Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Sim, cachaça serve para cozinhar! Aprenda a usar a bebida

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A cachaça é famosa por ser a base de bebidas tipicamente brasileiras, como a caipirinha, mas você sabia que ela também pode ser uma grande aliada na cozinha? Usar a cachaça para marinar carnes já é uma técnica bastante comum em diferentes tipos de preparos. A bebida serve para dar um toque especial às receitas, como o cupim assado e a costelinha de porco, mas possui propriedades que vão além do sabor característico. A seguir, veja como a cachaça pode transformar as receitas com carnes em preparações ainda mais suculentas!

Afinal, para que serve a cachaça na carne?

No preparo de carnes, a cachaça pode ser usada como parte da marinada, ajudando a amaciar cortes mais duros graças ao seu teor alcoólico, que quebra fibras e proteínas. Além disso, a bebida adiciona sabor e realça os temperos dos pratos. Ao cozinhar, o álcool evapora, deixando apenas o gosto suave, que complementa os condimentos.

Outra função da cachaça é sua capacidade de selar a carne em flambagens ou na finalização de grelhados e assados, como a panceta à pururuca, que por conta da bebida fica com o couro crocante. Isso ajuda a manter a umidade dentro do corte, resultando em um prato mais suculento.

Veja também: Panceta pururuca: 6 formas de deixar o couro crocante

Qual a cachaça para flambar?

Ao flambar, é essencial escolher uma cachaça de boa qualidade, mas que não seja envelhecida em barris de madeira por muito tempo, pois o sabor amadeirado pode ser muito forte. Cachaças brancas são ideais, já que têm um sabor mais neutro e equilibrado. Para flambar, a bebida precisa ter um teor alcoólico entre 38% e 48%, pois essa porcentagem garante que o álcool será inflável, queimando rapidamente e realçando o sabor do prato sem deixar um gosto muito forte.

Por que colocar cachaça na massa?

Embora a cachaça seja mais tradicionalmente associada ao preparo de carnes, ela também pode ser usada em pratos com massa. Seu teor alcoólico ajuda a criar um efeito de fermentação mais rápido e controlado, o que resulta em uma massa mais leve e crocante, como no preparo de pastéis e pizzas caseiras

No preparo de pães recheados, a cachaça pode intensificar o sabor sem sobrecarregar o paladar. Além disso, ao adicionar a bebida, o álcool evapora durante o cozimento, deixando uma crocância diferenciada e uma leveza na textura.

Veja 5 combinações com carnes usando cachaça!

1) Pernil Marinado com Mel, Cachaça e Mostarda

A cachaça é uma ótima combinação para a carne de porco. Ao marinar o corte com a bebida, as fibras da carne ficam mais macias e conseguem acentuar o sabor dos outros temperos, como mel, alho e mostarda. O pernil suíno ganha um sabor levemente adocicado e muito suculento. O álcool ajuda a caramelizar o mel e cria uma crosta dourada irresistível depois de ir ao forno.

2) Coxa e Sobrecoxa Ensopados na Cachaça

O frango, por ser uma carne de sabor mais neutro, absorve muito bem os aromas da cachaça. Flambá-lo com uma cachaça branca e finalizar com raspas de limão siciliano dá frescor e acidez ao prato. Esse método também sela a carne, mantendo-a suculenta por dentro e crocante por fora. Para fazer um preparo bem saboroso, invista nos cortes Coxa Bandeja DaGranja e Sobrecoxa Bandeja DaGranja.

3) Alcatra com Molho de Cachaça, Batata e Cenoura

A Alcatra com Maminha Friboi é um corte bem macio que fica mais saboroso com a adição da cachaça. Por ser uma carne magra (que contém pouca gordura), a alcatra deve ser assada em pedaços grandes, junto com uma mistura de caldo de carne e cachaça para não ressecar.

4) Costela Bovina Assada com Marinada de Cachaça e Ervas 

Na preparação de costela de boi, uma marinada com cachaça, alho, cebola, pimenta-do-reino e ervas como tomilho e louro, ajuda a amaciar a carne e a intensificar o sabor durante longas horas de cocção. O resultado é uma costela macia que desmancha na boca, com um toque de rusticidade dado pela cachaça.

5) Camarão na Cachaça com Alho e Manteiga

O uso da cachaça no preparo desse fruto do mar é uma excelente combinação. Saltear os camarões em manteiga, alho e um toque de cachaça cria uma camada extra de sabor. O álcool evapora rapidamente, deixando o camarão suculento e com uma textura perfeita. Para ter mais praticidade, use os Camarões Descascados 30/45 Seara que já vêm limpos e pré-cozidos!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Carne Suína Da Granja Friboi Para Almoço e Jantar Peixes e Frutos do Mar Seara zMulticategorias zMultimarcas zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

pessoa flambando carne com a panela
17.Oct

Dicas de Cozinha

Como flambar carne para uma receita profissional?

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.