Por Minha Receita
Preparar um churrasco perfeito exige atenção aos detalhes e a forma como você grelha a carne desempenha um papel crucial! Além de escolher cortes de qualidade, como a picanha suína, a costela ou o contrafilé, aqui estão outras 7 dicas que vão te ajudar nesse preparo. Veja qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira, qual é o ponto perfeito de cada corte e como temperar carne para churrasco do jeito certo!
1) Aposte em cortes suculentos de carne suína e bovina
A escolha da melhor carne para churrasco faz toda a diferença no resultado final. Certifique-se de que a peça esteja fresca e bem marmorizada para garantir suculência, optando por cortes de carne de qualidade, como contrafilé, picanha ou costela de porco.
Veja também: Melhores carnes para churrasco: 14 cortes super suculentos
2) Para salgar a carne, não se antecipe!
Se você for adicionar apenas sal, salgue no momento de servir! O sal é um realçador de sabores, mas acaba retirando os líquidos da peça se for colocado muito antes do tempo.
Saiba mais: O sal deve ser usado antes ou depois das carnes irem para brasa?
3) Se for temperar as carnes de churrasco com marinadas ou dry rub, invista no básico
Para temperar a carne com antecedência, faça um dry rub para churrasco ou uma marinada com temperos simples, azeite ou manteiga. Evite misturas muito complexas que possam mascarar o gosto natural da carne.
4) Para grelhar a carne perfeitamente, tenha o controle da chama
Primeiro, deixe a carne atingir a temperatura ambiente antes de grelhar. Isso ajuda a garantir que o calor da churrasqueira seja distribuído uniformemente. Além disso, seja paciente e respeite os tempos de cozimento recomendados para cada tipo de carne.
- Carnes vermelhas, como picanha, alcatra, maminha e contrafilé, devem assar até criarem uma crosta dourada por fora e ficarem avermelhadas por dentro.
- Carnes suínas, como a panceta e a picanha de porco, devem assar até atingir a temperatura mínima de 63 ºC. Assim, a carne fica avermelhada e a parte de fora apenas selada, pronta para consumo.
Confira também: Ponto da picanha suína: 5 dicas para atingir a cor, textura e suculências perfeitas
5) Mantenha um controle constante sobre a temperatura da churrasqueira
Uma chama muito alta pode tostar demais a parte externa da carne, deixando o interior cru. Para evitar que isso aconteça, ajuste a altura da grelha conforme necessário e espere todo o carvão (ou quase todo ele) estar em brasa.
6) Saiba o momento certo de colocar a carne na churrasqueira
Cortes menores assam rapidamente e podem ficar a cerca de 20cm de distância da brasa. Já peças inteiras devem ser colocadas a, aproximadamente, 40cm do fogo. Carnes que assam no papel alumínio, como quando você vai preparar uma costela na churrasqueira, ficam mais suculentas se forem cozidas lentamente, a 70cm da chama.
Para não cometer erros, veja quanto tempo você consegue manter a mão acima da grelha:
- Se ficar mais de 5 segundos, espere a brasa esquentar;
- Se não conseguir manter 5 segundos devido ao calor, coloque a carne na churrasqueira.
7) Antes de servir, espere alguns minutos para fatiar a carne
Após grelhar, permita que a carne descanse por alguns minutos antes de cortar. Isso ajuda a redistribuir os líquidos, resultando em uma peça mais suculenta. Para aproveitar bem cortes suínos como a picanha, faça cortes precisos no sentido contrário às fibras da carne e pronto!
Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para fazer o churrasco perfeito. Aproveite!