Por Minha Receita
Nada como preparar um peixe grelhado para garantir um almoço ou jantar equilibrado e delicioso. Afinal, incluir frutos do mar no cardápio é uma dica incrível para quem quer manter o corpo cheio de energia e vitalidade no dia a dia. Os peixes são ótimos alimentos para a semana, pois são ricos em ômega 3 e possuem valor nutricional elevado.
Para montar um prato saudável, você pode usar o Filé de Tilápia Seara Pescados ou mesmo o Filé de Merluza Seara Pescados e não dá para esquecer do Filé de Salmão Seara Pescados, né? Pensando nessa versatilidade, nós separamos para você 5 dicas que vão descomplicar sua vida na hora de preparar peixes de qualquer tipo. Confira!
1) Peixe grelhado: descongele completamente a proteína para acertar no preparo
Acertar como fazer peixe grelhado é mais simples do que você imagina, mas saiba que o preparo vai muito além de temperar e grelhar o pescado. Antes de começar, descongelar a proteína corretamente é indispensável para garantir um prato saboroso. O mais indicado é descongelar o peixe na geladeira em uma tigela com água, de preferência na parte de baixo do refrigerador e de um dia para o outro. Caso esteja sem tempo, você também pode descongelar o peixe no microondas, com atenção ao tempo indicado no eletrodoméstico.
2) Filé de peixe grelhado fica ainda mais saboroso com marinada
Os temperos dão um toque especial às receitas e a marinada de peixe é uma das melhores opções para deixar o prato ainda mais marcante. Independentemente do pescado que optar usar, marinar com suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino vai cair superbem com o preparo. Ao usar ½ limão, você consegue temperar pelo menos 4 filés de peixe, sabia? A dica é deixar agir de 5 a 15 minutos para dar mais sabor à proteína.
Se quiser um sabor mais suave para o prato, é só trocar a pimenta-do-reino por pimenta branca ou reduzir o tempo de marinada do peixe. Caso queira aproveitar outros tipos de condimento, a sugestão é investir em manjericão e tomilho a gosto para incrementar preparos com peixes como tilápia e pescada amarela. Já no caso de peixes mais gordurosos, como o salmão, alecrim e sálvia são as melhores opções.
3) Como fazer peixe grelhado: use margarina para grelhar o pescado
Outra etapa importante para o preparo do peixe é a hora grelhar o alimento. Em uma frigideira preaquecida, derreta ½ colher de sopa de margarina Doriana Cremosa Sem Sal e leve o peixe já temperado à panela. Só vire a proteína quando o lado de baixo estiver dourado e soltando da panela, ok? Então, termine de dourar os dois lados igualmente e já está pronto para servir.
Quer aromatizar ainda mais o prato? Use azeite de oliva para grelhar o peixe. Com apenas um fio de óleo na frigideira, você garante um peixe grelhado bem leve e que desmancha na boca. Lembre-se apenas de não deixar a temperatura ultrapassar 180 graus, pois, assim, a proteína pode ficar muito seca. Para ter ainda mais sucesso na receita, você pode preparar um molho de alcaparras ou maracujá, ótimos para peixe.
4) A grelha para peixe não deve encostar na brasa da churrasqueira
Peixe grelhado também é uma boa opção para churrasco. Por isso, você pode usar a própria churrasqueira para grelhar o peixe e variar ainda mais nos tipos de carne presentes no evento, apenas tome cuidado para não deixar a grelha para peixe próxima demais das brasas e queimar a proteína. Opte por peixes mais gordos, pois eles resistem melhor ao fogo. Aproveite também para aumentar os sabores do preparo ao temperar o pescado com azeite de oliva, coentro e cheiro verde.
5) Sirva o peixe grelhado com saladas, legumes, arroz de brócolis e outros acompanhamentos
A melhor maneira de apreciar peixe grelhado é apostar nos acompanhamentos certos. Você pode servir os filés com purê de batata, arroz de brócolis, salada tropical ou legumes cozidos no vapor, por exemplo. Chips de batata preparados no forno e farofa de banana também combinam com o preparo e podem compor a refeição. Usar castanhas trituradas para decorar o prato é ótimo para harmonizar os sabores e finalizar a receita.