Por Minha Receita
Você sabe como temperar carne para churrasco e deixá-la macia ao mesmo tempo? Uma das grandes dificuldades na hora de preparar o churrasco está em amaciar a carne. Alguns cortes são naturalmente mais macios e nem precisam de um tempero para churrasco caseiro (como o entrecôte e a picanha), mas outros são um pouco mais rígidos e precisam ser marinados para ficarem macios.
Felizmente, existem alguns truques que podem te ajudar nesse processo e saber qual o melhor tempero para carne de churrasco, é um deles! Confira a seguir:
Afinal, qual o melhor tempero para carne de churrasco ficar macia?
A melhor forma de deixar a carne macia no churrasco é com a marinada. Marinar é uma técnica que consiste em deixar um alimento descansando em uma mistura de temperos líquidos, que trazem um sabor especial. Durante o processo de como temperar carne de churrasco, a dica é apostar em uma mistura de azeite e vinagre. A acidez desses ingredientes desencadeiam reações químicas nas fibras da carne que acabam deixando-as mais macias.
A marinada é uma técnica que pode ser usada em qualquer peça. A Costela Ripa Maturatta é um corte tradicionalmente suculento e robusto que precisa de uma cocção mais lenta. A marinada antes do churrasco ajuda a deixá-la ainda mais macia e saborosa. O mesmo vale para a Fraldinha Maturatta, que possui uma suculenta capa de gordura em uma das extremidades.
Tempero simples para churrasco: saiba como fazer!
Normalmente, os temperos para churrasco não precisam ser muito mirabolantes. Alguns poucos ingredientes já são o suficiente para trazer o melhor do sabor. Os mais utilizados são: sal, alho, mostarda, limão, pimenta-do-reino, tomilho e o famoso chimichurri. A marinada é uma ótima maneira de temperar a carne e ainda deixá-la mais macia.
Uma dica muito boa é fazer a marinada com cerveja. A proporção ideal é de 1 lata por cada 1kg de carne. Basta jogar a cerveja na peça e deixar que ela fique marinando por algumas horas antes do churrasco. O resultado é uma carne mais macia com um sabor diferenciado e bem marcante.
Como fazer o tempero para churrasco caseiro que amacia a carne?
A marinada para temperar e amaciar a carne de churrasco é bem simples. Você pode simplesmente misturar 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico com ¼ de xícara de azeite. Então, basta mergulhar a carne na marinada e deixá-la de molho por cerca de 2 horas. Porém, também é possível aproveitar e marinar a carne utilizando outros temperos além do azeite e do vinagre. Dessa forma, você deixa a peça não só mais macia como ainda mais saborosa. Veja como temperar carne de churrasco para torná-la mais macia:
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- ¼ de xícara de azeite
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 colher de sopa de cebola em pó
- 1 colher de chá de páprica doce
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Comece misturando todos os ingredientes, menos o azeite;
- Depois de mexer por um tempinho, adicione o azeite e termine de mexer;
- Então, mergulhe a carne na mistura e deixe marinar por cerca de 2 horas antes do churrasco.
Temperar carne para churrasco com sal grosso ajuda a dar maciez?
Para muitas pessoas, o melhor tempero para churrasco é o sal grosso, porque ele ajuda a preservar o sabor natural da carne. A boa notícia é que ele também pode amaciar a carne. O sal grosso evita o ressecamento da peça e evidencia o seu sabor marcante, se for adicionado na hora certa. Vale ressaltar que em carnes naturalmente mais macias, como a Picanha Maturatta, muitas vezes esse ingrediente por si só já é suficiente para dar mais maciez.
Veja também: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?
Temperar carne para churrasco um dia antes é uma boa ideia?
Normalmente, não há necessidade de deixar a carne temperando por tanto tempo. Temperar um dia antes do churrasco é mais indicado em peças maiores ou cortes inteiros, como pernil de cordeiro. Para carnes mais espessas, como a picanha, você pode temperar na hora de assar. Além disso, é bom lembrar que o sal pode ressecar a carne, então não é recomendável salgar tanto tempo antes do churrasco.
Saiba mais: Flor de sal, sal grosso e sal de parrilla: conheça as propriedades de cada tipo
Como fazer tempero para carne de churrasco no liquidificador?
Quando há um grande número de peças para ser temperada, o liquidificador garante mais agilidade. Os temperos utilizados podem variar de acordo com o gosto pessoal. Veja aqui uma sugestão!
- 4 dentes de alho
- 1 cebola média
- ½ xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de chá de sal
- ¼ de xícara de molho shoyo
- Temperos a gosto: páprica, salsa, cebolinha, colorau, pimenta-do-reino e/ou outros.
Modo de preparo:
- Basta bater tudo no liquidificador até formar uma mistura homogênea;
- Depois, é só usar a pastinha para temperar a carne antes do churrasco.
Como temperar carne para churrasco no espeto?
Muitas pessoas têm dificuldade de temperar o churrasco no espetinho, já que são pedaços bem menores que o corte inteiro e, muitas vezes, já vêm pronto no espeto. Porém, trata-se de um processo bem simples. Confira!
Modo de preparo:
- Pegue todos os temperos que desejar colocar (azeite, sal e pimenta, por exemplo) e misture-os em um recipiente;
- Coloque os pedaços de carne já cortados em cubos no mesmo pote. Dependendo do tamanho do recipiente, dá para colocar até o espeto já montado, diretamente dentro dele;
- O ideal é deixar a carne ali por cerca de 4h para que o tempero pegue bem.