Por Minha Receita
Conhecida como um dos principais cortes de carne de porco do churrasco brasileiro, a picanha suína é uma peça suculenta e saborosa na medida certa que definitivamente consegue elevar o nível de qualquer receita! No churrasco de picanha suína, algumas dicas são fundamentais para preparar o corte perfeitamente, como escolher uma carne marmorizada, isto é, que tenha bastante gordura entremeada em suas fibras, para ajudar a elevar a suculência da peça.
A seguir, nós separamos 7 dicas que ensinam como fazer churrasco de picanha suína do jeito certo, incluindo boas sugestões de temperos para picanha e acompanhamentos. Aprenda a transformar o churrasco em casa em um verdadeiro churrasco gourmet!
Dica 1) Para fazer o churrasco de picanha suína perfeito, comece acertando na escolha da carne
O segredo de um bom churrasco de picanha é optar por uma peça naturalmente macia, que tenha uma boa capa de gordura e um bom marmoreio! Na nova linha de Churrasco Gourmet da Seara, onde os cortes são pensados especialmente para ter a melhor performance na churrasqueira, a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet já vem temperada com alho, sendo ideal para complementar o clássico pão de alho do churrasco brasileiro.
Além dessa opção, cortes suínos super premium, como a Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, têm atributos superiores em termos de suculência. Nessa linha, as carnes suínas são de uma linhagem selecionada e apresentam maior marmoreio, característica que garante mais sabor, maciez e suculência.
Dica 2) Tempere a picanha suína resfriada com uma combinação de temperos aromáticos
Embora a gente já tenha uma matéria ensinando como temperar carne suína para churrasco, no churrasco de picanha pequenas dicas fazem toda a diferença durante o preparo! Por isso, nós decidimos ressaltar alguns pontos: o primeiro é que para aproveitar a suculência dos cortes suínos super premium, como a Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, basta temperar a com sal grosso e pimenta-do-reino. Essa técnica ajuda a deixar o corte com o sabor mais próximo ao seu original, sendo simples e fácil. Já para aqueles que preferem ousar nos temperos, combinações que incluem a mistura de sal, elementos adocicados, como o açúcar mascavo e outras especiarias, como alho e cebola em pó, páprica doce, defumada ou picante, pimenta chilli e orégano, são mais indicadas. Basta misturar todos esses temperos em uma tigela e passar por toda a superfície da picanha suína, esfregando delicadamente.
Dica 3) Faça pequenos pequenos cortes na capa de gordura da picanha suína para intensificar sua suculência
Além da qualidade do marmoreio, a famosa capa de gordura da picanha suína é uma das principais partes do corte que ajudam a proporcionar a sua suculência. Para intensificar esse processo, você pode fazer pequenos riscos diagonais na parte mais gordurosa da peça, deixando aproximadamente 2 dedos de espessura. Basta posicionar a picanha temperada com a capa de gordura virada para cima e, com a ajuda de uma faca afiada, cortar superficialmente ao longo do seu comprimento, antes de levar para a churrasqueira.
Dica 4) Como fazer churrasco de picanha suína: siga o passo a passo para não errar o preparo
Para te ajudar a aprender como fazer picanha suína na churrasqueira, nós separamos um passo a passo completo!
Passo 1 – Preaqueça a churrasqueira durante 10 minutos, depois, coloque a picanha suína com a capa de gordura virada para baixo;
Passo 2 – Quando a gordura estiver dourada, vire a picanha a suína com a ajuda de um pegador e sele o outro lado da carne;
Passo 3 – Retire a picanha suína da churrasqueira e corte a carne em fatias grossas (você pode seguir os mesmos riscos da capa de gordura na peça);
Passo 4 – Para deixar o churrasco de picanha com um sabor especial, tempere a carne com limão cravo a gosto antes de voltar novamente para grelha;
Passo 5 – Deixe a picanha suína assar até ficar macia, suculenta e levemente rosada por dentro;
Passo 6 – Aguarde pelo menos 2 minutos para redistribuir os líquidos e ajuste os temperos adicionando mais um pouco de sal e pimenta-do-reino.
Dica 5) Preste atenção no ponto da carne para fazer o churrasco de picanha perfeito
Acertar o ponto da picanha suína na churrasqueira é algo importante para garantir uma carne suculenta e gostosa. O ponto ideal da carne de porco é aquele que deixa a carne douradinha por fora e apenas com uma faixa rosada por dentro, com o avermelhado opaco. Para atingir esse ponto, a temperatura interna da picanha deve estar em entre 68ºC e 72°C, sem quase nenhuma presença de sangue no corte. Veja abaixo como fazer uma picanha suína na churrasqueira com risoto de aspargos nesse ponto perfeito:
Dica 6) Churrasco de picanha na panela de pressão é um preparo alternativo que deixa a carne deliciosa
Está sem churrasqueira em casa? Não se preocupe, pois também é possível preparar o churrasco de picanha na panela de pressão seguindo algumas dicas. Dá uma olhada no passo a passo!
Passo 1 – Prepare um carvão aromatizado: sobre duas folhas de papel-alumínio (uma sobre a outra), coloque alguns pedaços de carvão (a quantidade varia de acordo com o tamanho da sua panela) e adicione os temperos de sua preferência, como folhas de louro e pimenta-do-reino em grãos;
Passo 2 – No fundo da panela de pressão, coloque o carvão enrolado em papel-alumínio e posicione a picanha por cima. A dica, nessa etapa, é adicionar algumas linguiças em volta da carne. Elas vão liberar gordura, evitando que a carne queime, além de deixar o churrasco na panela de pressão ainda mais suculento;
Passo 3 – Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos;
Passo 4 – Tire a pressão e verifique o ponto da picanha suína. Se ela estiver macia e levemente rosada por dentro, desligue o fogo. Caso contrário, deixe por mais alguns na pressão;
Dica 7) Para deixar o churrasco de picanha suína completo, prepare também bons acompanhamentos
Não há dúvidas de que o churrasco de picanha suína fica ainda mais saboroso ao lado de bons acompanhamentos! Por isso, nessa parte, você pode investir em um pão de alho gourmet para combinar com a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet, incrementando o aperitivo com uma pasta de alho e queijo cremoso bem temperadinha.
Para complementar a picanha suína de linhagem europeia, você ainda pode preparar uma farofa de banana-da-terra com uma salada de agrião picante ou um arroz de linguiça rápido e fácil. Além dessas ideias, outras receitas do nosso site, como a Picanha Suína ao Alho com Molho de Tomate Seco e Torrada de Pão e Parmesão, também trazem boas dicas de acompanhamentos para o churrasco de picanha.
Publicada em 13 de outubro de 2021
Atualizada em 28 de fevereiro de 2023