Por Minha Receita
Aprender como fazer feijoada é uma dica valiosa para variar o almoço do fim de semana, ainda mais em datas comemorativas. O prato consiste em uma mistura de carnes salgadas, como bacon, linguiça, pés e rabos suínos, com um caldo de feijão cremoso, que tornam o preparo perfeito para quem gosta de uma feijoada completa. A Feijoada Simples é uma alternativa para a receita ficar menos gordurosa e leva apenas costela, carne seca e lombo de porco, que são alguns dos ingredientes indispensáveis.
Para te ajudar a fazer a melhor receita de feijoada, as dicas a seguir trazem sugestões de como organizar o modo de preparo, ideias do que servir de aperitivo e tudo o que não pode faltar na sua receita. Confira!
O que servir no almoço de feijoada completa?
Os ingredientes para feijoada trazem diferentes cortes de carne de porco que complementam a cremosidade do feijão preto. A quantidade fica à seu critério, mas a proporção normalmente varia entre 1kg de feijão para cerca de 3kg de carne, distribuídos entre costela suína, lombo carne seca e linguiça paio, que também pode ser a linguiça calabresa.
O que não pode faltar em uma boa receita de feijoada?
Se o intuito for garantir um caldo bem encorpado, as carnes salgadas devem ser incluídas no preparo da receita. Para aprender como fazer feijoada completa, você pode aproveitar a praticidade do kit feijoada. Nos Ingredientes para Feijoada Resfriados Seara, esse kit une pedaços de costela, pés suínos, bacon e linguiça calabresa, além de temperos naturais, como cravo, canela e louro.
Para fazer uma feijoada completa, deixe os ingredientes de molho por 24 horas
O Mix de Ingredientes Suínos Salgados Seara é uma boa opção para quem gosta de cozinhar as carnes para feijoada separadamente. O kit é composto por pé, rabo, costela e máscara suínos, que já vêm embalados a vácuo e inteiros, feitos a partir de uma cura lenta.
A dessalga deve acontecer na véspera do preparo: a ideia é lavar as carnes com água corrente para tirar o excesso de sal, colocar em uma bacia grande e cobrir com bastante água fria. Deixe de molho por 24 horas dentro da geladeira, trocando a água a cada 4.
Como dessalgar as carnes para feijoada completa em 1 hora?
Para tirar o sal dos ingredientes de forma rápida, a dica é cobrir as carnes com água gelada e adicionar 1 colher (sopa) de sal para cada 250g de pés, costelas ou máscaras suínas.
O sal em excesso ajuda a criar um ambiente que favorece a dessalga, tornando o meio líquido mais salgado que as carnes. Depois de ferver, tire toda a espuma branca que se forma na panela, desligue o fogo, escorra a água e reserve as carnes para cozinhar a feijoada completa.
O que servir de aperitivo antes da receita de feijoada?
O torresmo crocante é um dos aperitivos que melhor complementam a receita de feijoada. Para abrir o apetite dos convidados, você pode fazer uma porção de torresmo na airfryer antes de servir o prato, junto com uma linguiça acebolada, caldinhos de feijão e pedaços de mandioca frita.
Como fazer feijoada simples?
Para aprender como fazer uma feijoada simples, a dica é diminuir a proporção de ingredientes. Você pode separar 1,2 kg de feijão preto cozido para 300g de carne seca dessalgada, 250g de Bacon Mantinha Seara em cubos e 500g de Linguiça Calabresa Seara cortada em rodelas. A receita é suficiente para servir até 14 porções pequenas e pode te ajudar a fazer um preparo delicioso no almoço de domingo em família.
Como fazer feijoada simples na panela de pressão?
Para fazer a feijoada simples na panela de pressão, dessalgue a carne seca 1 dia antes do preparo e frite o bacon e a calabresa em sua própria gordura. Na panela, adicione ½ cebola picada e 3 dentes de alho amassados. Depois, coloque a carne seca e o feijão cozido com seu caldo. Cozinhe até apurar, prove e tempere com sal a gosto. Para dar mais aroma à receita de feijoada, adicione 1 pedaço de casca de laranja.
Como planejar o preparo da feijoada completa?
A feijoada completa fica mais gostosa no dia seguinte do cozimento quanto todos os sabores já foram apurados. Para fazer em casa, planeje 3 dias de preparação:
Dia 1 – Faça a dessalga dos ingredientes salgados e deixe o feijão de molho por 12 horas;
Dia 2 – Cozinhe o feijão e as carnes;
Dia 3 – Prepare os acompanhamentos.
Na hora de servir, retire a feijoada da geladeira e leve ao fogo médio para ferver. Em uma panela, frite a cebola e o alho, junte todos os ingredientes e tempere a gosto.
Como servir a receita de feijoada de forma elegante?
Para servir a receita de feijoada, coloque o prato em panelas de barro ou utilize louças marrons para deixar mais sofisticado. Sirva cada um dos ingredientes separadamente (exceto as carnes e o feijão): você pode separar os pés e rabos suínos para quem não gosta de comer tudo junto. Separe também os aperitivos e as guarnições em refratários ou cumbucas de barro, disponibilizando os talheres ao lado.
Como montar uma mesa para comer a receita de feijoada?
A mesa da feijoada completa costuma seguir uma ordem nos restaurantes e buffets: primeiro vem o caldo de feijão e as carnes, depois as rodelas de laranja para acompanhar, o arroz branco e a couve refogadinha. Você pode usar uma toalha colorida para ressaltar as cores da louça.
Qual salada combina com feijoada simples e completa?
As receitas de saladas trazem frescor e podem complementar a refeição assim como outros pratos. Para acompanhar a feijoada completa, a Salada de Couve, feita com alho frito, cebola crispy, sal e azeite, está entre as opções tradicionais. O vinagrete funciona como um bom molho para salada e vai trazer acidez ao prato, além de deixar a feijoada mais atrativa e colorida.
Os acompanhamentos para feijoada ficam por sua conta
Na feijoada, receita boa é aquela que tem os melhores acompanhamentos! Isso inclui a Farofa de Bacon crocante, o arroz branco ou arroz colorido e a couve frita. Você pode fazer um molho de pimenta caseira, banana à milanesa, batatas chips, mandioca e polenta.
Para variar o preparo, experimente os acompanhamentos da feijoada mineira
A feijoada mineira é servida com muitos acompanhamentos fáceis de fazer em casa. A receita traz a doçura dos gomos de laranja, que deixam o prato mais fresco, além de saladas coloridas, couve à mineira refogada com bacon, farofa de biju, farofa de ovo e torresmo.
Aumente a receita: feijoada pode ter acompanhamentos para 20 pessoas
Para fazer uma feijoada para 20 pessoas, dobre a quantidade de carnes e acompanhamentos, ofertando mais opções de farofas, couves refogadas e arroz. A proporção deve ser 2kg de feijão para cerca de 4,5kg de carne e 2kg de arroz.
Como fazer feijoada vegana?
A feijoada vegana é um preparo alternativo, feito com legumes e proteínas de origem vegetal, como linguiças, salsichas e tofu defumado. A receita pode ser feita com feijão branco, preto ou carioca e os acompanhamentos para feijoada vegana que você preferir. Farofas sem carne, polentas, aipim frito e torresmos de tofu são boas pedidas.
Como fazer feijoada: complemente o prato com sobremesas refrescantes
As sobremesas da feijoada completa devem ser mais leves, já que a receita é bem pesada por si só. Você pode apostar na Mousse de Maracujá, que puxa para o sabor azedo ou fazer uma mousse de chocolate simples no liquidificador, que é bem simples e levinha. Além dessas ideias, outras opções como tortas de sorvetes, gelatinas coloridas servidas em copinhos e taças de Merengue de Morango com Chocolate costumam fazer sucesso.
Como congelar a feijoada completa depois de pronta?
A feijoada pode ser congelada por aproximadamente 1 mês e mantém o sabor dos ingredientes por mais tempo se não estiver temperada. Para congelar, divida a receita de feijoada em porções menores, dando preferência às embalagens herméticas. Para descongelar, tire do freezer e deixe na geladeira um dia antes.