Por Minha Receita
Selecionar os melhores cortes e ainda assim escolher uma carne econômica para preparar receitas simples para almoço e jantar pode ser mais simples do que você imagina. Quer ver? A seguir, nós preparamos uma lista dos melhores cortes de carne para o dia a dia para que você prepare deliciosas refeições em casa. Tem lagarto, fraldinha, maminha, além de patinho e acém, que são usados para fazer uma carne moída soltinha. Confira!
Saiba mais: O que é uma carne magra? Confira 10 opções para o dia a dia
1) Lagarto
Conhecido por possuir uma textura firme e sabor marcante, o lagarto é uma das melhores opções para quem quer economizar e preparar pratos deliciosos. Esse corte é proveniente da parte traseira do boi e é muito utilizado para fazer carne desfiada, além de ficar delicioso como rosbife ou o famoso carpaccio para servir como entrada em um jantar chique. O Lagarto Friboi também é uma ótima escolha para preparar filés ao molho madeira ou uma deliciosa carne louca desmanchando na boca.
Confira: Como fazer lagarto macio? 4 dicas para não deixar a carne seca
2) Maminha
A Maminha Friboi é a parte mais macia da alcatra e é um dos cortes mais populares nas casas brasileiras, principalmente por sua versatilidade e economia. A carne possui sabor suave e é uma ótima opção para preparar carne assada, maminha no churrasco, carnes de panela ou bifes.
Confira: Maminha é boa para churrasco?
3) Fraldinha
Conhecida por uma textura macia e sabor suave, a Fraldinha Friboi é uma carne econômica considerada mais magra do que a costela. O corte versátil geralmente é preparado grelhado, assado ou cozido no forno, ideal para receitas simples, além de ser uma ótima opção para o churrasco. Quer aprender como cortar fraldinha no churrasco? Veja as dicas do Minha Receita!
Veja também: Fraldinha no forno: as melhores dicas para deixar a carne suculenta
4) Patinho
O Patinho Friboi é a carne perfeita para cozinhar lentamente, principalmente por possuir uma maior quantidade de gordura marmorizada, que pode ser removida antes de cozinhar. Esse corte bovino econômico é muito valorizado por sua textura firme e sabor suave. Além disso, é considerado o melhor corte para preparar carne moída, fazendo parte de pratos simples e práticos do dia a dia, como a Lasanha de Carne Moída.
Confira também: Qual a melhor carne moída de segunda?
5) Músculo
Uma carne quase sem gordura, muito utilizada em ensopados feitos na panela de pressão. O Músculo Friboi é uma carne econômica, ideal para receitas de molhos, sopas, carnes de panela e papinhas. Seu sabor inconfundível, textura macia e preço acessível são características cruciais para que o músculo seja uma carne tão presente nas mesas brasileiras.
Confira mais: 5 receitas para fazer com músculo bovino!
6) Acém
O corte mais popular entre os cortes econômicos! É super saboroso, possui uma textura firme e pode ser usado em diversas ocasiões. O Acém Friboi geralmente é preparado com técnicas de cozimento lento, como assados, ensopados e cozidos, para que o corte fique muito mais macio e suculento. Também é usado para fazer hambúrguer caseiro ou fazer parte de misturas de blends que formarão a carne de hambúrguer.
7) Alcatra
A alcatra é considerada um dos cortes mais macios e suculentos do boi, é mais acessível que outros cortes de primeira, além de ser muito valorizada pela sua textura e sabor. A Alcatra Friboi, em especial, é ainda mais saborosa – ideal para usar como carnes para bifes e para fazer churrasco.
Veja também: Qual carne é boa e barata para bife?
8) Costela
A Costela Friboi é uma carne rica em colágeno, ideal para assar no forno. Seu preparo pode ser mais demorado, mas vale muuuuito a pena! Pode ser assada inteira ou em tiras largas e é ótima para regar com molhos para carnes, como o barbecue.
9) Cupim
Se for preparado da forma certa, o Cupim Friboi fica desmanchando! O corte é muito consumido no Brasil e é apreciada por ter uma textura bem saborosa. Ele geralmente é preparado com técnicas de cozimento lento, como assado, ensopado ou cozido a vapor, para torná-lo mais macio e suculento, além de churrascos.
Saiba mais: 5 formas de preparar cupim assado
10) Coxão Duro
O Coxão Duro Friboi é uma ótima carne para fazer picadinho. Chamado também de chã de fora, esse é um corte de fibras longas que possui a gordura concentrada na parte externa, por isso pode ser cozido bem devagar. A carne coxão duro é macia e desmancha na boca quando preparada no picadinho.
Publicada em 17 de junho de 2024.
Atualizada em 23 de julho de 2024.