Por Minha Receita
Preparar um bife à milanesa é uma ótima ideia para servir um almoço simples e saboroso durante a semana, principalmente quando feito com farinha panko, que deixa o prato muito mais crocante. O preparo é bem simples! Por isso, é a receita perfeita para quem não quer ter muito trabalho na cozinha. Além do mais, a receita de bife à milanesa é super versátil e pode ser preparada com diferente tipos de proteína: você pode apostar no Filé de Frango à Milanesa, na Copa Lombo à Milanesa ou utilizar a técnica de empanamento para preparar um delicioso Bife à Parmegiana.
A seguir, confira dicas infalíveis para preparar um bife à milanesa super crocante e bem sequinho!
Veja também: 20 receitas de almoço fáceis para quem mora sozinho
Qual a carne mais macia para fazer bife à milanesa?
Quando o assunto é preparar um bom bife à milanesa, a recomendação é optar por carnes magras, com menos gordura e que sejam naturalmente macias. Por isso, a dica é investir nestes cortes bovinos Friboi:
- Alcatra Friboi: considerada um dos cortes mais macios e suculentos do boi, é muito valorizada por sua textura e sabor. Além disso, é frequentemente servida em restaurantes de alta gastronomia – por isso, é capaz de elevar o nível de qualquer refeição!
- Patinho Friboi: além de ser o corte ideal para preparar carne moída, o patinho é muito conhecido por sua textura firme e sabor suave. Além disso, tem uma quantidade de gordura marmorizada ideal para garantir a suculência do bife à milanesa.
- Contrafilé Friboi: um dos cortes mais apreciados pelo paladar brasileiro! Ele é super macio, constituído por cortes de filé de lombo e filé de costela. Perfeito para bifes de chapa.
Veja também: 10 cortes de carne econômicos para o dia a dia
Bife à milanesa crocante: invista na farinha panko
Quando pensamos em milanesa, a combinação de farinha de trigo, ovo e farinha de rosca é a mais tradicional e, com toda certeza, esse passo a passo de como fazer bife à milanesa é infalível. Utilizando farinha de rosca, o resultado é um bife bem com uma casquinha fina, mas, você sabia que com a farinha panko o seu bife à milanesa vai ficar muito mais crocante?
Para utilizá-la, o passo a passo é o mesmo. Você só vai precisar substituir a porção de farinha de rosca por farinha panko na hora de empanar. Confira o passo a passo:
Para empanar:
- Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Separe 3 pratos: 1 com farinha de trigo, outro com 2 ovos batidos, e o último com farinha panko;
- Passe um bife na farinha de trigo, cobrindo todos os lados;
- Tire o excesso;
- Mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer o excesso;
- Por fim, no último prato, envolva o bife na farinha panko -pressionando com cuidado para que a farinha fique bem grudada;
- Repita o processo com todos os bifes.
Para fritar:
- Aqueça o óleo em uma frigideira grande, em fogo médio-baixo;
- Quando o óleo esquentar, aumente o fogo para médio-alto;
- Mergulhe os bifes no óleo, um de cada vez – ou no máximo 2;
- Quando um dos lados já estiver dourado, vire o bife para que frite por igual;
- Retire o bife à milanesa do óleo e deixe escorrer em um prato forrado com papel toalha.
Qual a diferença da farinha panko com a farinha de rosca?
A escolha da farinha pode alterar totalmente o aspecto do bife à milanesa. A maior diferença entre a farinha de rosca e a farinha panko é o tamanho dos flocos. As duas são farinhas feitas a partir do pão, entretanto, a de rosca é mais moída e por isso, fica mais fininha.
Enquanto isso, a farinha panko possui flocos maiores, que deixam o bife com aquele aspecto crispy e muito mais crocante. Além disso, a textura rústica reduz a absorção de óleo. Por isso, a farinha panko é ideal para preparar um bife à milanesa crocante e sequinho.
Inclusive, a farinha panko também é a mais indicada para preparos que vão ser consumidos depois. Isso porque a textura suga menos óleo e, por isso, fica mais crocante por mais tempo. Sendo assim, se a ideia é levar o bife à milanesa na marmita do trabalho, a farinha panko é a pedida certa para empanar.
Qual a diferença de bife a milanesa e bife empanado?
O preparo de um bife empanado é bem simples: para fazer, passá-lo na farinha antes de fritar. Assim, a casquinha fica bem fina e delicada. Enquanto isso, o bife à milanesa é preparado com camadas de farinha de trigo, ovos e farinha de rosca ou farinha panko. Com esse preparo, o resultado é um bife empanado com uma crosta bem crocante, perfeito para servir um almoço saboroso e prático.
Como fazer para não soltar a casquinha do bife à milanesa?
Para acertar o preparo do bife à milanesa e deixar a casquinha bem resistente, sequinha e crocante, existem algumas dicas a serem seguidas. Confira:
- Espessura: quando for fatiar o bife, é importante que a carne seja bem fininha. Assim, a carne solta menos água, ficando sem perigo de soltar a casquinha crocante.
- Temperatura: na hora de fritar, a temperatura do óleo é muito importante. O óleo não pode estar nem muito quente, nem muito frio. A dica é manter entre 160°C e 180°C;
- Panela: frigideiras e panelas largas e fundas são o ideal para o preparo do bife à milanesa. Inclusive, a quantidade de óleo deve ter pelo menos o dobro da altura dos bifes.
Confira mais: Porque o bife à milanesa solta a casca? Dicas para o preparo perfeito