Por Minha Receita
O bife à parmegiana é um dos pratos mais saborosos para apreciar em um almoço ou jantar. O prato da culinária brasileira é composto tradicionalmente por um bife à milanesa coberto por queijo e molho de tomate. Aprender como fazer bife à parmegiana é uma solução suculenta para preparar no almoço de domingo ou no dia a dia.
Uma das vantagens da receita de bife à parmegiana é que ela pode ser feita com diversas proteínas: frango, carne suína, bovina ou proteína vegetal. Veja abaixo formas de preparo e dicas que você precisa saber sobre o bife à parmegiana!
Receita: bife à parmegiana pode ser feito com diversas proteínas
Bife à parmegiana: sabores, formas de preparo e dicas que você precisa saber
Tudo sobre bife a parmegiana
O sabor dessa receita fácil e gostosa pode variar, é possível um bife à parmegiana simples com carne suína, bovina, pescados e até mesmo com carne vegetal. A dica é sempre escolher ingredientes de qualidade para garantir o sucesso da sua receita. Confira as melhores opções para preparar um prato suculento:
Parmegiana de carne suína: Experimente usar o Lombo Suíno em Bifes Seara, que já vem proporcionado com uma carne suína deliciosa e perfeita para fazer a receita de lombo à parmegiana.
Parmegiana vegano: É flexitariano ou quer mais opções para comer na segunda sem carne? Aposte no sabor e textura do Filé de Frango Incrível para fazer uma suculenta receita de Bife de Frango Vegetal à Parmegiana.
Parmegiana de peixe: Invista no Filé de Merluza Seara Seara, um peixe com baixo teor de gordura, de carne macia e firme, excelente para empanar e fazer um delicioso peixe à parmegiana.
Parmegiana de carne bovina: Aposte no Hambúrguer Bovino Seara para preparar o hambúrguer à parmegiana. É uma ótima forma de inovar, além de ser uma receita econômica para fazer com hambúrguer congelado.
Como fazer bife à parmegiana: a receita é simples
Ingredientes
- Bifes da sua preferência
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- 1 colher (chá) de páprica picante (para misturar com a farinha de rosca)
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Tempere os bifes com sal e pimenta. Deixe marinar por alguns minutos.
- Em uma travessa rasa, misture a farinha de rosca e a páprica. Reserve.
- Passe os bifes no ovo batido e, em seguida, na mistura de farinha de rosca.
- Frite no óleo quente até dourar dos dois lados.
- Acomode os bifes em um refratário, por cima espalhe o molho e cubra com a muçarela ralada.
- Leve ao forno preaquecido a 200°C até a muçarela derreter.
Como fazer bife à parmegiana com purê de batata no forno
Esse modo de preparo é menos convencional, já que o bife vai ao forno para gratinar em uma travessa forrada com uma camada de purê de batata. A receita garante que os ingredientes se misturem perfeitamente em um parmegiana super cremoso. Confira abaixo como fazer:
Ingredientes:
- 2 Lombo Suíno em Bifes Seara
- Sal e pimenta-do-reino
- 1 pitada de cominho em pó
- ½ xícara de farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- ½ xícara de farinha de rosca
- 2 ½ xícaras de óleo
- 2 xícaras de purê de batatas
- ½ xícara de molho de tomate caseiro grosso
- 4 fatias de muçarela
- 4 fatias de presunto
- ⅔ xícara de queijo parmesão
Confira abaixo o passo a passo:
Capriche no molho de tomate para acompanhar o bife à parmegiana
O molho de tomate caseiro para o bife a parmegiana é muito importante para deixar o prato de almoço e jantar com um sabor delicioso. Para garantir a suculência do molho, uma boa dica é utilizar o tomate pelado, que deixa o molho com uma textura incrível e um sabor delicioso. Além disso, colocar um pedaço de cenoura é um dos truques de cozinha para tirar a acidez do tomate durante o preparo do molho. O tempo de cozimento também faz muita diferença no resultado final do molho. Quanto mais tempo ele cozinhar, mais o sabor dos temperos fica presente no molho e o ideal é que ele cozinhe por pelo menos 2 horas com a panela destampada.
O bife a parmegiana também pode ser servido com molhos diferentes, como o molho rosé para trazer novidade para a receita. Outra dica interessante é apostar em um mix de queijos além do parmesão e da muçarela. O queijo provolone e a gorgonzola podem deixar um sabor especial ao prato. Experimente!
Sirva o bife a parmegiana com acompanhamentos saborosos
O bife a parmegiana combina com uma variedade de acompanhamentos gostosos. A salada verde é uma ótima pedida para quem busca uma guarnição mais leve. Outros acompanhamentos deliciosos para um almoço ou jantar prático são o creme de milho, o macarrão ao sugo e o arroz branco soltinho. Para ocasiões mais especiais, a dica é preparar um arroz de açafrão. O bife a parmegiana é versátil e pode ser servido com diversas combinações diferentes.
Gostou das dicas? Coloque em prática em casa!