Por Minha Receita
A picanha suína é um corte de carne muito popular no Brasil, principalmente quando o assunto é preparar um churrasco caprichado. No dia a dia, uma alternativa é fazer a picanha suína no forno. O preparo é simples e pode garantir um almoço muito saboroso para toda a família.
Para deixar a picanha suína no forno suculenta, tenha atenção com o ponto e não deixe a carne ressecar. A seguir, confira as melhores dicas para fazer essa receita sem complicações!
Dica 1) Qual picanha suína escolher para o preparo no forno?
Uma carne temperada, como a Picanha Suína com Temperos Naturais, pode facilitar o preparo do almoço ou jantar. Essa é uma carne muito suculenta, além de ser temperada com especiarias naturais, pronta para assar! Com o saco Assa Fácil, você prepara a picanha no forno de forma prática sem fazer sujeira ou bagunça na cozinha.
Se preferir temperar a carne suína à sua maneira, vale a pena investir na Picanha Suína sem Tempero, que é uma carne nobre, macia e suculenta. Ela já vem no tamanho ideal para o preparo no dia a dia no forno, na grelha ou na churrasqueira.
Dica 2) Saiba quais são os melhores temperos para a picanha suína no forno
Existem diversas opções para realçar o sabor da picanha suína no forno. Veja:
- Temperos secos: páprica, cominho, alecrim, tomilho e orégano é uma boa escolha de mix para temperar a picanha suína antes de assar.
- Marinada: você também pode preparar uma marinada para carne de porco com suco de laranja, vinho branco, alecrim, alho e sal. Basta juntar a mistura de líquidos e temperos em uma tigela e colocar a carne de molho por pelo menos 1h.
- Sal grosso: sal grosso é um tempero muito utilizado para realçar o sabor da carne, especialmente na culinária brasileira. Ao temperar a picanha suína no forno com sal grosso, é possível obter uma carne suculenta e saborosa, com um toque de crocância na crosta formada pelo sal. É importante não exagerar na quantidade de sal, para evitar que a carne fique muito salgada. Aqui você pode apostar no sal grosso clássico, ou então apostar em opções sofisticadas com sais temperados, ou então no sal de parrilla para realçar um sabor ainda mais intenso na carne.
Dica 3) Como selar a gordura da picanha suína antes de assar no forno
Antes de assar uma peça inteira de picanha suína no forno, sele a gordura da carne para que fique crocante e dourada. Para isso, basta fazer riscos superficiais na gordura de forma quadriculada para que ela escorra para dentro da proteína e deixe-a mais suculenta. Depois aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, adicione a picanha com o lado da gordura para baixo e deixe dourar por alguns minutos. Após é só virar a carne e deixar dourar do outro lado. Esse processo ajuda a manter a suculência sem perder a água durante o cozimento.
Dica 4) Use papel laminado ou saco assa fácil para fazer a picanha suína no forno
Para assar a picanha suína no forno, é recomendado utilizar papel laminado ou saco próprio para assar, o que ajuda a manter a umidade da carne e a evitar queimaduras. Basta colocar no papel com a parte que reflete para a carne, ou colocá-la no saco assa fácil, fechar bem e levar ao forno preaquecido a 180°C.
Dica 5) Adicione legumes para assar junto com a picanha no forno
Uma dica para deixar a picanha suína no forno ainda mais saborosa é adicionar legumes para assar junto com a carne. Batatas, cenouras, cebolas e tomates são opções que combinam bem com a carne de porco e podem ser cortados em pedaços médios e adicionados no papel ou saco para assar junto com a picanha.
Dica 6) Quanto tempo para assar uma picanha no forno?
Para atingir o grau de cozimento desejado, geralmente deve-se assar a carne de 40 minutos e 1 hora no forno. Caso tenha um termômetro culinário, o ponto pode ser ainda mais preciso. Basta checar se a temperatura interna da picanha está em 63°C, que neste momento ela estará no ponto certo para servir.