Por Minha Receita
O salmão ao molho de maracujá é uma das comidas de Páscoa que muitas pessoas escolhem como prato principal. Isso porque, além de saborosa, a receita é fácil de fazer e torna a data comemorativa ainda mais especial. O filé de salmão grelhado é uma das formas de preparar o peixe para atingir a suculência maravilhosa que o pescado oferece para os pratos. Outra coisa boa é que a receita fica pronta em menos de 45 minutos e promove um preparo delicioso para o feriado. As opções de acompanhamento para peixe são variadas e muito importantes para você incrementar o preparo com seus temperos favoritos.
Confira agora como fazer salmão ao molho de maracujá para um almoço em família completo e cheio de sabores!
Salmão ao molho de maracujá: veja lista de ingredientes
Separar os ingredientes antes de iniciar a receita é sinônimo de praticidade na cozinha, assim como investir no Filé de Salmão Pedaço Seara Pescados. O peixe é embalado fresco e já vai porcionado para refeições individuais, o que facilita o descongelamento da carne e o preparo para quem tem pouco tempo para cozinhar. O peixe também tem um enorme valor nutricional e garante destaque no almoço ou jantar em família para datas comemorativas e pratos do dia a dia também. Veja agora a lista completa de ingredientes:
- 500 g de Filé de Salmão Pedaço Seara Pescados;
- Suco de 1 limão;
- Sal e pimenta-do-reino branca a gosto;
- Polpa de 1 maracujá maduro;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- ¾ xícara de vinho branco.
Passo 1. Receita de salmão ao molho de maracujá começa com preparo dos filés de peixe
Na hora de temperar salmão, menos é mais. O Filé de Salmão Pedaço Seara Pescados apresenta um gosto bem acentuado e marcante e, por isso, não exige muitos condimentos para ficar suculento e saboroso. Nesse caso, você pode usar apenas suco de limão, sal e pimenta-do-reino branca a gosto para a marinada. Adicionar suco de ½ laranja à lista de ingredientes também é possível. Depois, coloque o peixe em um saco fechado com o molho e deixe descansar de 30 minutos a 2 horas na geladeira antes de grelhar.
Concluído o tempo de tempero para o peixe, aqueça um fio de azeite em uma frigideira e leve os filés de salmão para grelhar em fogo médio quando a panela estiver quente. Evite virar o peixe várias vezes, pois isso pode atrasar o cozimento do pescado e deixar a carne seca. Basta grelhar cada lado por cerca de 4 minutos para garantir o cozimento dos filés. Se precisar, cubra a frigideira com uma tampa para acelerar o processo. Enquanto o salmão está sendo preparado, você pode adiantar o preparo do molho para peixe.
Passo 2. Acerte o preparo da calda cítrica do salmão ao molho de maracujá
O molho de maracujá é tão importante quanto o salmão nessa receita de Páscoa e serve para temperar uma salada light de acompanhamento, inclusive. Então, comece cozinhando a manteiga e o açúcar em uma panela em fogo médio e mexa até que o açúcar derreta e forme uma calda. Em seguida, diminua o fogo e adicione o vinho branco (pode ser substituído pela mesma quantidade de suco de laranja) e a polpa do maracujá à mistura (com ou sem as sementes, conforme a sua preferência). Mexa bem e deixe ferver por cerca de 1 minuto e desligue.
Caso queira deixar o molho mais espesso, adicione 1 colher de sobremesa de farinha de trigo peneirada ao preparo quando ainda estiver na panela. Assim, a calda fica menos líquida e igualmente saborosa. Já para quem prefere um gosto mais adocicado para a receita, acrescentar 2 colheres de sopa de mel ou melado deixa o prato com um toque mais leve e agridoce. Por fim, espalhe o molho pelo filé de peixe grelhado e sirva o prato.
Passo 3. Para acompanhar o salmão ao molho de maracujá, prepare um arroz de brócolis e batatas sauté
A batatas sauté e o arroz de brócolis são excelentes acompanhamentos para salmão ao molho maracujá. Incluir a salada de rúcula nesta refeição também ajuda a enriquecer a receita com peixe e deixar o almoço de Páscoa ainda mais completo. Bom apetite!