preparo harmoniza bem com um vinho tinto leve que tenha profundidade de sabor, como os da uva Pinot Grigio. Esse vinho tem nuances de flores brancas e um final refrescante que complementa o Risoto de Filé Mignon. Uma harmonização simples e deliciosa!
Veja também: Os melhores tipos de vinho para harmonizar com carnes de churrasco
Risoto de carne seca com Cabernet Sauvignon forma uma dupla imbatível
O Risoto de Carne Seca com Queijo Coalho é ideal para acompanhar um vinho tinto saboroso, como o Cabernet Sauvignon. Essa harmonização incrível deixa um sabor diferente no paladar, já que a carne seca tem seu gosto realçado com o aroma de madeira do vinho. Fica uma delícia!