Por Minha Receita
O churrasco é uma das paixões nacionais e, para muitos, acertar o ponto da carne é um verdadeiro desafio! Para um churrasqueiro amador, não tem nada mais frustrante do que esperar ansiosamente por aquele corte perfeito e acabar com uma carne passada demais. Felizmente, depois que você aprender essa dica infalível, nunca mais vai errar o ponto da carne!
Lembre-se dessa dica quando estiver fazendo o seu churrasco em casa!
Mas afinal, qual é o ponto certo da carne?
Cada pessoa tem uma preferência diferente: alguns gostam da carne mal passada, outros ao ponto, e há quem prefira bem passada. Saber como alcançar o ponto desejado é crucial para agradar todos os convidados e garantir um churrasco de sucesso!
Veja também: Quais são o 5 pontos da carne vermelha?
Para acertar o ponto da carne, faça o teste do toque
A dica que todo pai sabe é simples, mas extremamente eficaz: o teste do toque. Você vai usar a sensibilidade da mão para determinar o ponto da carne. Veja só como funciona:
- Ponto mal passado: primeiro, toque o polegar na ponta do dedo indicador. Você formará uma “almofadinha” com as mãos, que fica logo abaixo do polegar. A maciez da carne mal passada deve ser a mesma que essa “almofadinha”. Aperte a sua mão para saber a sensação que você deve procurar na carne!
- Ao ponto para mal: toque o polegar na ponta do dedo médio. A sensação da base do polegar será um pouco mais firme que a anterior, indicando que a carne está ao ponto para mal.
- Ao ponto: agora, toque o polegar na ponta do dedo anelar. A base do polegar estará mais firme, semelhante à textura da carne ao ponto.
- Bem passado: toque o polegar na ponta do dedo mindinho. A base do polegar será bastante firme, indicando que a carne está bem passada.
Acerte o ponto da carne de churrasco de uma vez por todas!
- Para grelhar a carne de churrasco sem perder a suculência, tempere o corte apenas com sal grosso e coloque na grelha em fogo médio-alto;
- Após alguns minutos, pressione levemente o centro da carne para fazer o teste toque. Compare a sensação com as diferentes texturas que você testou na sua mão;
- Ajuste o tempo: se a carne ainda estiver muito macia e você deseja um ponto mais passado, deixe-a na grelha por mais alguns minutos – dessa vez, um pouco mais afastada do calor direto do fogo – e teste novamente;
- Após retirar a carne da grelha, deixe-a descansar por alguns minutos antes de cortar. Isso ajuda a redistribuir os líquidos e garante uma carne mais suculenta.
Veja outras dicas para nunca mais errar o ponto da carne
- Escolha os melhores cortes bovinos: certifique-se de escolher cortes de boa qualidade e, se possível, carnes com um bom marmoreio, pois a gordura intramuscular contribui para a suculência e sabor. A linha Maturatta Friboi é referência nesse critério! Você pode fazer um excelente churrasco de picanha com a Picanha Maturatta.
- Tenha controle do fogo: para manter o fogo na temperatura certa, evite a chama alta direta na carne depois de muito tempo de preparo. Isso ajuda a não queimar por fora e deixar crua por dentro.
- Use um termômetro culinário: para mais precisão, você também pode usar um termômetro de carne. Aqui estão as temperaturas internas ideais: mal passada (52ºC a 55ºC), ao ponto para mal (56ºC a 57°C), ao ponto (58ºC a 62ºC), bem passada (acima de 68ºC).
Saiba mais: Como cortar picanha do jeito certo?
Experimente essa técnica no próximo churrasco e veja a diferença!