Por Minha Receita
A carne de lagarto bovino é encontrada na região traseira do boi e possui um sabor distintivo. No entanto, preparar esse corte de forma que ele fique macio e saboroso pode ser um desafio, afinal, essa é uma carne magra e com baixa concentração de gordura.
Para te ajudar a fazer uma receita de alta qualidade e te ensinar como fazer lagarto macio e saboroso, preparamos este conteúdo! Quando preparado corretamente, esse corte pode transformar qualquer refeição em uma ocasião especial, por isso, continue sua leitura e veja nossas dicas!
Como fazer lagarto: veja as dicas para uma carne macia e suculenta
A carne de lagarto possui um ótimo custo benefício e, por isso, pode chamar a atenção dos consumidores. Além disso, uma das características mais claras desse corte é a ausência de marmoreio de gordura entre as fibras da carne, fazendo com que seja uma boa opção para pessoas em dieta com restrição de lipídios.
Apesar da baixa concentração de gordura, a carne de lagarto apresenta um sabor marcante e extremamente delicioso. Mas é necessário investir em uma peça de alta qualidade e procedência, como o Lagarto Reserva da Friboi, além de utilizar técnicas que ajudam a amaciar a peça e deixá-la ainda melhor para as refeições. Veja as dicas que preparamos:
1. Faça a seleção e preparo da carne
Procure por peças que sejam frescas, com uma cor vermelha rica e uniforme, indicando boa qualidade e frescor. Quando a carne está mais escura ou com manchas, pode indicar uma peça mais velha e mais difícil de amaciar.
Uma dica muito importante relacionada ao preparo da carne é o descongelamento da peça. De maneira alguma descongele a carne de lagarto em temperatura ambiente! Fazer isso pode facilitar a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde.
Para manter a segurança da sua refeição, deixe o corte descongelar diretamente na geladeira. Ou seja, tire do congelador e coloque diretamente no seu refrigerador: nada de colocar em cima da pia ou do fogão, tudo bem? Embora isso tome um pouco mais de tempo — entre 8 e 12 horas —, o preparo será mais seguro.
Seguindo no preparo da sua carne, é importante limpá-la cuidadosamente, removendo excessos de gordura e pele que podem deixar sabores indesejados. Além disso, faça com que o tempero entre mais na carne por meio de pequenos cortes em toda a peça, ajudando a distribuir o calor no alimento e deixando-o mais saboroso.
2. Para ainda mais sabor e maciez, faça uma marinada
Agora que você já sabe que a carne de lagarto é mais dura por possuir uma marmorização (concentração de gordura) menor, sabe a importância de investir em bons temperos e formas de amaciar o alimento. Nossa dica é apostar em uma boa marinada!
Mas, afinal, você sabe a diferença entre temperar e marinar? O tempero é uma técnica mais rápida, na qual você adiciona ingredientes para dar mais sabor à carne. Por outro lado, a marinada é ideal para intensificar o sabor e proporcionar um toque ainda mais marcante, sabe?
A técnica consiste em deixar a carne de lagarto na mistura de temperos entre 30 minutos e 12 horas. Isto é, quanto mais tempo você deixar, mais saborosa sua peça irá ficar! Além disso, outro ponto de destaque para a marinada é a maciez que ela proporciona para o corte — sim! Ela pode deixar a carne ainda mais macia e tenra.
3. Utilize técnicas de amaciamento
Se você quer uma carne de lagarto macia e muito saborosa, precisa apostar nas técnicas certas de amaciamento. A primeira coisa que você precisa saber relacionado a isso é que o método de cozimento é fundamental para garantir a maciez do corte.
Cozinhar lentamente em fogo baixo, seja no forno, fogão ou panela de pressão, possibilita que as fibras da carne se desfaçam gradualmente, resultando em uma carne mais macia e saborosa.
Outro método eficaz é o uso de amaciadores químicos, como o bicarbonato de sódio, que altera o pH da carne, amaciando-a sem necessidade de longos períodos de marinada. Aplicar uma fina camada de bicarbonato sobre a carne e deixá-la repousar por algumas horas antes de enxaguar e cozinhar pode ser uma maneira rápida de amaciar a peça.
4. Invista em receitas populares e diferenciadas
Quer saber como fazer lagarto para a carne ficar macia e suculenta? Existem diversas receitas que valorizam o sabor desse corte, além de auxiliar no processo de amaciamento do alimento. Separamos duas dicas incríveis para você, veja:
Lagarto recheado
Uma variação muito saborosa e popular é o lagarto recheado com molho, purê e anéis de cebola! Após marinar a carne, faça um corte longitudinal, formando uma cavidade para o recheio de sua escolha, que pode ser desde uma mistura de ervas e alho até um recheio mais elaborado com queijo e vegetais.
Rechear sua carne fará com que sua refeição tenha mais sabor e fique mais úmida durante todo o processo de cozimento. Para adicionar ainda mais suculência e sabor, experimente combinar sua carne com um molho e acompanhamentos que realcem e complementem o seu prato, tornando sua refeição mais deliciosa e satisfatória.
Lagarto ao molho de vinho
Para uma receita com um toque especial, experimente cozinhar o lagarto em uma mistura de vinho, cebolas e especiarias. O vinho adiciona uma riqueza de sabores e ajuda a amaciar a carne durante o cozimento. Esse método é perfeito para uma refeição especial, como um almoço de dia das mães ou um jantar a dois, oferecendo um prato rico e complexo em sabores.
Preparar uma carne de lagarto macia é um processo que combina paciência, técnica e criatividade. Experimentar com diferentes métodos de amaciamento, temperos e técnicas de cozimento pode transformar uma simples peça de carne em uma refeição para lá de especial.
Nossa dica é provar diferentes receitas e técnicas, como um angu com lagarto, sanduíche de rosbife de lagarto e muitos outros. O melhor de tudo é que por aqui você encontra muitas outras receitas e dicas culinárias! Por isso, continue nos acompanhando e surpreenda as pessoas que você mais ama com refeições deliciosas e especiais.