Por Minha Receita
Favorita nas famosas steakhouses, a costela suína é um daqueles pratos que são quase uma unanimidade. É praticamente impossível encontrar quem resista a um clássico assado na perfeição, com uma carne macia e suculenta que solta facilmente do osso e desmancha na boca. Para ficar ainda mais irresistível, a receita de costelinha suína é regada com molho barbecue e servida ao lado de acompanhamentos saborosos, como batatas rústicas e milho grelhado. Deu água na boca? Não passe vontade: com um bom mix de temperos e alguns truques, você pode aprender como fazer uma costela de steakhouse em casa em apenas 5 passos. Veja as nossas dicas a seguir!
Passo 1 – Escolha uma costelinha suína resfriada de qualidade e prepare a carne para receber os temperos
Antes de aprender como fazer costela suína digna de steakhouse, você precisa escolher uma carne resfriada de qualidade, selecionada, de preferência sem a membrana que cobre a peça para facilitar o seu trabalho na cozinha. No entanto, se a costelinha suína estiver com a membrana, basta deslizar uma faca cega sob essa película e puxar delicadamente. Depois dessa etapa, prepare a costela para receber os temperos secando toda a superfície com folhas de papel toalha.
Passo 2 – Uma costela de steakhouse de excelência tem um bom equilíbrio de temperos
O próximo passo é temperar a costelinha de porco com um mix de ervas e condimentos. Coloque a peça sobre uma assadeira e esfregue os temperos secos escolhidos por todos os cantinhos da costela, dos dois lados. Massageie a carne por cerca de 5 minutos para que ela fique bem macia e absorva melhor os temperos. Em seguida, deixe a costelinha suína descansando na geladeira de 1 a 2 horas antes de levá-la para assar. Veja abaixo uma sugestão de mistura de temperos para deixar a sua receita de costela com gostinho de steakhouse:
- ½ colher (chá) de coentro;
- 1 colher (chá) de alho em pó;
- 1 colher (chá) de cebola em pó;
- 2 colheres (chá) de pimenta-do-reino moída;
- 4 colheres (chá) de páprica;
- 1 colher de (chá) de pimenta vermelha moída;
- 4 colheres (chá) de sal;
- ½ colher (chá) de cúrcuma.
Passo 3 – Coloque a sua costela de porco para assar no forno por algumas horas até ficar macia
Já temperou a carne e deixou descansando na geladeira, então é hora de colocar a sua costelinha suína para assar! Primeiro, forre a peça com papel alumínio e coloque dentro de uma assadeira com laterais. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e cozinhe de 2 a 3 horas ou até atingir o ponto da costela perfeito, com a carne soltando facilmente do osso e derretendo na boca!
Passo 4 – Pincele o molho barbecue, o ingrediente essencial para deixar a sua costelinha suína com cara de costela de steakhouse
Uma costela de steakhouse não é a mesma sem um bom molho, né? Você pode glacear qualquer molho sobre a peça de costelinha suína, mas o tradicional molho barbecue é o condimento perfeito para deixar a carne úmida e extremamente saborosa. Depois de retirar as costelas do forno, pincele toda a superfície da peça com molho barbecue (veja a receita no fim da matéria), antes de terminar o preparo.
Passo 5 – Finalize a sua receita de costela assada na brasa ou no forno
Após cobrir a costelinha suína com molho barbecue, é preciso finalizar o preparo no fogo para que o molho caramelize e se espalhe de maneira uniforme. Aqui há duas opções: deixar a carne no forno por mais 25 minutos ou colocar a costela na brasa para que ela fique com as marquinhas de grelha, típicas das steakhouses. Nesse caso, deixe o fogo alto e grelhe a costelinha por 3 a 5 minutos de cada lado ou até caramelizar.
Receita de molho barbecue para deixar as suas “baby back ribs” deliciosas!
Para um molho barbecue caseiro, comece refogando 1 cebola pequena e 3 dentes de alho no azeite em uma panela em fogo médio até ficarem macios (cerca de 5 minutos). Na sequência, junte 1 xícaras de ketchup, 1 colher de sopa de melaço, 1 colher sopa de vinagre de maçã, 1 colher de sopa de mostarda amarela, 1 colher de molho inglês e depois tempere com cominho, páprica e pimenta a gosto. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe por 20 minutos.
Se quiser um toque defumado, adicione ¼ colher de chá de fumaça líquida. Depois de pronto, o molho barbecue pode ser refrigerado por até 2 semanas em um recipiente fechado. Aproveite para fazer uma quantidade maior e usar o molho em sobras de costelinha suína ou outros cortes de carne de porco.