Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença de pepperoni e salame?

Veja o que distingue esses dois frios saborosos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O pepperoni e o salame são frios que fazem muito sucesso no happy hour em casa. Apesar da semelhança na aparência, ambos têm minuciosidades no paladar que diferem um do outro. O pepperoni é uma variedade picante, produzida a partir do salame seco. Já o salame tem diferentes tipos de maturações e variações, como o hamburguês, o milano e o salaminho. O mais conhecido é o salame italiano, que é feito com cortes nobres de carne suína e costuma estar presente na tábua de frios com frutas. A seguir, você vai entender melhor o que é pepperoni, do que é feito o salame e quais são as principais diferenças entre eles. Confira!

Afinal, o que é pepperoni?

O nome “pepperoni” vem da palavra italiana peperone, que significa “pimentão”. O frio é temperado com páprica picante, que é obtida a partir da desidratação do pimentão vermelho, dando origem ao seu nome. A páprica deixa esse tipo de salame apimentado, transformando-o em um dos principais ingredientes entre os sabores de pizza.

Além de ser apimentado, o pepperoni é feito de que? 

O pepperoni é feito a partir do salame seco e, por isso, tem uma mistura de carne de porco e carne bovina nos seus ingredientes, às vezes toucinho. O frio para montar uma mesa de petiscos recheada e servir em festas pequenas. Também harmoniza muito bem com cervejas e drinks e pode compor muitas receitas de espetinhos. 

Você sabe de que é feito o salame? Entenda mais sobre esse frio

O salame é um frio derivado de carnes suínas, bovinas e temperos. A origem do seu nome vem do verbo italiano salare, que significa “salgar”. Essa é uma característica fundamental durante todo o preparo do salame italiano, hamburguês e milano. A cura do salame faz com que a carne perca água e fique salgada, deixando um sabor intenso. 

Quais são os principais tipos de salame? 

Diferente do pepperoni, o Salame tipo Italiano Seara Gourmet é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e temperos naturais selecionados. Sua maturação é lenta, dura aproximadamente 45 dias e tem um sabor bem forte.

Outro tipo comum nos supermercados é o Salame Hamburguês Seara Gourmet, que conta com a adição de pimenta preta na sua receita. Seu processo de maturação dura um pouco mais que o salame italiano, cerca de 60 dias. Já o Salame com Borda de Pimenta Seara Gourmet é maturado com vinho e tem borda de pimenta.

Pizza de pepperoni tem fermentação natural e sabor picante

O Pepperoni fatiado Seara Gourmet se destaca por ser um frio lentamente maturado e apimentado, elaborado de forma artesanal. Esse é um dos tipos de salame gourmet mais gostosos para incluir em pizzas, por isso faz parte da Pizza de Pepperoni Seara Gourmet.

A receita é elaborada artesanalmente com molho e farinha importados da Itália, de massa fina e leve. A pizza de pepperoni é picante e é ideal para servir a família inteira, pois tem uma massa de fermentação natural que é assada no forno a lenha para proporcionar mais crocância nas bordas.

Pepperoni ou salame: qual é o tipo mais gostoso e versátil para incluir nas suas receitas?

O salame possui grande destaque na tábua de frios chique, mas pode estar presente também em lanches, aperitivos, pães recheados e patês. Já o pepperoni, por ter um sabor específico, é gostoso para comer sozinho ou servir em receitas de massas e risotos, que destacam apenas o sabor do frio. 

Você pode mesclar os dois, preparando uma Pizza Pepperoni com Salame Hamburguês e fazer novas combinações, como o Rocambole Salgado com Mix de Salames hamburguês, italiano e com borda de pimenta.

Confira as principais receitas abaixo:

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Gourmet Lanches

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.