Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Tipos de presunto: de Parma, royal e outros. Entenda as diferenças e saiba como escolher

Dicas imperdíveis para escolher seu frio

Por Minha Receita

3.5/5 - (6 votos)

Você sabe quais são os principais tipos de presunto? Com diferenças no sabor, na origem e na fabricação, as variedades desse frio oferecem diversas possibilidades na cozinha. O presunto de Parma (ou presunto Parma), por exemplo, é uma variação italiana com sabor delicado que costuma ser usado em receitas com presunto mais sofisticadas, como risotos e massas requintadas. Já o presunto defumado, embora também possa fazer parte dessas receitas, é conhecido pelo seu sabor intenso, geralmente condimentado com temperos e especiarias.

Para esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a decidir quais tipos de presunto combinam melhor com a sua receita, separamos um guia rápido com os principais (presunto cozido, de Parma, da Espanha, artesanais e defumados), incluindo suas diferenças abaixo. Confira a matéria! 

Presunto cozido é saboroso e versátil, possui pouca gordura e não leva muito tempo de maturação

Protagonista de lanches com presunto e receitas rápidas para almoço e jantar, o presunto cozido é o tipo mais consumido no dia a dia e, por isso, está muito presente na mesa dos brasileiros. Feito a partir do pernil suíno, corte nobre da carne de porco, ele apresenta pouca gordura e não é maturado por muito tempo, sendo muitas vezes confundido com o apresuntado, que possui as mesmas características, mas pode ser produzido a partir de outros cortes de carne suína.

O Presunto Cozido Seara, por exemplo, possui menos sódio e gordura e é produzido com carnes selecionadas. Com ele, você pode preparar diversas receitas: desde o café da manhã, com essa deliciosa receita de Crepioca com Presunto, Muçarela de Búfala e Manjerona ou um Sanduíche de Patê de Presunto, até o jantar, que pode ficar incrivelmente gostoso com a receita de Batata Recheada com Bacon e Presunto ou a Lasanha de Berinjela com Presunto. Ele também está presente na combinação clássica de presunto e queijo, protagonizando receitas fáceis para o dia a dia.

Presunto de Parma é uma variação tipicamente italiana, com sabor mais delicado e aprimorado

Você já se perguntou o que é presunto de Parma? Caso a resposta seja sim, saiba que essa é uma variedade exclusivamente italiana e um dos tipos mais saborosos que existem. Ele possui o selo de Denominação de Origem Protegida e é produzido na região de Parma, na Itália, com os mesmos métodos artesanais de mais de 2 mil anos. Assim, esse tipo de presunto tem garantia de qualidade, por ter o certificado de origem da sua produção.

O Presunto de Parma fatiado Seara Gourmet, por exemplo, é regulamentado pelo Consorzio del Prosciutto di Parma. Seu segredo começa com uma seleção cuidadosa e precisa dos suínos, escolhendo animais de raça nobre e específica, nascidos e criados em fazendas regulamentadas localizadas no centro-norte da Itália. Nelas, os suínos são alimentados à base de grãos e cereais, o que acaba conferindo ao presunto de Parma um sabor muito mais delicado e aprimorado. Além disso, a maturação tem papel importante no sabor incomparável do Presunto de Parma fatiado Seara Gourmet: são pelo menos 14 meses com influência direta de temperaturas e umidades naturais da região de Parma. 

É por conta dessas características que o presunto de Parma se destaca facilmente em diversas receitas sofisticadas do nosso site, como a Salada Mix de Brotos com Presunto Parma, Melão e Pêra, ideal para uma entrada leve. Já receitas com presunto mais elaboradas, como a massa de Parma Crisp no Pappardelle com Couve de Bruxelas e Cogumelo Porcini na Manteiga de Sálvia são boas entradas para um almoço especial. E se você estiver procurando uma ideia de aperitivo fácil para receber os amigos em casa com boas bebidas, sugerimos a receita de Bruschetta de Presunto Parma com Mostarda Dijon e Figos. Dá para incluí-la em uma tábua de frios gourmet ou preparar outros lanches rápidos e fáceis, como pizzas e sanduíches artesanais.

Presunto jamón ou serrano: uma variação espanhola, de sabor intenso e marcante

Você já experimentou o presunto jamón? Também conhecido como presunto serrano ou espanhol, esse é um tipo famoso no mundo inteiro graças ao seu sabor bastante singular e característico, produzido a partir do porco branco. Por ser uma variação espanhola, há quem confunda o jamón serrano com o jamón ibérico, que é produzido a partir de uma raça de suíno doméstico, nativa do Mediterrâneo, também chamada de porco pata negra.

Seja qual for o tipo, o fato é que essa variação passa por um longo tempo de cura. Diferente do Presunto de Parma, no processo espanhol o jamón é mergulhado em conteinêres com sal marinho onde ficam por dias, dependendo do peso do pernil. O presunto Serrano Seara Gourmet, por exemplo, produzido na Espanha, é o primeiro Jamón Serrano no Brasil feito apenas de pernil e sal marinho. Com fatias finas, ele possui um sabor intenso e marcante, ideal para uma verdadeira experiência gourmet. Por isso, pode complementar uma tábua de frios, e fazer pratos bem elaborados, como um lanche gourmet especial.

Presunto Royal é produzido artesanalmente, com cozimento lento, sendo consumido diversas maneiras

Também produzido artesanalmente, o presunto royal é uma variação saborosa e super versátil. Ele pode se transformar em um delicioso aperitivo, sendo consumido in natura, com fatias finas de presunto royal, ou em receitas mais elaboradas, como Bruschettas de Alho com Presunto Royal e massas. Para aproveitar as características desse frio da melhor maneira, experimente o Presunto Royal Seara Gourmet. Ele é ainda mais saboroso por ser feito artesanalmente com pernil íntegro, além de possuir um cozimento lento de aproximadamente 12 horas e ser marinado no vinho branco, o que garante a integridade da carne e o sabor inconfundível.

Presunto defumado é produzido com mix de especiarias e possui sabor e aroma característicos

Feito, em sua maior parte, com pernil suíno, o presunto defumado é um tipo temperado com especiarias que passa por uma defumação natural, muitas vezes artesanais. É nessa fase que características como o sabor, o aroma e a textura são aprimorados. Por conta do seu processo de produção, ele se difere do presunto cozido por ter mais cor e durabilidade. Também pode protagonizar receitas de lanches, como sanduíches e crepiocas, e está muito presente no lanche da tarde, principalmente com receitas práticas.

Os comentários estão desativados.

3.5/5 - (6 votos)

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Gourmet Lanches Seara

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.