Por Minha Receita
A costela suína é um dos cortes mais procurados para o preparo de churrasco. Apesar disso, a peça também é muito requisitada para receitas fáceis do dia a dia, pois é uma carne versátil e extremamente saborosa. O preparo da costelinha de porco assada no forno é uma opção incrível para almoço ou jantar no fim de semana com a família ou amigos, principalmente por ser fácil de combinar com molhos, temperos e acompanhamentos. Ao seguir as dicas de como fazer carne de porco, fica ainda mais fácil acertar as receitas. Confira agora as indicações para um cardápio rico em sabores e suculência!
1. Para fazer costelinha de porco assada no forno, conheça opções de costela suína da Seara
O segredo para o preparo da costelinha de porco assada no forno está na escolha correta da carne e dos temperos de acordo com o tipo de preparo que você pretende realizar. A Seara apresenta uma enorme variedade de cortes suínos para as refeições, que vai da Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet à Costela Suína Seara Sem Tempero Congelada, entre a Costela Suína em Ripas Seara Gourmet e a Costela Suína Linhagem Europeia. Depois de escolher, é só acompanhar as recomendações abaixo que com certeza vão te ajudar a garantir como fazer costelinha de porco no forno seguindo as qualidades de cada proteína.
2. Costelinha de porco assada no forno simples deve ser temperada com ervas, sucos cítricos e condimentos a gosto
A Costela Suína Seara Sem Tempero Congelada é recomendada para quem gosta de dar o próprio tempero para a carne. Assim, você seleciona as especiarias a gosto e deixa o prato do jeitinho que você mais gosta. Para evitar erros na marinada de carne suína, os temperos mais indicados são alho e cebola picados, pimenta-do-reino, chimichurri, tomilho, sálvia, shoyu, mostarda, suco de limão ou laranja e folha de louro. Inclusive, ingredientes doces também são bem-vindos à lista, como o mel ou o açúcar mascavo.
A dica principal é reservar de 1 a 2 horas para a marinada, ok? Coloque a carne temperada dentro de um saco, feche e deixe descansar na geladeira. Caso prefira uma opção previamente temperada, aproveite a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet para uma receita fácil e prática. É só levar a costelinha para assar em forno médio por 1 hora e meia, embrulhada em papel alumínio. Para dourar a carne, basta remover o papel alumínio e voltar ao forno a 250 graus por mais alguns minutos.
3. Faça um dry hub para temperar costela de porco
Assim como os temperos líquidos, o dry rub é outra forma de temperar a costelinha de porco que faz muito sucesso. O dry rub, é uma “massagem seca” em tradução literal. A técnica é baseada em reunir uma variedade de ervas e temperos secos e aplicar diretamente sobre a carne. Essa forma de temperar costelinha de porco potencializa os sabores, melhora a textura e ainda deixa uma crosta dourada, deixando a costela parecida com a das steakhouses.
Ficou curioso para saber como fazer dry rub na costela de porco? Veja o passo a passo no vídeo abaixo:
4. Incremente costelinha de porco assada no forno com batatas para deixar o prato mais saboroso
Além de acrescentar temperos secos ao preparo de costelinha de porco assada, adicionar outros ingredientes para complementar o prato é fundamental para acertar na receita. E a batata inglesa é o melhor exemplo de alimento que pode incrementar o preparo de forma simples, mas muito refinada. Ainda mais se o preparo for feito com a Costela Suína em Ripas Seara Gourmet, que é uma opção de corte prático para o dia a dia, pois já vai porcionado e facilita o descongelamento da proteína na hora do preparo, assim como o fatiamento da carne.
Após descongelar a costela suína na geladeira, corte a carne em cubos (como picadinho) e tempere com sal, suco de limão e alho. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, lave e descasque as batatas e fatie-as em rodelas de espessura média em seguida. Em forno preaquecido a 200 graus, asse a carne de porco em uma forma embrulhada com papel alumínio por cerca de 30 minutos ou até as batatas começarem a cozinhar. Depois, descarte o papel alumínio e volte o preparo ao forno por mais alguns minutos até dourar a costela.
5. Prepare costelinha de porco assada no forno com barbecue para dar mais suculência e sabor ao corte suíno
Incrementar a receita de costelinha de porco com o molho barbecue ou outra opção de molho para churrasco ajuda a garantir a suculência e o sabor da carne suína para a refeição. Assim, você pode fazer uma marinada mais simples e incluir mais especiarias no tempero líquido. A Costela Suína Linhagem Europeia apresenta maior concentração de gordura entremeada nas fibras, o que rende uma textura maravilhosa para a carne. Essa costela de porco ainda pode ter o sabor realçado com molhos para carne suína.
O segredo de como temperar a costela está em equilibrar os tipos de especiaria com a proteína. Nesse caso, basta temperar a costela com alho, pimenta e azeite e levar para assar em forno médio por 1 hora e meia, embrulhadas em papel alumínio. Em seguida, retire o papel alumínio e banhe a carne com o molho barbecue caseiro e coloque de volta no forno por mais 15-20 minutos ou até que a proteína fique dourada.
6. Sirva costelinha de porco assada no forno com salada de repolho ou cuscuz marroquino para incrementar a receita
A salada coleslaw, também conhecida como salada de repolho, é a sugestão de acompanhamento para costelinha de porco. É prática de preparar, leva poucos ingredientes e concede um tempero incrível para a receita. Outra opção é apostar no cuscuz marroquino, que também é rápido de fazer e incrementa a carne suína com muito sabor. O acompanhamento é preparado com ervilhas congeladas, cenoura, salsinha, entre outras especiarias, o que vai fazer toda a diferença na refeição.
Publicada em 11 de abril de 2022
Atualizada em 29 de dezembro de 2022