Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Sobrou costelinha de porco ao molho barbecue? 6 ideias para reaproveitar a carne

Aproveite a costela barbecue para criar outras receitas deliciosas

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Comeu costelinha de porco com barbecue no fim de semana e sobrou? Sem problemas! Com as sobras de carne de porco é possível preparar uma infinidade de receitas criativas e deliciosas ao longo da semana – de arroz de costela a sanduíches, passando por bolinhos, sopas e o que mais a sua inspiração permitir.  Como a carne da costelinha de porco ao molho barbecue é macia e solta facilmente do osso, é muito fácil desfiar as sobras ou deixar a costela em lascas para compor novos pratos. A seguir, selecionamos 6 ideias incríveis de receitas com costelinha assada com barbecue para você dar o seu toque criativo e reaproveitar a carne que sobrou. Confira!

1. Sanduíche de costela: uma ideia prática para reaproveitar a carne da costelinha com barbecue

Montar um sanduíche é uma das melhores formas de aproveitar as sobras da costelinha de porco com barbecue, já que você tem a liberdade de combinar a carne desfiada com os ingredientes que desejar. Quer uma ideia de lanche rápido? Corte o pão de sua preferência ao meio (pode ser baguete, ciabatta e até um pão de hambúrguer tipo brioche) e passe manteiga de ervas dos dois lados. Em uma frigideira em fogo médio-alto, coloque as fatias de pão, com o lado da manteiga para baixo, e retire quando estiverem levemente tostadas. Adicione ao pão o queijo de sua preferência e algumas verduras junto com uma porção generosa de costelinha desfiada com molho barbecue. Feche o sanduíche com a outra metade do pão e bom apetite!

2. Sopa de costela com mandioca: sugestão saborosa para os dias mais frios

Quando o tempo está frio e bate aquela vontade de comer algo reconfortante, não há opção melhor que uma tigela de sopa acompanhada de pão fresco ou torradinhas. Você pode reaproveitar a carne desfiada da costelinha de porco e incorporá-la em uma sopa de mandioca. Para preparar é bem simples: cozinhe a mandioca na panela de pressão e bata no liquidificador com a água do cozimento até formar um creme. Em seguida, refogue a costelinha desfiada com azeite, cebola, alho e uma folha de louro, retire da panela e reserve. Adicione o creme de mandioca na mesma panela da costela, acerte o sal e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Sirva o creme com a costelinha de porco por cima e dê um toque final com croutons, cheiro-verde e um fio de azeite de oliva. 

3. Escondidinho de costela com molho barbecue: um prato rápido e fácil de agradar

Se você costuma preparar o escondidinho com purê e recheios mais tradicionais (frango, carne seca, legumes, bacalhau, etc.), experimente combinar esse clássico brasileiro com a carne da costelinha suína ao molho barbecue. Você pode seguir o passo a passo da nossa receita de escondidinho de costela ou criar a sua própria versão substituindo a batata inglesa por mandioquinha (batata-baroa) ou um mix com diferentes tipos de batata-doce, por exemplo. Já o recheio pode ganhar ainda mais cremosidade com um pouco de requeijão culinário. Fica uma delícia! 

4. Arroz de costela: uma ótima maneira de aproveitar a costela de porco assada

O arroz de costela é mais uma opção prática e saborosa para você reaproveitar a carne da costelinha de porco com barbecue. É uma ideia que funciona tanto para uma refeição do dia a dia como para aquelas ocasiões que pedem um arroz diferente para impressionar. Para preparar o arroz de costela não há muitos segredos – basta refogar o arroz com os temperos de sua preferência, adicionar a costelinha suína, cobrir tudo com água e deixar cozinhando em fogo baixo. Quando a água secar e o arroz estiver bem macio, desligue o fogo. Finalize com tomates-cerejas cortados e ervas frescas a gosto. 

5. Ragu de costela: um molho que combina com uma variedade de receitas

Uma das receitas mais populares da culinária italiana, o ragu é um molho à base de tomate e carne (moída ou picada) cozido em fogo baixo por um longo período. Além da carne bovina – que deriva o famoso ragu à bolonhesa –, é possível preparar receitas de ragu com linguiça, cordeiro, frango e cortes suínos, como a costela. No caso das sobras da costelinha suína, a carne já está cozida e, portanto, não é preciso deixar o molho cozinhando por muito tempo. Você só precisa escolher um molho de tomate de qualidade e adicionar aipo, cebola, cenoura, um pouco de vinho branco e ervas aromáticas como manjericão e louro. Sirva o ragu de costela suína sobre massas, polenta, batatas ou como recheio de tortas e sanduíches. 

6. Bolinho de costela: outra sugestão deliciosa de receita com costelinha ao molho barbecue 

Vai receber convidados em casa e está em busca de um petisco ligeiro e saboroso? Aproveite a carne da costelinha de porco ao molho barbecue para preparar um bolinho de costela irresistível. Depois de desfiar e refogar a carne na panela, adicione uma mistura de leite e farinha aos poucos e cozinhe até obter uma massa consistente, mas ainda úmida. Espere esfriar um pouco, forme os bolinhos, passe na farinha de rosca e leve-os para fritar em óleo bem quente. Sirva ao lado de uma porção de mostarda escura e um vidro de pimenta. Irresistível! 

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Seara Carne Suína Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Seara

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

sobrecoxa em um prato marrom com salsinha ao lado
17.Oct

Aves

Dá para fazer sobrecoxa de frango na airfryer? Saiba como!

Sanduíche natural de frango cortado ao meio, em cima de uma tábua de madeira retangular, sob uma mesa de mármore.
17.Oct

Aves

10 ideias de lanche da tarde salgado para experimentar!

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.