Por Minha Receita
Margarina temperada, margarina com sal, sem sal… São diferentes texturas e usos, mas um fato é certo: a margarina é um ingrediente fundamental em muitos preparos, garantindo a cremosidade e brilho ideal em receitas de doces e salgados, como o brigadeiro cremoso, a massa folhada e a massa podre, além de ser usada para untar o tabuleiro e desenformar o bolo perfeitamente.
Mas você sabia que, além de pensar na escolha do sabor da margarina, também é muito importante considerar a temperatura do ingrediente? É que esse simples detalhe pode fazer toda a diferença na textura dos pratos que serão preparados. Confira as recomendações para cada caso:
Margarina derretida é a mais indicada para o preparo de biscoitos
Se a ideia é usar a margarina para preparar biscoitos amanteigados ou cookies com gotas de chocolate em geral, a dica é derreter o ingrediente para que eles fiquem com a consistência mais densa pedida pela receita. Para conseguir essa temperatura, basta derreter a margarina Doriana Cremosa sem Sal em uma panela ou microondas e deixar esfriar por alguns minutos antes de seguir o preparo.
Para saber que está no ponto certo, é só observar se a margarina está com uma textura mais líquida e um pouco mais quente que o normal.
Receitas de tortas e massas pedem margarina resfriada
Para preparar massa podre para torta e massa de empada, a margarina resfriada é a opção indicada. Por mais que ela vá derreter ao longo do preparo, é ideal que esteja com uma temperatura diferente dos demais ingredientes para que ajude a criar as camadas distintas e necessárias para o preparo da torta.
É simples refrigerar a margarina: basta cortar alguns pedaços e congelar por, mais ou menos, 15 minutos. Para saber se funcionou, é importante que ela fique bem firme, fria ao toque e não esteja flexível quando pressionada por um dedo.
Margarina amolecida é opção para receita de bolos e massa podre
A margarina amolecida é a mais usada nas receitas em geral, mas ela é especialmente recomendada para bolos e massa podre por entregar a consistência necessária: nem firme demais para ser batida e nem mole demais para dificultar o processo.
Para garantir que sua margarina esteja no ponto exato, nossa dica é deixá-la em temperatura ambiente uns 30 minutos antes de começar a receita.
Margarina Doriana: opções para doces e salgados com cremosidade na medida certa
A margarina Doriana é a escolha certa para quem quer garantir uma receita rica em vitaminas e com a cremosidade que faz toda a diferença no resultado final! E o melhor de tudo é que ela tem opções tanto para o preparo de doces quanto para salgados.
A margarina sem sal combina com o preparo de doces e sobremesas por entregar um sabor mais suave. Já a margarina Doriana com sal, como o nome já indica, é a opção para salgados no geral – como farofas, massa de pão caseiro, massa folhada, massa de empadão, farofas e outros. Uma vantagem de escolher essa versão do produto é o fato dela entregar a quantidade de sal necessária para a receita sem que seja necessário aumentar a quantidade do ingrediente durante o preparo.