Por Minha Receita
O ragu de linguiça é um molho clássico da gastronomia italiana que combina com diversos tipos de massas, como nhoque, lasanha, macarrão e outros pratos. A receita costuma ser feita com diferentes tipos de linguiça, da calabresa até as recheadas, apimentadas e temperadas. Para que o ragu de linguiça fique perfeito, o ideal é prepará-lo em cozimento lento, usando uma panela alta e larga, para que o sabor seja bem apurado.
A seguir, confira como fazer um ragu de linguiça delicioso e aproveite o molho para incrementar as suas receitas!
1. Ragu de linguiça combina com linguiças recheadas, temperadas e frescais
O ragu de linguiça combina tanto com linguiças recheadas, quanto com linguiças frescais. Para fazer um macarrão com linguiça gourmet, receitas como o Ragu de Linguiça com Penne e Farofa de Bacon, são uma ótima pedida. Nesse ragu, o destaque vai para uma linguiça recheada com pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos, a Linguiça com Pimenta Biquinho Seara Gourmet.
Na linha Seara Gourmet, você também pode encontrar outras opções suculentas, como a Linguiça com Alho-Poró Seara Gourmet, que é feita com carne de pernil, a Linguiça de Frango com Bacon Seara Gourmet, que vem com pedaços de bacon, e a Linguiça de Pernil com Queijo Coalho Seara Gourmet, que é temperada com especiarias naturais.
Para escolher o melhor tipo para a sua receita, preparos mais simples, como a receita de Penne com Ragu de Linguiça Seara, também servem como inspiração. Essa receita foi feita com a Linguiça Toscana Seara, que é produzida com os melhores cortes de carne de porco e temperada no ponto. Também tem a linguiça calabresa, a linguiça suína e a linguiça de pernil.
2. Para fazer ragu de linguiça, separe os ingredientes em cima da bancada
O segredo do ragu de linguiça é cozinhar a carne de porco bem picadinha em fogo baixo, adicionando vinho, molho de tomate, caldo de carne (ou água) e temperos a gosto, até formar um molho encorpado. Para essa receita, você vai precisar de:
- ½ kg da linguiça de sua preferência
- 4 dentes de alho picados
- 3 latas de tomate pelado em cubos
- 1 xícara (chá) de água
- 1 cebola pequena picada
- 1 cenoura pequena cortada em cubinhos
- 1 folha de louro
- 1 ramo de tomilho
- 1 colher (chá) de pimenta calabresa
- 1 tira de casca de limão siciliano (sem a parte branca)
- ½ talo de aipo (salsão) cortado em cubinhos
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Folhas de manjericão a gosto
- Azeite a gosto
3. Como fazer um ragu de linguiça saboroso: passo a passo
Para fazer o ragu de linguiça, primeiro você deve retirar o produto do freezer e esperar até que ele fique em temperatura ambiente. Se tiver pouco tempo, descongele no microondas e, depois, siga o passo a passo a seguir:
1 – Aqueça uma panela funda e larga com um fio de azeite e doure a linguiça por partes, deixando todos os pedaços grelhados por igual. Se você for usar uma linguiça frescal, faça um corte ao longo do seu comprimento e retire a pele, para dourar apenas a linguiça;
2 – Reserve em uma tigela;
3 – Na mesma panela, comece a fazer o molho do ragu de linguiça: basta cobrir o fundo com azeite e juntar cenoura, cebola e aipo picados. Refogue até que os legumes atinjam um tom marrom;
4 – Adicione o alho e refogue até começar a dourar levemente;
5 – Junte o vinho e raspe qualquer pedacinho que tenha ficado agarrado na panela, com o auxílio de uma espátula. Deixe cozinhar até perder o cheiro forte de álcool;
6 – Adicione o tomate pelado, o louro, a casca de limão, a pimenta calabresa, o tomilho e a água e misture;
7 – Pique a linguiça e volte com ela para a panela;
8 – Refogue por 1 minuto em fogo alto (até começar a ferver) e abaixe para fogo mínimo, tampando a panela para ficar entreaberta, até o ragu de linguiça encorpar;
9 – Tire a casca de limão, o louro e o tomilho e finalize a receita com folhas de manjericão frescas.
4. Sirva o ragu de linguiça com massas, risotos e polenta
Para fazer um almoço de domingo em família ou um jantar romântico em casa, experimente o Ragu de Linguiça com Polenta e sirva a receita com massas caseiras, como nhoque e ou fettuccine. Você também pode aproveitar o molho para complementar um risoto de queijo simples e cremoso e outros acompanhamentos, como purês e batatas assadas.