Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer lula à dorê: 5 passos para preparar o aperitivo

Saiba como fazer lula empanada à dorê de forma simples

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Quer aprender como fazer lula à dorê? Essa é uma receita de aperitivo fácil feita com anéis de lula empanada – um fruto do mar saboroso, macio e versátil que, quando empanado da forma certa, fica super crocante. Ideal para servir em um happy hour com petiscos, nossa receita de lula à dorê ensina como fazer lula empanada de forma simples, temperada com limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e empanada com farinha de trigo para depois fritar em óleo quente. O resultado é uma porção de lula frita empanada que dá água na boca e fica ainda melhor acompanhada de bebidas e um bom papo com amigos.

Para aprender a fazer os anéis de lula à dorê em casa, confira no passo a passo que preparamos abaixo:

Passo 1 – Para aprender como fazer lula frita à dorê com mais praticidade, aposte nos Anéis de Lula Seara

A receita de lula empanada à dorê fica muito mais fácil com os Anéis de Lula Seara, isso porque, além do produto ter um baixo teor de gorduras e o sabor mais suave, os anéis de lula da Seara já vêm limpos e frescos para economizar tempo no preparo. Antes de começar a receita, lembre-se de descongelar os anéis de lula corretamente para não perder o sabor.

Descongelamento:

  1. Para manter o sabor natural do produto, descongele-o sem usar água. Lembre-se, descongelar apenas o que será utilizado no preparo.
  2. Geladeira: Retire o produto do freezer e leve-o à geladeira à 4⁰C em sua embalagem original por até 12 horas.
  3. Microondas: Retire o produto do freezer, remova a embalagem e ajuste a tecla descongelar conforme a potência do forno.

Passo 2 – Junte os anéis de lula à dorê em uma tigela e tempere com limão, sal e pimenta-do-reino preta

O segredo do sucesso da receita lula à dorê também está na escolha dos temperos.  Para deixar o fruto do mar com uma leve acidez e, ainda assim, preservar o sabor característico da lula, nossa dica é temperar os Anéis de Lula Seara com limão tahiti, sal e pimenta-do-reino preta. Depois, transfira para uma peneira e leve à geladeira por 15 minutos.

Se quiser apostar em um tempero diferente, outra dica é combinar um pouco de azeite, com dentes de alho amassados, páprica picante, sal, pimenta-do-reino preta e um pouquinho de vinho branco seco. Junte todos os temperos na tigela, transfira os anéis de lula à dorê para a geladeira e espere 15 minutos antes de seguir as próximas etapas.

Passo 3 – Para deixar a lula empanada, passe os anéis de lula à dorê na farinha de trigo, ovo e farinha panko

Quando a lula estiver temperada, comece o empanamento: 

  1. Junte a farinha de trigo, o sal e uma pitada de páprica doce em uma tigela. Pode colocar também um pouco de pimenta-do-reino preta e trocar a páprica por colorau caso não tenha o tempero em casa. 
  1. Na sequência, bata um ovo em uma tigela funda e separe um prato com farinha panko ou farinha de rosca.
  2. O próximo passo é empanar os anéis de lula à dorê na farinha de trigo, passando pelo ovo batido e finalizando com a farinha panko (ou de rosca) para deixar o aperitivo bem crocante.

Passo 4 – Hora de aprender como fritar lula à dorê no óleo quente!

Os anéis de lula à dorê só ficarão prontos quando você encher uma frigideira funda com óleo e aquecer em fogo médio. O aperitivo deve ser frito aos poucos e somente até começarem a dourar. Basta colocá-los no óleo quente e fritar, sem mexer. Para deixar os anéis sequinhos e crocantes, transfira para um prato com papel toalha e espere até absorver a gordura.

Passo 5 – Para servir a lula frita como aperitivo, prepare também uma geleia de bacon como acompanhamento

Com os anéis de lula frito, vale a pena complementar a receita com uma geleia de pimenta com bacon, coentro e gengibre, onde você pode mergulhar o aperitivo. Veja como fazer:

1) Basta colocar 1 tablete no processador e triturar até virar uma “farinha”. 

2) Depois, frite o bacon em uma frigideira até formar pequenos pedacinhos dourados;

3) Em um liquidificador, misture 1 maço de coentro, 4 pimentas dedo-de-moça sem semente, ¼ de xícara de gengibre picado, 1 cebola roxa em cubos, 6 dentes de alho, ¼ xícara de azeite e 1⁄4 xícara de açúcar.

4) Junte a gordura do bacon que ficou na frigideira e bata tudo até formar um creme. Transfira o molho para uma panela, adicione o bacon e cozinhe em fogo baixo até ganhar uma coloração verde escura.

5) Depois, deixe esfriar para servir com os anéis de lula à dorê e complemente o preparo com mini torradinhas crocantes e uma cerveja gelada, tipo american Ipa.

Gostou da receita? Agora é só colocar a mão na massa! 

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

Na imagem, há três taças de vidro contendo ceviche, dispostas sobre um prato azul. O ceviche é composto por cubos de peixe branco marinados, temperados com cebola roxa, pimenta vermelha e ervas verdes. Cada taça é decorada com uma fatia de pimenta vermelha e uma folha de coentro. Ao lado das taças, no prato azul, há três garfos pequenos. O fundo da imagem mostra uma superfície de madeira clara, com um canto de uma tábua de cortar madeira e alguns brotos de plantas à esquerda
16.Oct

Dicas de Cozinha

4 receitas de ceviche para reproduzir em casa 

A peça de frango empanada com cobertura crocante caramelizada está cortada ao meio, com cebolinha picada por cima e servida em um prato branco.
16.Oct

Aves

Jantar rápido: receitas para fugir da vontade de pedir um delivery

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.