Por Minha Receita
Você é um daqueles amantes incompreendidos de picles? Que sempre pega o petisco mesmo quando a maioria retira a fatia? Não se deixe levar pela pressão dos outros, você está saboreando um alimento rico em antioxidantes, fonte de vitaminas, minerais e probióticos, auxiliando não somente na digestão, mas saúde intestinal também.
Quer saber mais sobre esse ingrediente tão delicioso e benéfico para a saúde e ainda conferir dicas de receitas para inseri-lo? Continue a leitura!
Picles não é só pepino: o que é picles?
Você sabia que picles em conserva não é apenas pepino? Picles em conserva são vegetais preservados em uma solução de vinagre, água, sal e, em alguns casos, açúcar e especiarias. Esse processo de conservação é o chamado de “picles” e permite que diversos vegetais durem mais tempo, mantendo seu sabor e textura. Os mais comuns são de pepino, cenoura, cebola, azeitona e couve-flor.
Como fazer picles em conserva em casa?
Fazer picles em casa é um processo bem simples e ainda mais saudável de consumir esse alimento. Para fazer a conserva, você precisará de vinagre branco ou de maçã, sal, dentes de alho amassados, sementes de mostarda, pimenta-do-reino em grãos, flocos de pimenta vermelha e, claro, o vegetal de sua preferência.
Durante o processo de conservação, os vegetais são imersos na solução de vinagre e deixados para fermentar por um período que pode variar de alguns dias a várias semanas. O vinagre e o sal ajudam a criar uma atmosfera ácida que inibe o crescimento de bactérias indesejáveis, permitindo que os picles permaneçam seguros para consumo por um longo tempo.
O picles deve ser deixado em conserva por pelo menos 24 horas antes de ser consumido, mas o ideal é esperar uma semana para absorver bem os sabores.
5 deliciosas receitas para inserir o picles de pepino
O picles de pepino é um acompanhamento versátil que pode complementar uma ampla variedade de pratos, isso por dar um sabor ainda mais especial à combinação ou aumentar sua crocância. Aqui estão alguns exemplos comuns:
1. Picles em conserva na salada
Uma boa pedida para consumir o picles é adicioná-lo na salada, incrementando o prato com sabores mais intensos e uma textura crocante.Picles de pepino, cenoura ou beterraba podem transformar uma simples salada verde com seu sabor ácido e ligeiramente adocicado que equilibra perfeitamente com os ingredientes frescos e suaves da entrada, como alface, tomate e pepino.
Além disso, a conserva adiciona um toque a mais de cor, tornando-a mais atraente visualmente. Se você gosta de opções saudáveis, confira nossa receita de salada refrescante de ervilhas e hortelã.
2. Picles em conserva nas tábuas de frios
Picles em conserva é uma adição perfeita para tábuas de frios! Ele traz um equilíbrio natural e saudável entre carnes e queijos, que são mais gordurosos, com seu ácido. Quando incluído em tábuas de frios, picles de pepinos, cebolas, cenouras ou couve-flor adicionam não só sabor, mas também uma paleta de cores vibrantes que tornam a apresentação mais cativante, apelando para o lado visual do estímulo para comer.
Artesanais ou caseiros, com suas variações de temperos e especiarias, os picles introduzem elementos únicos e personalizados, elevando ainda mais a sofisticação da tábua. Incorporar picles com frios é uma maneira simples e eficaz de diversificar sabores e texturas, proporcionando uma experiência gastronômica ainda mais completa.
Sirva com patês, molhos e condimentos. Se tiver alguma dúvida, dê uma olhada no nosso post sobre como fazer tábua de frios com aperitivos variados.
3. Picles em conserva no tradicional hambúrguer
Quando se pensa em picles, você provavelmente já associa diretamente ao tradicional lanche com hambúrguer. O picles em conserva é indispensável em sanduíches com carnes como o hambúrguer, pois adiciona sabor e, como já falado, a uma textura crocante marcante da conserva que eleva o preparo a outro nível. A acidez dos picles corta a gordura da carne do hambúrguer e do queijo derretido, proporcionando um equilíbrio perfeito entre sabores intensos e refrescantes.
Uma estratégia saborosa na hora de montar seu lanche é utilizar os Hambúrgueres Seara Gourmet, que são 100% carne bovina selecionada e já contém um delicioso tempero à base de cebolinha e alecrim que complementa o sabor do picles.
Incluir a iguaria em conserva em lanches com hambúrguer é uma maneira simples de enriquecer a refeição e torná-la mais “profissional”, oferecendo um elemento presente nas receitas mais tradicionais do lanche, o que faz toda a diferença. Aliás, você não pode perder nosso artigo incrível com 6 dicas infalíveis para preparar o hambúrguer perfeito — no ponto certo e super suculento! É de dar água na boca!
4. Picles em conserva em sanduíches naturais
Outra opção deliciosa para incluir picles é em sanduíches naturais. Sanduíches naturais são uma opção leve e saudável que combina praticidade e sabor de forma equilibrada. Feitos com ingredientes saudáveis e nutritivos, como alface, tomate, cenoura, frango, requeijão e pão integral, esses sanduíches são perfeitos para uma combinação com picles por serem geralmente sabores mais leves e suaves, enquanto o picles dá o azedinho especial.
Essa receita é uma refeição rápida e balanceada e pode ser consumida tanto em um período curto de almoço no trabalho, um lanche pós-exercício ou um piquenique.
5. Picles em conserva em caldos e sopas
Caldos e sopas para espantar o frio são oportunidades especiais para incluir picles de diferentes vegetais. Como pratos, são reconfortantes e nutritivos, independentemente do clima, uma refeição leve e saudável que vai bem em qualquer época do ano.
O processo de adicionar picles a sopas e caldos pode trazer um toque surpreendente e delicioso, além de um equilíbrio de sabores que enriquece muito mais o prato. A acidez dos picles pode intensificar o sabor da sopa, contrastando e complementando a suavidade dos legumes ou a profundidade dos caldos, teste e comprove!
Gostou deste conteúdo sobre combinações de picles em conserva com 5 ideias deliciosas para acompanhar esse aperitivo tão singular? Acesse outros conteúdos do Minha Receita: fondue de carne acompanhamentos: 8 ideias para complementar o petisco!