Por Minha Receita
A linguiça é um ingrediente presente no churrasco, lanches e pratos de almoço e jantar. Existem vários tipos de linguiça e saber a diferença entre elas é ideal para a hora de preparar os pratos saborosos. Afinal de contas existem receitas com linguiça toscana, defumada, frescal e por aí vai… Cada tipo de linguiça pode ser preparada de uma forma diferente e algumas podem ser mais indicadas para certas receitas.
Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre as características e diferenças entre a linguiça toscana, defumada e frescal. Dá só uma olhada abaixo!
Linguiça toscana: a mais utilizada nos churrascos
Quando pensamos em um churrasco de domingo, é comum colocar a linguiça toscana na lista de compras. Esse tipo de linguiça é preparada apenas com carne de porco, temperos e gordura. A cor dela varia entre um tom rosado e avermelhado. A Linguiça Toscana Seara possui tempero no ponto e é produzida com os melhores cortes de carne suína.
Além de ser a preferida de muita gente no churrasco, a linguiça toscana também pode compor diversos pratos de almoço e jantar. A receita de linguiça no forno com arroz maluco gratinado e a de penne com ragu de linguiça são alguns exemplos que deixam qualquer um com água na boca. A Linguiça Toscana Seara também é o ingrediente perfeito para ser protagonista de entradas, aperitivos e receitas de lanche da tarde, como o sanduíche de linguiça com vinagrete.
Linguiças defumadas: aquelas que passam por um processo de pré-cozimento
As linguiças defumadas são aquelas que passaram por um processo de pré-cocção. Por conta dessa característica, geralmente elas costumam ser mais secas e acabam ressecando ainda mais ao entrar em contato com a brasa. Portanto, a sugestão é utilizá-las em receitas de almoço e jantar, como a de arroz tropeiro, por exemplo. A Linguiça fininha defumada Seara também é um produto muito usado em receitas de caldos e sopas, como o Caldo Verde e o Caldinho de Feijão.
Linguiça frescal é um tipo de linguiça que precisa ficar refrigerada
Diferente da linguiça defumada, que pode durar mais tempo em temperatura ambiente, a linguiça frescal não passa por tratamento térmico ou de defumação. Esse tipo de linguiça é interessante para fazer a famosa linguiça acebolada, receita típica para saborear em um happy hour em casa, ou em um jantar especial na sexta-feira à noite.
Diferente da linguiça toscana, as frescais não precisam necessariamente ser produzidas com carne suína. A Linguiça de Frango Seara e a Linguiça de Pernil Seara são alguns exemplos de linguiças frescais. Você pode utilizá-las em diversas receitas com linguiça saborosas. Os Espetos de Linguiça de Frango com Legumes e a Quiche de Linguiça de Pernil com Damasco, são exemplos de algumas receitas que fogem da mesmice na cozinha com linguiças frescais. Sendo defumada, toscana ou frescal, as linguiças são um alimento versátil que combina com pratos para diversas ocasiões. Teste em casa!