Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Saiba quais são os principais tipos de camarão

Confira os principais tipos desse pescado

Por Minha Receita

5/5 - (3 votos)

Sabia que existem mais de 2 mil espécies de camarão que habitam oceano, rios e lagos? Com uma variedade impressionante de tipos de camarão, cada um tem suas próprias características e sabores, mas é importante conhecer as diferenças entre eles para escolher o mais adequado para cada receita. 

O camarão é um dos frutos do mar mais versáteis e populares em diferentes culinárias ao redor do mundo e, por isso, é usado em entradas e aperitivos, como o Pastel de Camarão e o camarão frito na manteiga, pratos populares com o fruto do mar, como o risoto de camarão simples, além de outras receitas com camarão surpreendentes.

A seguir, confira os principais tipos desse pecado e veja como preparar cada um deles! 

Tipos de camarão: conheça as variações para criar pratos especiais

  • Camarão de Sete barbas: é pequeno, tem sabor intenso e é muito utilizado em receitas com camarão, como escondidinho, Empanada Recheada de Camarão e tortas. Pelo seu tamanho, também está presente em pratos que têm o peixe como protagonista ou junto com outros frutos do mar, como a Caldeirada de Frutos do Mar.
  • Camarão Rosa: também conhecido como caboclo e vilafranca e pode chegar até 18 centímetros de comprimento. É um tipo de camarão bem carnudo, de sabor levemente adocicado e tem tudo para ser o destaque de um prato sofisticado. É encontrado nas águas do Golfo do México e ao longo da costa leste dos Estados Unidos, sendo uma escolha popular em pratos como paella, risotos e ensopados.
  • Camarão Cinza: também conhecido como camarão-cinza, é um pouco menor do que a variante Rosa e quando cru tem a cor cinza, mas assim que é cozido sua aparência fica rosada. Tem um sabor mais leve e é um dos tipos de camarão mais versáteis na cozinha, ótimo para fazer um Arroz Cremoso de Camarão ou uma Salada de Camarão Empanado com Figo. Também é muito utilizado em molhos para massas, como o camarão ao alho e óleo.
  • Camarão VG ou VM: essas siglas significam que esses tipos de camarão são de tamanhos com variações grandes ou médias. No caso do VG, cerca de 10 unidades de camarão pesam um quilo. Já para o VM, um quilo equivale a cerca de 35 camarões.
  • Camarão Branco do Pacífico: é uma das espécies mais comercializadas no mundo. Possui uma carne suculenta e um sabor delicado. É encontrado principalmente em águas do Pacífico, incluindo a costa oeste dos Estados Unidos, América Central e Equador. Ideal para grelhar, fritar, refogar ou adicionar a pratos de massas e saladas.
  • Camarão Tigre: conhecido por sua carne firme e doce, esse é um dos maiores tipos de camarão comercializados. Originário das águas tropicais do Oceano Índico e do Sudeste Asiático, é apreciado em diversas culinárias, especialmente na asiática. Excelente para grelhar, assar na brasa ou preparar pratos com molhos condimentados.

Tipos de camarão: como usar em cada receita

Camarão grelhado: o camarão branco é uma excelente opção para grelhar, devido à sua carne macia e sabor suave. Tempere com sal, pimenta e suco de limão antes de grelhar em fogo alto por alguns minutos de cada lado, até que fique rosado e cozido por completo.

Camarão cozido: para pratos cozidos, como paella, risotos e strogonoff de camarão, o camarão rosa é uma escolha clássica. Adicione-o ao final do cozimento para que fique no ponto certo, suculento e cheio de sabor. Combine com arroz, legumes e temperos tradicionais da culinária espanhola ou italiana.

Camarão frito: tanto o camarão tigre quanto o camarão cinza são ótimas opções para fritar. Para fazer um camarão frito igual ao de praia, passe os camarões em uma mistura de farinha de trigo, sal e pimenta antes de fritar em óleo quente até que fiquem crocantes e dourados. Sirva com molho tártaro ou molho de pimenta para um petisco irresistível!

Camarão cru: para pratos de sushi e sashimi, o mais importante é apostar em um camarão fresco de procedência confiável. Corte em fatias finas e sirva com molho de soja, wasabi e gengibre em conserva ou monte peças com arroz, como o niguiri de camarão.

Veja também: 7 receitas deliciosas para usar camarão empanado

Camarão Descascado Seara é delicioso e oferece mais praticidade

Pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas, os Camarões Descascados Seara são ótimos para ter mais praticidade no dia a dia. Além de serem versáteis, eles possuem cinco versões diferentes:

  • O Camarão Descascado 30/45 Seara, que é um camarão de tamanho médio, totalmente limpo e pré-cozido, com ainda mais praticidade e para as receitas. Ele vem sem a casca, sem o rabo e eviscerado;
  • O Camarão Descascado 30/50 Seara, que vem com 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote, possui rabo, mas já vem sem as vísceras e sem a casca;
  • O Camarão Sem Cabeça 40/50 Seara, uma porção de 200g com aproximadamente 40 a 55 peças de tamanho pequeno para você preparar deliciosos pratos. Ele vem com casca e é ideal para fazer frito como as porções de camarão servidas na praia;
  • O Camarão Descascado 60/80 Seara, que contém de 60 a 80 camarões de tamanho médio por pacote. Todos já vêm sem casca e sem rabo, mas não é esviscerado. Ideal para risotos, massas, strogonoff e saladas;
  • O Camarão Descascado 80/100 Seara, que possui de 80 a 100 camarões de tamanho pequeno por pacote, sem casca, sem rabo, mas com vísceras. É ideal para fazer molho de camarão e usar como recheio de empada, tortas e pastel.

Camarão empanado Seara também é uma delícia!

Outra opção interessante é Já o Camarão Empanado Seara é saboroso, prático e rápido de preparar, suculento por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Seja grelhado, cozido, frito ou cru, o camarão adiciona sabor e textura aos pratos com frutos do mar, tornando-se um ingrediente indispensável na cozinha. Aproveite!

Publicada em 19 de maio de 2021.

Atualizada em 03 de setembro de 2024.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (3 votos)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

Na imagem, há três taças de vidro contendo ceviche, dispostas sobre um prato azul. O ceviche é composto por cubos de peixe branco marinados, temperados com cebola roxa, pimenta vermelha e ervas verdes. Cada taça é decorada com uma fatia de pimenta vermelha e uma folha de coentro. Ao lado das taças, no prato azul, há três garfos pequenos. O fundo da imagem mostra uma superfície de madeira clara, com um canto de uma tábua de cortar madeira e alguns brotos de plantas à esquerda
16.Oct

Dicas de Cozinha

4 receitas de ceviche para reproduzir em casa 

A peça de frango empanada com cobertura crocante caramelizada está cortada ao meio, com cebolinha picada por cima e servida em um prato branco.
16.Oct

Aves

Jantar rápido: receitas para fugir da vontade de pedir um delivery

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.