Por Minha Receita
Bisteca, lombo… Você conhece os diferentes cortes de carne de porco? Antes de mostrar as suas habilidades na cozinha e criar pratos surpreendentes, é importante ter ideia do universo de possibilidades gastronômicas que a carne suína oferece – de assados deliciosos a filés e espetinhos gourmet até aquela costela suculenta e saborosa como a das melhores steakhouses.
Cada corte de carne de porco tem seus próximos sabores e texturas, mas há muito em comum entre eles: são macios, suculentos e fáceis de cozinhar. Além disso, eles são perfeitos para qualquer ocasião e adaptáveis a praticamente qualquer receita de carne. A seguir, separamos algumas dicas sobre os principais cortes suínos para inspirar a sua próxima aventura culinária. Confira!
1. Lombo: uma carne suína saborosa que impressiona à mesa
Localizado na área entre o ombro e as patas traseiras, o lombo de porco é a parte mais magra e macia do animal. A versatilidade é a palavra-chave dessa peça – você pode assá-la inteira no forno com alguns acompanhamentos, assim como cortar em bifes para grelhar ou fritar. Para garantir a maciez e suculência do corte, é preciso ficar de olho tempo de cozimento e evitar o fogo alto para a carne não ressecar. Um pouco de azeite ou manteiga é sempre bem-vindo para dar uma profundidade extra de sabor ao lombo.
A linha Seara Gourmet tem os melhores cortes suínos selecionados para facilitar o seu dia a dia. O Lombo Resfriado, com duas versões já porcionadas, permite que você tempere a carne do seu jeito e crie pratos saborosos. Já o Lombo Fatiado com Molho Barbecue é ideal para quem deseja servir algo especial, mas não quer ficar muito tempo na cozinha. Para acompanhar o lombo, você pode preparar receitas como batatas bolinhas assadas ou um vinagrete de azeitonas.
2. Bisteca: um dos cortes de carne de porco mais versáteis
A bisteca suína é um dos cortes de carne de porco mais consumidos pelos brasileiros. Ela é, sem dúvida, uma ótima alternativa ao bife bovino e o franguinho grelhado do dia a dia. Você pode prepará-la de diversas maneiras: frita, assada, refogada, grelhada e até na churrasqueira, com ou sem o osso que cerca a carne. Experimente fazer a versão à milanesa – fica uma delícia!
Para um almoço de domingo mais elaborado, surpreenda seus convidados servindo a Bisteca Resfriada Seara Gourmet com alguns acompanhamentos. Na véspera, faça alguns furinhos na bisteca de porco e deixe-a marinando em uma mistura com suco de limão, azeite, alho, cebola e as ervas de sua preferência. Na hora do preparo, coloque a carne em uma frigideira bem quente e grelhe dos dois lados (de 4 a 5 minutos). Para acompanhar, prepare um purê de maçã ou um mix de vegetais assados com alecrim.
3. Costela: versão com molho barbecue virou um clássico na mesa dos brasileiros
Seja como a estrela de um prato sofisticado ou parte de uma refeição trivial, a costela de porco tem o seu lugar garantido na mesa. Geralmente esse corte saboroso é preparado no forno, mas também pode ser feito na churrasqueira ou panela de pressão. Quando desfiada, a costela suína pode se transformar em um delicioso ragu ou recheio para tortas e salgados.
Se você já experimentou a tradicional costela com molho barbecue das famosas steakhouses, a boa notícia é que é perfeitamente possível servir essa maravilha em casa. Com a Costela Suína com Molho Barbecue Seara Gourmet, o seu único trabalho será tirar o produto do freezer e levar diretamente ao forno. O resultado é uma carne macia e suculenta que solta do osso e desmancha na boca. Sirva esse prato com a nossa sugestão de cuscuz marroquino e legumes crocantes durante uma noite descontraída entre amigos e será sucesso na certa!
4. Sobrepaleta: carne de porco marmorizada conhecida pelo sabor e maciez
Também conhecida como copa lombo, a sobrepaleta suína é um dos cortes de carne de porco mais nobres. A sua principal característica é a marmorização (gordura entremeada entre as fibras do corte), que garante uma carne extremamente macia, suculenta e saborosa.
A Sobrepaleta Fatiada Resfriada da linha Seara Gourmet já vem fatiada, pronta para ser assada, cozida ou grelhada. A carne combina muito bem com acompanhamentos leves, como chips de legumes, salada de mix de brotos com presunto parma ou o que mais a sua criatividade permitir!
5. Filet mignon: um corte suíno perfeito para diferentes ocasiões de consumo
O filet mignon é outro corte suíno versátil e saboroso que pode ser preparado de várias maneiras, incluindo medalhão, bifes e escalopes. Se você precisa de algo para um jantar refinado ou um almoço familiar, essa carne macia e suculenta é a escolha perfeita.
Muitos preferem cozinhar a peça inteira e cortá-la apenas na hora de servir, preservando os sucos do interior. Já outros gostam de deixá-lo marinando para que todo o sabor dos temperos seja absorvido. Independentemente da escolha, o filet mignon suíno fica melhor com métodos de cozimento mais quentes e secos, como grelhar e assar.
Prático para o dia a dia, o Medalhão de Filé Mignon Suíno Resfriado Seara Gourmet fica uma delícia apenas temperado com sal e pimenta, mas você pode dar o seu próprio toque de sabor. O ideal é preparar a carne em uma frigideira quente para selar a superfície e deixar o interior macio. Os medalhões também podem ser feitos no forno, envolvidos em fatias de bacon, para um toque ainda mais gourmet!