Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Receitas de risoto e vinhos: como combinar

Veja como fazer a harmonização com receitas de risoto

Por Minha Receita

4.3/5 - (3 votos)

Combinar receitas de risoto e vinhos é mais fácil do que você imagina. Quer ver? Para fazer boas harmonizações, basta seguir essa regrinha: risotos leves, como a receita de risoto de camarão e a receita de risoto de frango, combinam com vinhos brancos e rosés. Já risotos de frios, carnes e linguiças, harmonizam bem com vinhos tintos leves e frutados. Apesar disso, os brancos e os rosés conseguem acompanhar a maioria dos risotos, realçando os sabores do prato e da bebida. 

Para preparar um jantar romântico com os vinhos que você mais gosta, veja as dicas abaixo!

1) Como combinar receitas de risotos e vinhos? 

  • Harmonize os sabores: Procure combinar os sabores do risoto com os do vinho. Se o risoto tiver ingredientes ácidos, como limão ou tomate, um vinho branco com acidez equilibrada pode ser uma boa opção. Risotos com sabores terrosos, como cogumelos, combinam bem com vinhos tintos terrosos, como os da uva Pinot Noir.
  • Considere a intensidade do risoto: A intensidade do prato pode variar de acordo com os ingredientes utilizados. Risotos leves, como os de legumes ou uma receita de Risoto de Frango ao Limão, combinam bem com vinhos brancos, rosés e espumantes. Risotos mais intensos, como os de cogumelos ou o risoto de linguiça, geralmente pedem vinhos tintos mais encorpados.
  • Leve em conta a textura: A textura do risoto tem bastante influência na escolha do vinho. Risotos cremosos e ricos em gordura podem ser equilibrados com vinhos brancos com um pouco mais de corpo ou tintos com taninos suaves.
  • Experimente contrastes: Às vezes, contrastar os sabores pode ser interessante. Um risoto de frutos do mar mais delicado pode ser acompanhado por vinho branco leve e vinho rosé seco. Já as receitas de risoto feitas com frios ou embutidos combinam com vinhos de taninos firmes e equilibrados pela acidez, como o vinho Merlot.

Veja também: Risoto: o guia com as melhores dicas para fazer o prato!

2) Receitas de risoto de bacon harmonizam com Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah

Os risotos com carne, como receita de Risoto de Bacon, aceitam vinhos tintos de corpo médio, como um Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Essas opções adicionam complexidade ao prato e podem complementar o sabor do Bacon em Cubos Seara Gourmet, que é cozido e defumado por 4 horas.

Vinho tinto: Um Syrah ou Shiraz de corpo médio, que combina bem com o sabor defumado do bacon.

Vinho branco: Um Chardonnay seco, que traz acidez e sabores aromáticos para contrastar com o bacon.

3) Harmonize uma receita de risoto com presunto cru servindo vinhos tintos leves ou brancos encorpados

Para risotos com os sabores terrosos e intensos de cogumelos, como o Risoto de Shimeji com Presunto Cru, você pode optar por vinhos tintos leves, como um Pinot Noir, ou vinhos brancos encorpados, como Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio. Eles complementam os sabores da receita de risoto sem dominá-los por completo.

Vinho tinto: Um Pinot Noir leve e frutado ou um Chianti clássico, que possui acidez suficiente para equilibrar a gordura do Presunto cru italiano Seara Gourmet.

Vinho branco: Um Chardonnay com notas de carvalho ou um Sauvignon Blanc mais encorpado.

4) Receitas de risoto caprese com salame combinam com vinhos marcantes, como Sangiovese ou Moscato

A receita de Risoto Caprese com Salame tem como particularidade o sabor intenso do Salame hamburguês Seara Gourmet, que é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína. O preparo também conta com o frescor da mozzarella de búfala e, para trazer um bom equilíbrio, você pode apostar em vinhos marcantes, como as sugestões abaixo:

Vinho tinto: Um Sangiovese ou um Barbera, que têm boa acidez para equilibrar o sabor do tomate e realçar a frescura da mozzarella.

Vinho branco: Um Moscato ou um Sauvignon Blanc, que trazem notas cítricas e florais para combinar com o salame.

5) Receitas de risoto de alho-poró aceitam vinhos suaves, como o Merlot

Para pratos mais leves, feitos com alho-poró, vinhos tintos suaves, como o Merlot ou o vinho branco Viognier, são as melhores escolhas. Eles têm frescor e leves aromas frutados que complementam a receita de Risoto de Alho-Poró com Copa Seara Gourmet. Confira abaixo:

Vinho tinto: Um Merlot macio vai harmonizar bem com o alho-poró e a copa fatiada.

Vinho branco: Um Viognier com notas de frutas brancas e boa acidez é perfeito para a ocasião.

6) Sirva as receitas de risoto ao limão com presunto parma e vinhos brancos leves

O Presunto de Parma Seara Gourmet é um frio levemente salgado, que tem um sabor suave, porém marcante. Essas características estão presentes na receita de Risoto al Limone e Presunto de Parma, que harmoniza bem com vinhos brancos leves, acompanhando o sabor do frio.

Vinho branco: Um Sauvignon Blanc cítrico e vibrante ou um Chardonnay leve e com boa acidez é uma ótima pedida para esse prato.

E aí, já sabe como combinar receitas de risoto e vinhos? Se algum vinho que você gosta não estiver na lista, sinta-se à vontade para testar novas combinações!

Os comentários estão desativados.

4.3/5 - (3 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Frios e Embutidos Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

pessoa flambando carne com a panela
17.Oct

Dicas de Cozinha

Como flambar carne para uma receita profissional?

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.