Para Almoço e Jantar
Bacalhoada
Rendimento
6 porções
Preparo
40 minutos
Ingredientes
- 1 embalagem de Posta de Bacalhau Seara (800g) ou Lombo de Bacalhau Seara (600g)
- 4 ovos
- 500g de batatas médias
- 2 cebolas grandes
- 4 tomates
- 1 pimentão verde pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas pequenas
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Salsa picada a gosto
Modo de preparo
Como fazer bacalhoada:
- Descongele a Posta de Bacalhau Seara Pescados ou o Lombo de Bacalhau Seara Pescados de acordo com as instruções da embalagem;
- Em uma panela, coloque os ovos e cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe para cozinhar por 6 minutos;
- Retire os ovos e coloque em uma tigela com água fria para parar o cozimento;
- Descasque os ovos debaixo de água corrente e corte ao meio. Reserve;
- Lave e descasque as batatas. Corte-as em quatro;
- Cozinhe na água com um pouco de sal até ficarem macias e firmes. Escorra e reserve;
- Lave e corte os tomates em rodelas grossas;
- Lave os pimentões. Retire as sementes e corte em rodelas grossas;
- Em um refratário grande, acomode os legumes e tempere com: um pouco de sal, pimenta e azeite;
- Por cima, disponha as postas ou o lombo, regue com mais azeite e leve ao forno preaquecido a 220 graus até os legumes ficarem assados e o bacalhau dourar levemente;
- Retire do forno. Junte os ovos e as azeitonas;
- Salpique a salsa e regue com mais azeite a gosto. Sirva em seguida.
Bacalhoada é um prato típico do almoço de Páscoa que tem um sabor delicioso
A receita de bacalhoada segue um tradicionalismo muito respeitado no almoço de Páscoa, justamente por ser um dos pratos favoritos entre as receitas com bacalhau. No Brasil, esse preparo tipicamente português é feito com batatas, ovos cozidos, tomates, pimentões, cebolas e azeitonas, além de uma generosa quantidade de azeite. A montagem pode ser rústica para trazer um ar diferente à mesa festiva!
Veja também: O que comer na Sexta-feira Santa? 15 receitas com bacalhau e outros frutos do mar para escolher
Bacalhoada de forno fica pronta em 40 minutos: simples, rápido e fácil
Para aprender como fazer bacalhoada no forno, basta colocar todos os ingredientes em uma assadeira e assar até dourar para caprichar na decoração. As azeitonas e os ovos podem entrar depois, mantendo o frescor dos alimentos no prato. No final, a adição de salsinha e azeite dá um sabor especial para a bacalhoada portuguesa, que fica ainda mais gostosa servida com um arroz branco bem temperado. O bacalhau fica pronto em menos de 1 hora e, por isso, é uma ótima opção para o almoço rápido de domingo.
Confira também: Receita de bacalhau para o almoço de domingo: 12 opções para servir
Na bacalhoada, receita tradicional é aquela que leva pedaços suculentos de lombo
Para manter o seu sabor original, a bacalhoada de forno deve ser feita com o Lombo de Bacalhau Seara Pescados. O ingrediente é legítimo de Portugal e traz a parte mais nobre do pescado, que já vem dessalgado, pronto para uso. O bacalhau é congelado e embalado em caixas de 600g, o que facilita o preparo. Seu valor nutricional também é elevado, pois carrega boas fontes de ômega 3 e vitaminas. Vale a pena experimentar!
Para fazer uma bacalhoada simples, fique atento à proporção de ingredientes
A bacalhoada simples é um preparo econômico que também pode ser feito com bacalhau comum. A receita costuma levar mais batatas que outros preparos e deve ser feita com mais tempo disponível, pois para dessalgar o bacalhau você vai precisar de algumas horas.
A proporção dos ingredientes é outro ponto importante! Para fazer um bacalhau ao forno com batatas, calcule entre 1,5 kg de bacalhau e 800 g de batatas descascadas, cortada em fatias entre 0,5 e 1 cm.
Como dessalgar bacalhau? Aprenda o passo a passo
Para dessalgar o bacalhau, lave várias vezes o peixe para tirar o excesso de sal. Depois, transfira para uma tigela com água bem gelada e deixe submerso na água com gelo por aproximadamente 4 horas, dentro da geladeira. Após esse tempo, descarte a água e repita esse mesmo passo mais 2 vezes.
Experimente um pedacinho do bacalhau para ver se ainda está salgado e troque a água mais uma vez, se ainda estiver. O lombo de bacalhau leva mais tempo para dessalgar! Já o bacalhau em lascas demora menos tempo, pois é cortado em pedaços menores.
Veja também: Bacalhau de Natal: 8 formas de preparar o prato para a ceia
Bacalhoada é o preparo ideal para o Natal e a Semana Santa
O almoço de Páscoa não é o único momento em que se faz bacalhoada. Para variar o cardápio da Semana Santa, vale até apostar em outras receitas incríveis, como a Salada de Bacalhau com Feijão Fradinho e o Bacalhau à Gomes Sá, que leva alho assado, cebolas fatiadas, louro e muitas azeitonas.
Você ainda pode fazer o bacalhau de Natal, se quiser usar o pescado na ceia de fim de ano. Nessa época, as receitas natalinas incluem petiscos, como o Bolinho de Bacalhau, e pratos principais, como a Torta de Bacalhau Cremosa. Seja qual for a escolha, certamente agradará a todos!
Veja também: O que fazer para ceia de Ano Novo? Confira ideias de pratos para saborear na mesa da virada
Receita publicada em 25 de agosto de 2021.
Receita atualizada em 20 de dezembro de 2023.
Receitas relacionadas
Peixes e Frutos do Mar
Confira outras receitas