Por Minha Receita
A mortadela é um dos embutidos mais tradicionais da culinária italiana, apreciada em todo o mundo por seu sabor marcante e sua versatilidade. No Brasil, é comum encontrar duas variedades principais nas prateleiras: a mortadela defumada e a tradicional. Embora ambas sejam feitas a partir de carne suína, os frios têm diferenças de sabor que podem influenciar na escolha, dependendo da ocasião ou do paladar, como um pão com mortadela no café da tarde ou um prato diferente com mortadela defumada. Saiba mais a seguir!
Que tipo de carne é feito a mortadela?
A carne de porco é o principal ingrediente da mortadela defumada e tradicional. Enquanto a versão comum, vendida em qualquer supermercado, é considerada mais simples, a defumada passa por um processo de defumação natural que garante um produto cheio de sabor e com aroma marcante. A gordura suína também é um fator que influencia na textura da mortadela.
Qual a diferença entre mortadela defumada e comum?
A mortadela tradicional é um frio delicado, produzido a partir de ingredientes selecionados. Durante o processo de fabricação, o embutido adquire uma excelente textura e fatiabilidade, ideal para lanches e receitas com mortadela. A Mortadela Tradicional Marba tem todas essas características e é ótima para usar em omeletes recheados. Também fica deliciosa como recheio de coxinha e em um delicioso arroz de forno.
Já a mortadela defumada passa por um processo adicional de defumação bem característico. Na linha Marba Royal, cada fatia releva o equilíbrio perfeito entre textura macia, aroma marcante e um defumado irresistível. A defumação natural ajuda a realçar as notas aromáticas da Mortadela Royal Defumada Marba, perfeita para preparações que buscam um perfil de sabor mais forte, como croquetas recheadas e nhoques fritos com recheio de mortadela.
Veja mais: 16 receitas para inovar no clássico pão com mortadela
Mas afinal, qual é a melhor mortadela?
A escolha entre mortadela defumada e tradicional depende do gosto pessoal de cada um e da ocasião que você escolher. Portanto, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Se você quiser um frio suave e versátil, que possa ser utilizado em uma variedade de pratos, a Mortadela Tradicional Marba é a melhor opção. Com ela, você pode fazer tortas de liquidificador, sanduíches e coxinhas recheadas.
Por outro lado, quem procura um sabor mais marcante, que consiga acompanhar vinhos e cervejas de sabores intensos, a Mortadela Royal Defumada Marba pode ser a escolha ideal. O frio é perfeito para receitas quentes, como um cigarrette de mortadela e parmesão, massas e batatas recheadas com mortadela defumada e queijo.
O segredo é saber utilizá-las do jeito perfeito para realçar os sabores do prato!
Confira também: Mortadela frita: 5 dicas para fazer um aperitivo fácil e delicioso