Por Minha Receita
Você sabe do que é feita a calabresa? Esse tipo de linguiça é muito popular no Brasil, devido ao seu sabor marcante e sua versatilidade na culinária. O embutido leva principalmente carne suína em sua composição, mas é misturado com temperos característicos, como a pimenta calabresa, para dar mais sabor às receitas com linguiça. Para saber o que tem dentro da calabresa e qual é a sua diferença em relação a outras linguiças, continue lendo!
Afinal, o que tem dentro da calabresa?
A calabresa é composta principalmente de cortes de carne suína, misturados com temperos e condimentos para dar sabor e preservá-la. Um bom exemplo é a Linguiça Tipo Calabresa Seara, feita com carnes nobres, defumada de forma tradicional e possui tempero marcante e saboroso. Ela já vem cozida e temperada, além de ser muito versátil, podendo ser assada, frita ou cozida.
Veja também: Como fritar linguiça: 7 dicas fáceis para preparar sem respingar
Que tipo de carne é feita a calabresa?
Os cortes mais utilizados para fazer a calabresa geralmente incluem partes mais gordurosas do porco, como o lombo ou a paleta, que são misturados com gordura suína para dar textura e sabor ao embutido. Essa combinação é essencial para garantir que a linguiça seja suculenta e tenha a mordida desejada após o cozimento. Em alguns casos, pode haver a adição de carne bovina, mas a suína é o tipo de carne predominante.
Quais são os temperos da calabresa?
Alguns tipos de calabresa podem incluir aromatizantes à base de vinho, ervas e especiarias para acentuar o sabor, mas a pimenta calabresa é o toque especial da Linguiça Calabresa Seara! Sal e conservantes também ajudam a preservar o embutido e dão a coloração avermelhada à linguiça.
Qual a diferença de linguiça e calabresa?
Os dois tipos são embutidos, mas a principal diferença entre a linguiça comum e a calabresa está nos ingredientes usados durante o preparo. A linguiça tradicional pode ser feita de carne bovina, suína ou uma mistura das duas, e pode variar muito em termos de temperos e condimentos. A calabresa, por outro lado, é geralmente feita de carne suína com temperos específicos como alho, pimenta e ervas.
Qual é a verdadeira linguiça calabresa?
A verdadeira calabresa é aquela linguiça que passa por um processo de defumação ou cura, que lhe confere seu sabor característico e coloração avermelhada, além de uma textura mais firme. Há um tipo específico, feito com pernil e paleta suína, que é da região de Calábria, na Itália, recebendo o nome de calabresa. As linguiças comuns que não são feitas na Calábria nem sempre são defumadas, por isso, não podem ser consideradas uma calabresa.
Confira também: Receitas rápidas com Linguiça Calabresa para fazer em casa
Como fritar linguiça calabresa?
Para fritar linguiça calabresa, algumas dicas ajudam a garantir que ela fique crocante por fora e suculenta por dentro:
- Utilize uma frigideira de fundo grosso e aqueça-a em fogo médio-alto;
- Adicione um pouco de óleo. Como as linguiças defumadas demoram para liberar a própria gordura, o óleo vai ajudar a manter a dourar por igual, mantendo a suculência;
- Se preferir, corte a calabresa em rodelas ou longitudinalmente para garantir que cozinhe por igual;
- Deixe a linguiça fritar até dourar de um lado, depois vire para dourar do outro lado;
- Assim que estiver bem dourada e crocante, retire da frigideira e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura.
Como fazer linguiça calabresa acebolada?
A Calabresa Acebolada é uma receita simples, mas deliciosa, perfeita como aperitivo ou acompanhamento. Para preparar, você só vai precisar de duas Linguiça Calabresa Seara, azeite e alguns ingredientes extras, como cebolas, pimentão vermelho, pimenta calabresa, molho inglês, coentro e um pouco de manteiga. Confira!
Veja mais: Linguiça calabresa: 5 lanches e aperitivos para fazer com o ingrediente