Por Minha Receita
Fazer churrasco em casa pode ser mais simples do que você imagina, sabia? Com os cortes certos para grelhar, bastante carvão e uma lista de convidados bem feita, o evento fica maravilhoso. Para acertar o ponto das carnes, a dica é aprender a controlar a temperatura da brasa e servir um churrasco perfeito sem perder a suculência. A seguir, confira os principais passos para não errar na preparação!
Passo 1) Separe as melhores carnes para churrasco
A escolha dos cortes de carnes é o segredo para o sucesso de um churrasco bem feito. Alguns dos cortes mais populares são a picanha e o bife ancho, mas há opções mais acessíveis como a fraldinha e o contrafilé. Todos esses cortes fazem parte da linha Maturatta Friboi, onde são selecionados de forma especial. Nessa linha, as carnes são maturadas e têm a melhor performance na churrasqueira, o que garante mais suculência e sabor. Aproveite!
Passo 2) Calcule a quantidade de carne para churrasco por pessoa
Você sabe qual a média de carne por pessoa em um churrasco? Normalmente, 1 pessoa consome entre 300 a 500 g de carne. Para um churrasco com 30 pessoas e uma média de 400g por consumo individual, o cálculo ficaria assim: 30 (pessoas) * 0.4 (kg) = 12 kg de carne.
Veja também: Como calcular churrasco: guia sobre a quantidade de carnes, bebidas e acompanhamentos
Passo 3) Use sal grosso na preparação do churrasco
Tempere os cortes com sal grosso momentos antes de grelhar. Evite utilizar temperos muito complexos, pois o sabor da carne deve ser o destaque principal! Lembre-se de usar cortes resfriados: carnes congeladas devem ficar na geladeira por pelo menos 24 horas até atingir a temperatura ideal.
Saiba mais: Qual é o melhor jeito de descongelar carnes para churrasco?
Passo 4) Como acender carvão rápido?
Se estiver utilizando carvão, empilhe-o em forma de pirâmide e utilize um acendedor para iniciar o fogo. Caso não tenha acendedor, aposte na técnica do papel higiênico! Pegue um rolo de papel e dê 4 voltas na mão. Depois, faça um pequeno corte e dobre o papel, formando um cone. Abra um espaço no meio do carvão, coloque o cone e despeje óleo de cozinha. Abane com um papelão (ou outro suporte) até ter certeza de que o fogo não vai se apagar.
Confira também: Dia do Churrasco: veja mais 24 dicas para preparar a carne perfeita
Passo 5) Asse as carnes de churrasco no momento certo
Para garantir que a carne seja grelhada de forma adequada, comece primeiro com os cortes mais grossos, como a Picanha Maturatta Friboi e o Bife Ancho Maturatta Friboi, pois eles precisam de mais tempo de cocção. Depois de colocar a carne na churrasqueira, evite virar muitas vezes para não prejudicar a formação de uma crosta saborosa. Além disso, use pinças em vez de garfos para virar a carne!
Saiba mais: Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?
Passo 6) Acerte o ponto das carnes no churrasco
Para um churrasco de picanha ao ponto, corte bifes de aproximadamente 2 cm de altura, tempere os dois lados com sal grosso e asse na parte mais quente da churrasqueira até ficarem grelhados por fora. O mesmo vale para outros cortes de carne: o importante é que o miolo fique rosado e a textura da carne, macia.
Passo 7) Espere a carne de churrasco descansar para servir
Depois de assar a carne, permita que ela descanse por alguns minutos antes de ser servida. Isso permite que os sucos se redistribuam uniformemente pela carne, resultando em uma textura mais suculenta. Além disso, corte contra as fibras com uma faca de churrasco bem afiada para elevar o sabor!
Passo 8) Prepare bons acompanhamentos para churrasco
O churrasco completo precisa ter variedade de acompanhamentos! Para agradar todos os convidados, faça boas saladas, como Vinagrete Tradicional e macarronese, farofas para churrasco e molhos, além de servir como bebida a cerveja e os refrigerantes. Lembre-se de oferecer opções para vegetarianos, como legumes grelhados e espetinhos de queijo coalho, além do pão de alho caseiro.