Seara

Doriana Seara

Aves

Peru no Tucupi

Rendimento

4 porções

Preparo

3 horas

Ingredientes

  • 1 embalagem de Peru Temperado Seara
  • 1 cebola inteira sem casca
  • 2 colheres (sopa) de Margarina Doriana + o quanto baste para untar
  • 4 xícaras de tucupi
  • 1 ¼ xícara de caldo de peru
  • 1 maço de folhas de jambu

Para o caldo de Peru:

  • 1 carcaça de Peru
  • 1 cebola com casca em cubos
  • 1 cenoura picada
  • 1 alho poró picado
  • 1 talo de aipo
  • 2 ramos de tomilho
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta em grãos
  • 1,5 l de água

Modo de preparo

Como descongelar o peru:

  1. No refrigerador: retire o Peru Temperado Seara do freezer, acomode-o em uma assadeira ou travessa e, sem remover a embalagem, descongele na geladeira por 24 horas. Dica: O Peru Temperado Seara estará pronto para ir ao forno quando o saquinho com os miúdos for facilmente removido e não houver mais presença de gelo no interior da ave. 
  2. No micro-ondas: retire a embalagem do Peru Temperado Seara e coloque-o em um refratário próprio para micro-ondas. Leve-o ao micro-ondas em modo de descongelamento, seguindo as instruções do fabricante.

Como fazer o Peru Temperado Seara:

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC. Remova a embalagem e retire o saquinho de miúdos do interior do Peru Temperado Seara. Unte uma assadeira com margarina Doriana e disponha o Peru sobre ela. Recheie o Peru com a cebola inteira e sem casca para preservar a umidade da ave.
  2. Com um pedaço de barbante, amarre as pontas das coxas do Peru temperado, juntando-as para que não abram ao assar. Prenda as asas do lado do corpo da ave com palitos. Proteja as partes do Peru Temperado Seara que ficam mais expostas com papel-alumínio para evitar que fiquem muito escuras, como as pontas das asas e das coxas.
  3. Besunte todo o Peru com as 2 colheres de margarina Doriana, cubra com papel-alumínio e leve ao forno elétrico ou a gás por 2h30.
  4. Remova o papel alumínio e mantenha o Peru no forno até o termômetro pular e a superfície estiver dourado. Retire do forno, aguarde pelo menos 15 minutos para manter a suculência, destrinche o Peru e reserve a carcaça.

Como fazer o caldo de Peru:

  1. Preaqueça o forno a 250 ºC. Transfira a carcaça do Peru para uma assadeira e leve ao forno até começar a dourar. Junte a cebola, a cenoura, o alho poró e o aipo e volte para o forno até dourarem. Transfira todo o conteúdo da assadeira para uma panela grande. Junte os ramos de tomilho, as folhas de louro, a pimenta-do-reino e a água. A água deve cobrir todos os ingredientes; caso necessário, adicione um pouco mais. Tampe a panela e leve para ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe reduzir até 1/3 do volume de líquidos.
  2. Escorra o caldo em uma tigela com o auxílio de uma peneira fina. Pressione os legumes com as costas de uma colher para retirar o máximo de caldo. Reserve.

Finalização:

  1. Em uma panela, junte o caldo de Peru, o tucupi e em fogo médio leve para ferver. Diminua o fogo, adicione o Peru destrinchado, acerte o sal e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo para não agarrar. Desligue o fogo, junte as folhas de jambu e sirva quente acompanhado de farinha d’água.

 

O Círio de Nazaré é uma tradição do Pará que acontece há mais de 225 anos. Apesar de ser realizado em outros municípios paraenses e até em outros estados, nenhum Círio é tão grandioso como o de Belém. É a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores celebrações católicas do mundo. 

Almoço do Círio e Peru no Tucupi: prato típico do Pará é tradição

O almoço do Círio é um evento especial onde os devotos se reúnem em família para confraternizar, agradecer as bênçãos recebidas e saborear os pratos típicos do Pará. No centro da mesa, além da maniçoba, o Peru no Tucupi – uma variação do Pato no Tucupi – é outro prato que não pode faltar na festividade. 

Na nossa receita de Peru no Tucupi, a carne macia, saborosa e suculenta do Peru Temperado Seara ganha a companhia de dois elementos célebres da culinária paraense: o jambu, uma hortaliça, e o tucupi, um caldo extraído da mandioca. Sem dúvidas, uma combinação de sabores surpreendente para você celebrar o Círio de Nazaré em grande estilo!

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Seara Aves Doriana Para Almoço e Jantar

Receitas relacionadas

Seara

Confira outras receitas

A imagem mostra um risoto de camarão cremoso servido em um prato fundo de cor azul vibrante. O risoto é preparado com arroz de grãos curtos, envolto em um caldo cremoso e pedaços suculentos de camarões dourados. O prato é decorado com finas tiras de limão-siciliano e o camarão está no topo, conferindo um toque sofisticado ao visual. Ao fundo, sobre a mesa, há uma toalha clara de linho com um jogo americano em tons neutros, compondo uma atmosfera aconchegante e convidativa para a refeição.

Jantar a dois

Risoto de Camarão Cremoso

Receitas sofisticada e saborosa

2 porções • 1h30

Fricassé de frango servido em um travessa marinex transparente, em uma mesa de madeira corrida quadrada.

Aves

Fricassê de Frango Simples

Receita simples e deliciosa

4 porções • 40 minutos

A imagem mostra uma peixada servida em uma panela funda de cor vermelha. A peixada é composta por postas de peixe cozidas em um caldo cremoso, acompanhado por camarões, fatias de pimentão vermelho e amarelo, tomates e temperos verdes, como coentro e cebolinha, que decoram o prato. As postas de peixe têm uma aparência suculenta, com a pele ainda aderida, enquanto os camarões pequenos estão distribuídos ao longo do prato. O caldo parece ser à base de leite de coco, conferindo uma textura suave e apetitosa. Ao lado da panela, em uma travessa azul, há arroz branco como acompanhamento, sugerindo um prato típico e caseiro da culinária brasileira. A panela repousa sobre um suporte de palha trançada, dando um toque rústico à apresentação.

Para Almoço e Jantar

Peixada

Receita suculenta para o almoço

4 porções • 2 horas

Mais Receitas Seara

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.