Por Minha Receita
O Nordeste é conhecido pela sua riqueza na culinária que oferece muito sabor em seus pratos, com ingredientes e temperos únicos. Isso se deve ao fato de ser uma região composta por muitos estados, agregando cada um nessa culinária. Saiba mais sobre as principais comidas nordestinas que você precisa experimentar!
1. Acarajé
O acarajé é um prato bastante conhecido e consumido no Nordeste, originado da gastronomia afro-brasileira. Essa receita é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho, cebola, sal e frito no azeite de dendê, conferindo um sabor único.
Se você ama um prato apimentado, o acarajé com certeza irá agradar. Além disso, ele pode ser recheado de diversas maneiras, sendo o mais o vatapá e o camarão.
2. Bobó de camarão
O bobó de camarão é uma comida nordestina que parece um ensopado grosso de camarão. Presente na culinária nordestina, é super cremoso e saboroso. Sua receita leva leite de coco, azeite de dendê, temperos naturais, mandioca e, claro, o camarão.
É um prato típico da Bahia que encanta os paladares mais exigentes. Servido quente, acompanhado de arroz branco ou farofa, o bobó de camarão é uma verdadeira experiência gastronômica que vai conquistar seu paladar e deixar você com vontade de repetir sempre.
3. Vatapá
O Vatapá é um creme que normalmente é usado como recheio de acarajé, porém também pode servir como complemento para outros pratos, conferindo-lhes um sabor ainda mais rico e sofisticado.
Este prato tem muitos ingredientes que tornam a receita única e especial, como leite de coco, camarão, castanha de caju torrada, amendoim, farinha de rosca ou fubá e camarão.
Para aqueles que não apreciam frutos-do-mar, é possível fazer uma variação de vatapá de frango. Mesmo sem o camarão, esse creme ficará surpreendente.
4. Moqueca
A moqueca é uma especialidade culinária encontrada em diversos estados, como Pará, Bahia e Espírito Santo, mas é apreciada em toda a região Nordeste.
O prato conta com ingredientes como peixe, leite de coco, coentro, azeite de dendê, urucum e outros a gosto do cozinheiro, podendo colocar ervas aromáticas. A receita é basicamente um ensopado de peixe, feito com temperos regionais.
Ele pode ser preparado com o Filé de Tilápia Seara e outros frutos-do-mar, como camarão, crustáceos e mariscos. Além disso, há variações entre os estados, como no Maranhão, onde não se utiliza camarão e apenas os peixes da costa maranhense são utilizados, adicionando-se também ovos neste prato.
5. Carne de Sol
A carne de sol adquire seu nome devido ao método tradicional de preparo, que envolvia salgar a carne para conservação e deixá-la exposta ao sol para secar. Atualmente, a carne é seca em locais cobertos e ventilados. Também pode ser chamada de carne do sertão ou carne de vento.
Essa carne é ideal para ser servida como aperitivo, sendo muito popular nas porções de bares, em pedaços picados e fritos com cebola.
6. Baião de dois
O baião de dois é uma das comidas nordestinas mais conhecidas da região. Seu nome é uma referência à dança típica da região, o “baião”, e ao uso dos dois principais ingredientes do prato: arroz e feijão.
A receita do baião de dois é feita com feijão-verde, arroz, queijo coalho e carne seca. Apesar de sua simplicidade, é uma opção muito saborosa. Para aprimorar o sabor, recomenda-se prepará-lo com bastante alho e cebola, o que o torna ainda mais saboroso.
O baião de dois é perfeito para um almoço ou jantar e pode ser acompanhado por purê de batata e legumes salteados, proporcionando uma refeição completa e fácil de preparar. Uma verdadeira dança de sabores deliciosos.
7. Dadinho de tapioca
Do Nordeste para o Brasil inteiro, a tapioca conquistou todos com sua versatilidade de preparo. Ela pode ser preparada de forma tradicional com recheio doce ou salgado, como crepioca ou como o delicioso dadinho de tapioca, feito com uma mistura de tapioca e queijo coalho.
Este preparo em cubos tornou-se muito popular nas comidas de bares e restaurantes, sendo servido como petisco ou entrada, frequentemente acompanhado de uma geleia de pimenta que dá o toque final de perfeição.
8. Bolo de rolo
Os doces também têm seu lugar especial entre as maravilhosas receitas do Nordeste. O bolo de rolo é um prato típico de Pernambuco, produzido com pão de ló bem fino e recheio de goiabada. Essa massa, após receber a goiabada, é enrolada diversas vezes, até formar um rolo. Perfeita para acompanhar o seu café da tarde ou como sobremesa após o jantar.
9. Queijadinha
Um doce típico do Nordeste muito presente nas festas juninas, a queijadinha. Este prato apresenta uma variedade de sabores e texturas, sendo os principais ingredientes: queijo parmesão ralado e coco ralado.
Gostou das comidas nordestinas que trouxemos? Em nossa página você encontra todas essas receitas citadas e mais centenas, seja para entrada, prato principal ou sobremesa. Aproveite e prepare essas comidas saborosas para você. Até mais!